Ao chegarem ao Brasil em 1500, os portugueses se fixaram primeiramente no litoral nordeste do nosso território.
Cite e explique quais foram os fatores que contribuíram para a ocupação do litoral pelos portugueses.
Questões relacionadas
- Geografia | 3.1 Movimentos da Terra
ATLAS GEOGRÁFICO. Rio de Janeiro: IBGE, 1986. Disponível em: www.ibge.gov.br. Acesso em: 16 ago. 2014 (adaptado).
A partida final da Copa do Mundo de 2014 aconteceu no dia 13 de julho, às 16 horas, na cidade do Rio de Janeiro. Considerando o horário de verão em Berlim, de 1 hora, os telespectadores alemães assistiram ao apito inicial do juiz às:
- Língua Portuguesa - Fundamental | 9.01 Texto narrativo
Leia o texto a seguir. Supercolorido Ele pode ser pequeno, mas chama uma atenção enorme com suas cores intensas. Amarelo e vermelho predominam em diversos tons e ele se destaca mesmo nadando nos riachos de águas escuras – porém, limpas! – do sul do Brasil, região onde vive. Acontece que ver o tetra-ouro ou lambari-da-restinga é algo raro. Para que esse peixinho apareça, o ambiente em que vive precisa estar preservado e ter uma grande oferta de alimentos. Microcrustáceos, insetos aquáticos e terrestres, larvas de mosquitos, algas e aracnídeos fazem parte do seu cardápio. Na hora da refeição, pelo menos cinco desses pequenos peixes se reúnem, formando um cardume que segue em busca de comida. É fácil distinguir os machos e as fêmeas nesta espécie. O macho tem a barriga mais magra e retinha, além de cores mais fortes. Ele também tem um ganchinho na nadadeira que traz presa à barriga. Esse gancho é que o ajuda a se manter pertinho da fêmea na hora do acasalamento. Falando nas fêmeas... Elas são menos coloridas e tem a barriga mais larga e roliça, principalmente no período de reprodução. Ao avistarem uma fêmea nessas condições, os machos ficam agressivos entre si para disputar o posto de namorado dela. CIÊNCIA HOJE das crianças. Rio de Janeiro: SBPC, nov. 2012. p. 16.
Enunciado:
- Língua Portuguesa - Fundamental | 4.01 Intergenericidade e Hibridismo
Texto base: Observe o texto a seguir: (ANGELI. Ozzy. Caramba! Mas que garoto rabugento! São Paulo: Companhia das Letras, 2006. p. 11)
Enunciado:
Na tirinha de Angeli, é descrito, passo a passo, como desenhar o Ozzy em sete lições. Analise as informações numeradas e identifique que tipo de texto é utilizado nesses sete itens.
- Língua Portuguesa - Fundamental | 9.09 Entrevista
Autora de ‘Samurai X’ e ‘Super Campeões’ fala do Brasil, futebol e samurais
15.03.2014
Por Marcelo Rafael
O Samurai da espada de corte invertido e a equipe de futebol mais popular dos animes fizeram sucesso entre a garotada no final dos anos 1990. Em fevereiro, Samurai X e os jogadores de Super Campeões estiveram “mais pertinho” do Brasil quando Kaworu Kurosaki, a roteirista dos mangás que deram origem a esses animes, esteve em Manaus, no Rio de Janeiro e em São Paulo.
[...]
Como foi a sua experiência no Brasil?
Kaworu Kurosaki. Minha vivência no Brasil se refletiu muito nas minhas obras. Eu cresci no Brasil. A minha infância eu passei aqui, e o que mais me marcou foi a variedade de etnias que nós tínhamos aqui. Minha estada foi curta, dividida em duas partes: da 1ª à 3ª série e depois, na segunda vez, na 5ª série.
[...]
Qual a sua relação com o futebol e, entre Brasil e Japão, quem a senhora acha que se dará melhor na Copa de 2014?
Kaworu Kurosaki. O impacto da segunda parte foi tão forte que eu esqueci a primeira pergunta (risos). Na verdade, adoro futebol e, quando eu tinha 17 anos, nós tivemos um campeonato da província [equivalente a um campeonato “estadual”] e ficamos em 3º lugar. Eu era atacante. Quando eles estavam buscando alguém para escrever o roteiro de Super Campeões [CaptainTsubasa, no original], havia alguns pré-requisitos, que eram: conhecer as regras do futebol e ter conhecimento sobre o Brasil. Lá estava eu! [...]
Mas arrisca algum palpite para a Copa?
Kaworu Kurosaki. Eu sou um pouco suspeita para dar palpite, mas, quando o Brasil joga, eu falo “Nossa! O meu país ganhou!”. Quando o time do Japão ganha: “O meu país ganhou!”. Então, eu torço para que os dois países tenham um bom desempenho.
Disponível em: <www.saraivaconteudo.com.br/Entrevistas/Post/55742>. Acesso em: 22 fev. 2016. Adaptado.
Vocabulário:
Mangá – história em quadrinhos japonesa.
Anime – desenho animado japonês.
Quanto ao gênero, ao assunto e à finalidade, podemos afirmar que o texto é:
- Espanhol - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Escribe ME para lo que te gusta comer en la merienda y PA para lo se utiliza en las recetas de pasteles. Luego escribe los nombres de los alimentos.