Explicaê

01

O componente curricular Empreendedorismo e Ética cumpre um objetivo muito importante: a geração de riqueza humana e material. A história nos mostra o relevante papel do adulto no que se refere à continuidade da espécie, à socialização de conhecimentos e valores resultantes do desenvolvimento cultural e social da humanidade. No espaço escolar, essa ação do adulto se revela como a função pedagógica que o professor tem de possibilitar a apropriação do conhecimento em consonância com o contexto social vigente. (Manual do Professor – página 6)


PROPOSTA DE ATIVIDADES


 1. Primeiro passo

 1.1. Professor, leia e comente com os alunos as mensagens retiradas do livro do aluno Empreendedorismo e Ética – página 41. 

Pense sobre o que deu errado e procure manter a calma.

Tente entender a causa da “coisa” ter dado errado e ter acabado em frustração.

Procure concentrar-se nas possibilidades de solução do problema.

Peça ajuda para pessoas mais experientes que você, pergunte se o jeito de você fazer as coisas é bacana e pode dar certo, tenha paciência de escutar a orientação de outras pessoas.


2. Segundo passo

 2.1. Professor, retome com os alunos as mensagens.

        Divida a turma em 4 grupos.

        Cada grupo ficará responsável em dramatizar uma mensagem.

2.2. Professor, peça aos alunos que apresentem as dramatizações para seus colegas. Em seguida, faça um comentário final.


3. Terceiro passo

 3.1. Professor, leia e comente com os alunos a imagem e a frase.

        Pergunte aos alunos:

a) Por que as setas fracasso e sucesso estão em direções opostas?

b) Qual palavra está ligada à frustação: sucesso ou fracasso? Por quê?

c) Por que o sucesso não ocorre por acaso e o fracasso também não?

 


     img_Q105824_QC429646_0_original.png?1519  

Disponível em:<https://encrypted-tbn0.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcSiYYNMnLVAsOrqpXibpDQi0NGCyDXQeW54oQ0NSGNwNTGjFosrDA> Acesso em: 10 jan. 2018.