Leia o fragmento de um depoimento da escritora Adélia Prado, a seguir.
Considerando o depoimento, qual a função da literatura para Adélia Prado?
Questões relacionadas
- Língua Portuguesa | 1.02 Conhecimento Prévio
Iscute o que tô dizendo,
Seu dotô, seu coroné:
De fome tão padecendo
Meus fio e minha muié.
Sem briga, questão nem guerra,
Meça desta grande terra
Umas tarefa pra eu!
Tenha pena do agregado
Não me dêxe deserdado
PATATIVA DO ASSARÉ. A terra é naturá. In: Cordéis e outros poemas. Fortaleza: Universidade Federal do Ceará, 2008 (fragmento).
A partir da análise da linguagem utilizada no poema, infere-se que o eu lírico revela-se como falante de uma variedade linguística específica. Esse falante, em seu grupo social, é identificado como um falante:
- Biologia | 10.5 Cordados
Assinale a alternativa que apresenta a sequência mais provável para a evolução dos vertebrados.
- Matemática | 10. Estatística
Suponha que a etapa final de uma gincana escolar consista em um desafio de conhecimentos. Cada equipe escolheria 10 alunos para realizar uma prova objetiva, e a pontuação da equipe seria dada pela mediana das notas obtidas pelos alunos. As provas valiam, no máximo, 10 pontos cada. Ao final, a vencedora foi a equipe Ômega, com 7,8 pontos, seguida pela equipe Delta, com 7,6 pontos. Um dos alunos da equipe Gama, a qual ficou na terceira e última colocação, não pôde comparecer, tendo recebido nota zero na prova. As notas obtidas pelos 10 alunos da equipe Gama foram 10; 6,5; 8; 10; 7; 6,5; 7; 8; 6; 0.
Se o aluno da equipe Gama que faltou tivesse comparecido, essa equipe
- Matemática | 1.12 Sistema de Equações do 1º Grau
Três amigos, Gabriel, Tomás e Eduarda, estão colecionando um álbum de figurinhas de animais e perceberam que possuem, juntos, 225 figurinhas distintas. Sabe-se que Gabriel possui 5 figurinhas a mais do que Tomás e que Eduarda possui 5 figurinhas a menos do que Tomás.
O total de figurinhas que Tomás possui é um número cuja soma dos algarismos é igual a
- Matemática | 3.5 Inversa e Composta
(CFTMG) Dado o conjunto A = {1, 2, 3, 4, 5, 6}, considere a função f: A → A representada no gráfico abaixo.
o valor de é