Marina está organizando um lanche e convidou sete amigas. Ela fará um suco natural de fruta, que será servido em copos de 300 mL, em quantidade suficiente para que ela e cada uma das amigas possam tomar o equivalente a exatamente um copo de modo que não sobre suco.
Marina preparará
Questões relacionadas
- História - Fundamental | 01.1. A minha história
O componente curricular Empreendedorismo e Ética cumpre um objetivo muito importante: a geração de riqueza humana e material. A história nos mostra o relevante papel do adulto no que se refere à continuidade da espécie, à socialização de conhecimentos e valores resultantes do desenvolvimento cultural e social da humanidade. No espaço escolar, essa ação do adulto se revela como a função pedagógica que o professor tem de possibilitar a apropriação do conhecimento em consonância com o contexto social vigente. (Manual do Professor – página 6)
PROPOSTA DE ATIVIDADES
1. Primeiro passo
1.1. Professor, leia e comente com os alunos as mensagens retiradas do livro do aluno Empreendedorismo e Ética – página 41.
Pense sobre o que deu errado e procure manter a calma.
Tente entender a causa da “coisa” ter dado errado e ter acabado em frustração.
Procure concentrar-se nas possibilidades de solução do problema.
Peça ajuda para pessoas mais experientes que você, pergunte se o jeito de você fazer as coisas é bacana e pode dar certo, tenha paciência de escutar a orientação de outras pessoas.
2. Segundo passo
2.1. Professor, retome com os alunos as mensagens.
Divida a turma em 4 grupos.
Cada grupo ficará responsável em dramatizar uma mensagem.
2.2. Professor, peça aos alunos que apresentem as dramatizações para seus colegas. Em seguida, faça um comentário final.
3. Terceiro passo
3.1. Professor, leia e comente com os alunos a imagem e a frase.
Pergunte aos alunos:
a) Por que as setas fracasso e sucesso estão em direções opostas?
b) Qual palavra está ligada à frustação: sucesso ou fracasso? Por quê?
c) Por que o sucesso não ocorre por acaso e o fracasso também não?
Disponível em:<https://encrypted-tbn0.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcSiYYNMnLVAsOrqpXibpDQi0NGCyDXQeW54oQ0NSGNwNTGjFosrDA> Acesso em: 10 jan. 2018.
- Ciências - Fundamental | 05. Reprodução Assexuada
(UNIFOR) A figura abaixo mostra uma hidra em reprodução assexuada.
Esse animal está se reproduzindo por
- Biologia | 8.2 Vírus e Viroses
(UECE) “Existem muitas controvérsias na comunidade científica a respeito do vírus ser ou não um ser vivo. Muitos autores consideram que a vida se originou do RNA, pois, a partir destas moléculas são formadas novas quantidades dela mesma. Em 1960, o físico alemão Manfred Eigen, ganhador de um prêmio Nobel, descobriu que era possível a replicação de RNA in vitro. O RNA, portanto, tornou-se um grande candidato à condição de supermolécula da vida primitiva, capaz de se replicar e sofrer mutações, albergando genes codificadores de enzimas e outras proteínas. Essa molécula, denominada RNA de Eigen, é muito semelhante ao vírus, pois se encontra na fronteira entre o químico e o biológico. Uma das hipóteses da origem do vírus, denominada teoria dos Elementos subcelulares, é de que o vírus seria proveniente de uma molécula de RNA. Uma outra hipótese defende que o vírus teria se originado de seres unicelulares de vida(...).”
Paulo Roberto Soares Stephens; Maria Beatriz Siqueira Campos de Oliveira; Flávia Coelho Ribeiro; Leila Abboud Dias Carneiro.
Conceitos e Métodos para a Formação de Profissionais
Sobre os vírus, é INCORRETO afirmar que
- Matemática | 1.06 Razão, Proporção e Regra de Três
Em 2010, um caos aéreo afetou o continente europeu, devido à quantidade de fumaça expelida por um vulcão na Islândia, o que levou ao cancelamento de inúmeros voos.
Cinco dias após o início desse caos, todo o espaço aéreo europeu acima de 6 000 metros estava liberado, com exceção do espaço aéreo da Finlândia. Lá,apenas voos internacionais acima de 31 mil pés estavam liberados.
Disponível em: http://www1.folha.uol.com.br. Acesso em: 21 abr. 2010 (adaptado).
Considere que 1 metro equivale a aproximadamente 3,3 pés.
Qual a diferença, em pés, entre as altitudes liberadas na Finlândia e no restante do continente europeu cinco dias após o início do caos?
- Ciências - Fundamental | 2.1 Ciclo da Vida dos Animais
Em um álbum as figurinhas, os animais são agrupados de acordo com suas características. Analise as figuras e faça o que se pede a seguir.
a) Escreva o nome dos animais apresentados adequadamente abaixo de cada um: Peixe-boi, peixe, onça e golfinho.
b) Se a página do álbum apresentar animais mamíferos, quais deles podem ficar na mesma página?
c) Se a página do álbum apresentar animais que vivem na água, quais deles podem ficar na mesma página?