O vídeo Kony 2012 tornou-se o maior sucesso da história virtual, independente da polêmica causada por ele. Em seis dias, atingiu a espantosa soma de 100 milhões de espectadores, aproximadamente. No primeiro dia na Internet, o vídeo foi visto por aproximadamente 100.000 visitantes.
(Adaptado de: PETRY, A. O Mocinho vai prender o bandido... e 100 milhões de jovens querem ver. Veja, ano 45, n.12, 2261.ed., 21 mar. 2012.)
A Internet revelou-se um poderoso instrumento para a ação política de ONGs e de movimentos sociais.
A respeito das formas de expressão de necessidades coletivas no mundo globalizado, assinale a alternativa correta.
Questões relacionadas
- Matemática | 1.8. Porcentagem e Juros
Devido as baixas vendas de bolas nos três primeiros meses de 2012 e 2013, a loja Bate Bola fez um estudo comparativo do período citado e elaborou o gráfico a seguir. Qual o percentual de aumento nas vendas de 2013 em relação a 2012? - Língua Inglesa | 1.4 Reading Strategies
A study carried out by Lauren Sherman of the University of California and her colleagues investigated how use of the “like” button in social media affects the brains of teenagers lying in body scanners.
Thirty-two teens who had Instagram accounts were asked to lie down in a functional magnetic resonance imaging (fMRI) scanner. This let Dr. Sherman monitor their brain activity while they were perusing both their own Instagram photos and photos that they were told had been added by other teenagers in the experiment. In reality, Dr. Sherman had collected all the other photos, which included neutral images of food and friends as well as many depicting risky behaviours like drinking, smoking and drug use, from other peoples’ Instagram accounts. The researchers told participants they were viewing photographs that 50 other teenagers had already seen and endorsed with a “like” in the laboratory.
The participants were more likely themselves to “like” photos already depicted as having been “liked” a lot than they were photos depicted with fewer previous “likes”. When she looked at the fMRI results, Dr. Sherman found that activity in the nucleus accumbens, a hub of reward circuitry in the brain, increased with the number of “likes” that a photo had.
The Economist, June 13, 2016. Adaptado.
(FUVEST 2017 1° FASE) Conforme o texto, a região do cérebro que se mostrou mais ativa, quando da análise dos resultados da ressonância, corresponde a um sistema de
- Literatura
(MACKENZIE)
TEXTO I
A partida de Belém, como Vossa Alteza sabe, foi segunda-feira, 9 de março. [...] E domingo, 22 do dito mês, às dez horas, pouco mais ou menos, houvemos vista das ilhas de Cabo Verde, ou melhor, da ilha de S. Nicolau [...]. E assim seguimos nosso caminho por este mar de longo, até que, terça-feira das Oitavas de Páscoa, que foram vinte e um dias de abril, estando da 8dita ilha obra de 660 léguas, segundo os pilotos diziam, 1topamos alguns sinais de terra, os quais eram muita quantidade de 5ervas compridas, a que os 4mareantes chamam 6botelho [...]. E quarta-feira seguinte, pela manhã, topamos aves a que chamam 7fura-buxos. Neste dia, a horas de véspera, 2houvemos vista de terra!
9Primeiramente dum grande monte, mui alto e redondo [...]; ao monte alto o capitão pôs o nome de 3O Monte Pascoal, e à terra, A Terra de Vera Cruz.
Carta de Pero Vaz de Caminha ao rei de Portugal
TEXTO II
A descoberta
Seguimos nosso caminho por este mar de longo
Até a oitava Páscoa
Topamos aves
E houvemos vista de terra
Oswald de Andrade, “Pero Vaz Caminha”
Assinale a alternativa CORRETA acerca do texto I.
- Arte - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Materiais necessários
- Plástico bolha. Um pedaço de 15 cm x 15 cm para cada dupla.
- Tintas confeccionadas pelas crianças ou cola colorida. Várias cores.
- Caneta hidrocor ponta grossa na cor preta. Uma para cada dupla.
- Papel com gramatura alta no tamanho A3.
- Pano para limpeza.
- Potes com água.
Procedimentos
1 º.Explique que hoje trabalharão com a mistura de cores para fazer uma pintura abstrata. As crianças já experimentaram durante o semestre, vários materiais e técnicas e agora é a hora de fazer um trabalho de verdadeiros pintores.
2 º.A atividade consiste em colocar nas bolinhas do plástico bolha, pingos de cola colorida e logo após, “carimbar” a folha com o plástico cheio de tinta, com cuidado para não borrar demais. Ir repetindo o procedimento até completar todo o fundo do papel. Poderão sobrepor as bolinhas de tinta fazendo as cores se misturarem, podem colocar o quadro em diagonal para formar novos desenhos ou usar outra maneira que quiserem.
3 º.Logo após, com a pintura bem seca, podem fazer interferências com a caneta hidrocor, unindo pontos ou pintando intervalos para conseguir mais formas interessantes.
4 º.Exponha o trabalho.
Disponíveis em: <http://www.1papacaio.com.br/modules.php?name=Sections_art&op=viewarticleart&artid=557>. Acesso em 12 dez. 2015.
- Matemática | 4.1 Sequência e Progressão Aritmética
O número mensal de passagens de uma determinada empresa aérea aumentou no ano passado nas seguintes condições: em janeiro foram vendidas 33 000 passagens; em fevereiro, 34 500; em março, 36 000. Esse padrão de crescimento se mantém para os meses subsequentes.
Quantas passagens foram vendidas por essa empresa em julho do ano passado?