Texto introdutório: As características dos materiais são propriedades físicas que definem a forma como os materiais se comportam sob diferentes condições. Algumas das características mais importantes incluem a condutibilidade, elasticidade, compressibilidade e dureza. Essas propriedades têm sido estudadas há milhares de anos, desde os tempos antigos em que as pessoas procuravam por materiais para construção e ferramentas. Hoje, o conhecimento sobre as características dos materiais é usado em muitas áreas da ciência e da engenharia.
O que são os materiais considerados isolantes térmicos?Dê um exemplo de um material que possui essa característica.
Questões relacionadas
- Matemática | 13.2 Triângulos e seus Pontos Notáveis
Uma lona com formato de triângulo isósceles ABC, com AB = BC = 30 m e AC = 24 m, está mostrada na figura.
O vértice B está a uma distância de 18 m do chão. Ao meio dia, o Sol projeta no solo uma sombra dessa lona no formato de triângulo:
- Ciências - Fundamental | 2.1 Ciclo da Vida dos Animais
Qual dos seguintes seres vivos é um consumidor secundário?
- Geografia | A. Globalização
[1] A crise da Europa é hoje o maior risco para a
economia mundial, disse o secretário do Tesouro dos Estados
Unidos da América, referindo-se à tensão entre os bancos e os
[4] governos endividados. Disse, ainda, que a China e outros
países emergentes com superávit nas contas têm espaço
bastante para estimular o consumo interno, aumentar as
[7] importações e compensar a fraca demanda nas economias
desenvolvidas. Para isso, os governos desses
países deveriam deixar suas moedas valorizar-se. Em outras
[10] palavras, o câmbio subvalorizado da China resulta em
valorização real das moedas de outros países emergentes, torna
seus produtos mais caros e diminui seu poder de competição
[13] no comércio internacional.
Rolf Kuntz. O Estado de S.Paulo, 25/9/2011.
Com referência às ideias do texto acima, aos temas a ele associados e às estruturas nele empregadas, julgue o item.
A interdependência entre países, como aponta o texto, expressa a expansão de mercados e os avanços da tecnologia da informação e das comunicações, o que propicia o fluxo de capitais e acelera a integração global.
- Arte - Fundamental | 04. Artes visuais
MATERIAIS
- Folhas
- Papel color set ou canson branco
- Lápis pastel a óleo
- Pincéis macios
- Recipiente para água
- Papel toalha
- Tinta Aquarela – cores variadas
- Avental
- Jornal
PROCEDIMENTOS
- O professor vai convidar as crianças para fazerem um passeio nos arredores da escola (pátio,
jardins, etc) para que eles recolham folhas no chão de diferentes formatos e tamanhos. O
professor também poderá pedir para as crianças trazerem folhas de casa, um dia antes
de fazer esta atividade.
- Divida a sala em grupo de até 04 crianças. Distribua as folhas e o papel para os grupos.
OBS: as crianças vão se sentar em grupo para terem maior diversidade de folhas para
desenhar, mais o trabalho será feito individualmente.
- Instrua as crianças para escolher uma folha maior. Peça para colocar esta folha sobre o papel,
e depois traçar o contorno da mesma.
- Repita este processo para todas as outras folhas. Incentive as crianças a colocar as folhas
sobrepostas . As crianças podem posicionar as folhas como quiserem, uma vez que as nossas
folhas são sopradas pelo vento.
Fonte: http://creativemoon.co/?cat=7
- Peça as crianças que olhem atentamente para as veias das folhas. Saliente que algumas
folhas têm veias mais retas e algumas mais curvas. Incentive as crianças a desenhar veias nas
folhas, fazendo uma textura no desenho. Peça que façam apenas de 5 a 7 veias para cada
folha e evite fazer mais (fazendo muitas veias fica parecido com uma teia de aranha).
- Oriente as crianças a contornar cada folha e suas veias com o lápis pastel a óleo. As crianças
podem usar cores diferentes para contorno e veias da mesma folha.
- Incentive-as a desenhar (vento) com pastel a óleo branco (ondas e espirais) na folha em
alguns espaços em branco.
- Distribua os aventais para as crianças, forre as mesas e comece a pintar com a tinta aquarela.
- Oriente as crianças para escolher cores da sua preferência para fazer esta pintura.
- Instrua para primeiro pintar uma parte da folha. Enquanto a tinta estiver molhada, adicione
rapidamente a segunda cor às áreas mais próximas.
- Assista a magia da segunda tinta fluindo para a área da primeira pintura.
- As crianças podem adicionar terceira cor, se quiserem. Repita o processo para todas as
folhas.
- Oriente as crianças a pintar o espaço que não foi desenhado (fundo da pintura). Pinte o
vento, mas não as folhas. As folhas devem ser pintadas ao redor.
- O professor deverá auxiliar as crianças durante todo o processo de desenho e pintura.
- Coloque a obra de arte cuidadosamente em uma superfície horizontal e deixe-a secar
completamente (caso contrário, as aquarelas podem vazar)
- Depois de pronto, peça as crianças para assinar seu trabalho e dar um nome para sua obra.
Fonte: http://creativemoon.co/?cat=7
Fonte: http://creativemoon.co/?cat=7
ESCOLHENDO CORES
- História - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Texto base:
Enunciado:
O trecho e a imagem retratam um local de grande importância para a investigação histórica. Esse local é conhecido como