Leia o trecho da música a seguir:
Notícias do Brasil (os pássaros trazem)
Uma notícia está chegando lá do Maranhão.
Não deu no rádio, no jornal ou na televisão.
Veio no vento que soprava lá no litoral
de Fortaleza, de Recife e de Natal.
A boa nova foi ouvida em Belém, Manaus,
João Pessoa, Teresina e Aracaju
e lá do norte foi descendo pro Brasil Central
Chegou em Minas, já bateu bem lá no sul! (...)
Disponível em: http://letras.terra.com.br. Acesso em: 20 abr. 2012. (Fragmento)
Agora, preencha a cruzadinha com os nomes de algumas capitais do Brasil, presentes na música de Milton Nascimento.
Questões relacionadas
- Língua Portuguesa - Fundamental | 9.11 Poema
Leia o poema Dom Quixote, de Adelina Lopes.
Dom Quixote
Paulo tinha seis anos incompletos;
tinha só quatro o louro e gentil Mário.
Foram à biblioteca, sorrateiros,
e ficaram instantes, mudos, quietos,
a espreitar se alguém vinha; então, ligeiros
como o vento, correram p’ra o armário,
que encerrava os volumes cobiçados:
eram dois grandes livros encarnados,
cheios de formosíssimas gravuras,
mas pesados, meu Deus!
Os pequeninos
porfiavam, cansados, vermelhitos,
por tirá-los da estante. Que torturas!
‘Stavam tão apertados, os malditos!
Enfim, venceram não sem ter lutado...
Paulo entalou um dedo, o irmãozinho,
ao desprender os livros, coitadinho!
cambaleou, e foi cair... sentado.
Não choraram: beijaram-se contentes
e Paulo disse a Mário: Que bellote!
vamos ver à vontade o D. Quixote,
sem os ralhos ouvir, impertinentes,
da avó, que adormeceu. Oh! que ventura! [...]
VIEIRA, Adelina Lopes. Dom Quixote. Disponível em: http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/wk000074.pdf.
Acesso em: 18 fev. 2019.
Glossário
Porfiar – lutar.
O desenlace no poema acontece quando
- Espanhol - Fundamental | 1. Interpretación de Texto (Interpretação de Texto)
Según el texto, “el hambre puede producir en el cuerpo una tremenda irritabilidad”, porque:
- Matemática | 1.06 Razão, Proporção e Regra de Três
Segundo dados da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), até o final de 2019 havia no Brasil um total aproximado de 171 mil sistemas de energia solar instalados, o que corresponde a apenas 0,2% das unidades consumidoras do país. Desse total, 5/9 correspondem aos sistemas instalados apenas no ano de 2019.
Sabendo que o número de novas instalações de sistemas de energia solar triplicou no Brasil em 2019, quando comparado a 2018, e considerando que o número de novas instalações triplique ano a ano, o número de novas instalações previstas para o ano de 2022 será quantas vezes o número total aproximado de sistemas instalados até o final de 2019?
- Física | 3.6 Termodinâmica
Aumentar a eficiência na queima de combustível dos motores a combustão e reduzir suas emissões de poluentes é a meta de qualquer fabricante de motores. É também o foco de uma pesquisa brasileira que envolve experimentos com plasma, o quarto estado da matéria e que está presente no processo de ignição. A interação da faísca emitida pela vela de ignição com as moléculas de combustível gera o plasma que provoca a explosão liberadora de energia que, por sua vez, faz o motor funcionar.
Disponível em: www.inovacaotecnologica.com.br. Acesso em: 22 jul. 2010 (adaptado).
No entanto, a busca da eficiência referenciada no texto apresenta como fator limitante
- Arte - Fundamental | 04.2. Moradas das artes visuais
Materiais:
- Fitas de cetim no tamanho de 2,5m cada uma.
- Para cada criança deverá haver uma fita.
- Um mastro onde poderão ser fixadas as fitas.
- Som e/ou CD - escolha músicas de roda para embalar a experiência.
Desenvolvimento:
1 - Apresente aos alunos o que é a dança do Pau de Fitas e sua ligação com o folclore brasileiro: Congada, Festa Junina, por exemplo.
2 - Veja como acontece a dança:
Disponível em: http://espacoeducar-liza.blogspot.com.br/2010/08/dancas-folocloricas-carimbo-ciranda.html. Acesso em: 10 mar.2014.
3 - Aqui também você poderá conferir junto com as crianças como a dança é explorada no Sul do Brasil: http://www.youtube.com/watch?v=OVI2N32o3nQ.
4 - Comente com as crianças que a dança é de origem portuguesa e consiste em movimentos que todo o grupo faz com as fitas (linhas) formando desenhos no mastro.
5 - Comece a dança e explore com as crianças os seguintes movimentos, lembrando que cada um será responsável por sua fita e não poderá soltá-la enquanto executa a volta em torno do mastro:
- Passando a fita por cima da cabeça do colega;
- Passando por baixo do pé do colega (o colega pula a fita);
- De forma intercalada, um fica parado para o outro passar a fita e vice-versa;
- A direção dos movimentos pode ser alterada também, ora começando pela direita, ora pela esquerda;
- De forma intercalada, um passa por fora do círculo e outro por dentro.
6 - Ao final, as crianças poderão observar o desenho que realizaram com as fitas no mastro.
Observações:
- Professor(a), utilize essa experiência, prioritariamente, pelo aspecto lúdico que ela contém.