Explicaê

01

Texto base: Studiare 107317

MATERIAL 

  • Aparelhagem completa para reprodução de imagens (Data-Show)
  • Caneta hidrocor - cores variadas
  • Papel Canson formato A4
  • Lápis HB

   PROCEDIMENTOS   

  • Apresente para as crianças a obra “A Cuca – Tarsila do Amaral“ e explique para elas que essa obra foi um bicho que a artista inventou.
  • img_Q107317_QC437191_0_original.png?1527
  • Fonte: http://tarsiladoamaral.com.br/cuca-de-tarsila-do-amaral-na-exposicao-jardin-infini-no-centre-pompidou-metz/
  • Fale também sobre a história desta obra.
  • Em carta à sua filha Dulce, em fevereiro de 1924, Tarsila escreveu: ‘Estou fazendo uns bichos bem brasileiros que têm sido muito apreciados. Agora fiz um que se intitula A Cuca. É um bicho esquisito, no mato com um sapo, um tatu e outro bicho inventado.’ A tela foi adquirida pelo Fonds National d’Art Contemporain da França em 1926 e posteriormente depositada no Musée de Grenoble, em 1928.
  • Disponível: http://tarsiladoamaral.com.br/cuca-de-tarsila-do-amaral-na-exposicao-jardin-infini-no-centre-pompidou-metz/
  • Disponível:https://www.historiadasartes.com/sala-dos-professores/a-cuca-tarsila-do-amaral/
  • Mostre depois a obra “Apaporu – Tarsila do Amaral” , e diga que foi também uma figura inventada por Tarsila. Fale também sobre a história desta obra.
  • Disponível: https://www.culturagenial.com/abaporu/
  • Conte para as crianças que nesta fase Tarsila usava temas da sua imaginação, dos seus sonhos, para criar suas obras. Ela usava corem bem fortes também.
  • OBS: As imagens deverão ser apresentadas utilizando o data-show.
  • img_Q107317_QC437191_1_original.png?1527
  • Fonte: https://www.culturagenial.com/abaporu/
  • Entregue a folha A4 para as crianças e peça para criarem um desenho usando toda a sua imaginação, como fazia Tarsila do Amaral.
  • Nesta atividade, deixe que as crianças se expressem livremente.
  • Para dar acabamento neste desenho o professor deverá instruir as crianças a usarem cores bem fortes como nas obras de Tarsila.
  • Se for necessário, o professor deverá auxiliar as crianças quanto a escolha das cores que vão utilizar.
  • Depois do desenho pronto, pedir as crianças para colocar um nome no seu desenho.
  • Faça uma exposição dos trabalhos.

   

 

 

  Enunciado:

.