Explicaê

01

Texto base: O componente curricular Empreendedorismo e Ética amplia o conceito de educação, estendendo-se por todo o Ensino Fundamental e Médio, permite a construção de uma noção precisa sobre o capital social, empresarial e humano, construindo com os alunos os instrumentos de modificação da realidade com uma roupagem ética. Garante-se assim uma educação diferenciada, capaz de intervir no espaço da escola e que se lança para, além desse espaço, alcançando o ambiente social. (Manual do Professor – Empreendedorismo e Ética – Pág. 5)


Enunciado:

1. Primeiro passo

1.1. Professor, pergunte aos alunos o que essa imagem representa.

1.2. Reflita com a turma sobre o lixo produzido pelas pessoas.

  img_Q107603_QC438107_0_original.png?1531

Disponível em: <http://2.bp.blogspot.com/-TKxxalt0FAY/T4C7M2UtsBI/AAAAAAAAAzw/lWPqoDuFkgc/s1600/lixo-urbano.jpg>. Acesso em: 27 abr. 2018.

2. Segundo passo

2.1. Professor, peça aos alunos que comparem a imagem a seguir com a imagem anterior.

      Depois, pergunte:

a) Quais são as diferenças e semelhanças entre as duas imagens?

b) Vocês gostariam de herdar essa montanha de lixo?

c) Como é o lixo que vocês produzem?

2.2. Peça aos alunos que, no quadro ao lado, respondam à pergunta e socializem suas respostas com os colegas.

 

  img_Q107603_QC438107_1_original.png?1531

E agora, o que eu faço com isso?

 

 

 

 

Disponível em: <http://www.vendermeucelular.com.br/wp-content/uploads/2014/08/consumo-sustentavel1.jpg>. Acesso em: 27 abr. 2018.  

  3. Terceiro passo  

3.1. Professor, explique aos alunos que: “A ideia de consumo sustentável é de pensar sobre os hábitos de consumo da população, despertando a consciência ecológica. Nesse sentido, o consumidor deve adquirir somente o que for necessário para suprir suas necessidades básicas de sobrevivência, evitando, portanto, a aquisição de produtos supérfluos e o desperdício, contribuindo dessa forma para a preservação ambiental.  

Disponível em: <https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/geografia/consumo-sustentavel.htm>. Acesso em: 27 abr. 2018. [Fragmento]  

3.2. Professor, proponha aos alunos uma campanha para doação de roupas, sapatos e brinquedos para as pessoas carentes. A doação pode ser para um asilo, creche...