Muitas crianças resistem em levar de casa o lanche da escola porque muitos amigos compram na lanchonete. A tabela a seguir mostra que é possível trazer um lanche bem gostoso de casa. Veja as sugestões para cada dia da semana.
Disponível em: http://guiadobebe.uol.com.br/o-lanche-da-escola/
Acesso: 25 de abr. 2012 (adaptado).
A) Se você seguir as sugestões da tabela para cada dia da semana, levará para a escola um lanche saudável todos os dias? Justifique sua resposta.
B) Retire da tabela um exemplo de alimento industrializado e um exemplo de alimento natural.
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- Espanhol - Fundamental | 1. Interpretación de Texto (Interpretação de Texto)
El compositor usa metáforas para producir los efectos de sentido en su poema. Metáfora es la aplicación de una palabra o de una expresión a un objeto o a un concepto, que no es el sentido literal, con la intención de sugerir una comparación (con otro objeto o concepto) y facilitar su comprensión o producir un efecto de sentido específico.
- História | 1.5 Ciclo do Açúcar e Sociedade Colonial
A cada canto um grande conselheiro,
Que nos quer governar cabana, e vinha,
Não sabem governar sua cozinha,
E podem governar o mundo inteiro.
(...)
Estupendas usuras nos mercados,
Todos, os que não furtam, muito pobres,
E eis aqui a Cidade da Bahia.
(Gregório de Matos. “Descreve o que era realmente naquelle tempo a cidade da Bahia de mais enredada por menos confusa”, in Obra poética (org. James Amado), 1990.)
O poema, escrito por Gregório de Matos no século XVII,
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(UESB) A pluricelularidade evoluiu nos seres vivos com uma forte tendência corporativa entre as células que se manifesta através da presença
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Curiosidades sobre Justin Bieber
1. Justin aprendeu sozinho a tocar piano, bateria, violão e trompete.
2. Aos 12 anos, de brincadeira, quis participar de uma competição de canto local no Canadá, chamada Stratford Star. Ficou em segundo lugar. Para que seus parentes pudessem ver sua apresentação na Stratford Star, ele e sua mãe postaram vídeos no Youtube. Em pouco tempo, os vídeos fizeram sucesso e ultrapassaram os 10 milhões de acessos.
3. Em Atlanta, na Geórgia (EUA), o caça-talentos da produtora So-So Def, Scooter Braun, viu um dos vídeos de Justin e decidiu investir na carreira artística do garoto, em 2007. Justin viajou para Atlanta a pedido de Scooter, e lá encontrou o cantor Usher, de quem era fã. Justin quis cantar para o ídolo, mas não ganhou muita atenção. Depois, Usher viu os vídeos na internet e se arrependeu de ter ignorado Justin. Ligou para Scooter e decidiu contratar o garoto pela sua gravadora, a L.A. Records.
4. Justin mora em Atlanta, nos Estados Unidos, onde é permitido tirar a habilitação de motorista aos 16 anos. Foi com essa idade que o cantor ganhou seu primeiro carro. O modelo escolhido foi um Range Rover, que custa em torno de 190 mil reais. Foi um presente de Usher.
5. A fortuna acumulada de Justin está próxima aos 150 milhões de dólares. Mesmo assim, a mãe do cantor controla sua mesada, que é de 50 dólares por semana. Ela também exige que ele estude quatro horas por dia e durma 8.
(Disponível em: <www.guiadoscuriosos.com.br/categorias/5138/1/10-curiosidades-sobre-justin-bieber.html>.
Acesso em: 5 jan. 2013. Adaptado.)
De acordo com o texto, o cantor Usher foi importante para a carreira de Justin Bieber, porque
- Língua Portuguesa | A. Análise Sintática
Após a leitura atenta do texto apresentado a seguir, responda à questão proposta.
Sobre a importância da ciência
Parece paradoxal que, no início deste milênio, durante o que chamamos com orgulho de “era da ciência”, tantos ainda acreditem em profecias de fim de mundo.
Quem não se lembra do bug do milênio ou da enxurrada de absurdos ditos todos os dias sobre a previsão maia de fim de mundo no ano 2012?
Existe um cinismo cada vez maior com relação à ciência, um senso de que fomos traídos, de que promessas não foram cumpridas. Afinal, lutamos para curar doenças apenas para descobrir outras novas. Criamos tecnologias que pretendem simplificar nossas vidas, mas passamos cada vez mais tempo no trabalho. Pior ainda: tem sempre tanta coisa nova e tentadora no mercado que fica impossível acompanhar o passo da tecnologia.
Os mais jovens se comunicam de modo quase que incompreensível aos mais velhos, com Facebook, Twitter e textos em celulares. Podemos ir à Lua, mas a maior parte da população continua mal nutrida.
Consumimos o planeta com um apetite insaciável, criando uma devastação ecológica sem precedentes. Isso tudo graças à ciência? Ao menos, é assim que pensam os descontentes, mas não é nada disso.
Primeiro, a ciência não promete a redenção humana. Ela simplesmente se ocupa de compreender como funciona a natureza, ela é um corpo de conhecimento sobre o Universo e seus habitantes, vivos ou não, acumulado através de um processo constante de refinamento e testes conhecido como método científico.
A prática da ciência provê um modo de interagir com o mundo, expondo a essência criativa da natureza. Disso, aprendemos que a natureza é transformação, que a vida e a morte são parte de uma cadeia de criação e destruição perpetuada por todo o cosmo, dos átomos às estrelas e à vida. Nossa existência é parte desta transformação constante da matéria, onde todo elo é igualmente importante, do que é criado ao que é destruído.
A ciência pode não oferecer a salvação eterna, mas oferece a possibilidade de vivermos livres do medo irracional do desconhecido. Ao dar ao indivíduo a autonomia de pensar por si mesmo, ela oferece a liberdade da escolha informada.
Ao transformar mistério em desafio, a ciência adiciona uma nova dimensão à vida, abrindo a porta para um novo tipo de espiritualidade, livre do dogmatismo das religiões organizadas.
A ciência não diz o que devemos fazer com o conhecimento que acumulamos.
Essa decisão é nossa, em geral tomada pelos políticos que elegemos, ao menos numa sociedade democrática. A culpa dos usos mais nefastos da ciência deve ser dividida por toda a sociedade. Inclusive, mas não exclusivamente, pelos cientistas.
Afinal, devemos culpar o inventor da pólvora pelas mortes por tiros e explosivos ao longo da história? Ou o inventor do microscópio pelas armas biológicas?
A ciência não contrariou nossas expectativas. Imagine um mundo sem antibióticos, TVs, aviões, carros. As pessoas vivendo no mato, sem os confortos tecnológicos modernos, caçando para comer. Quantos optariam por isso?
A culpa do que fazemos com o planeta é nossa, não da ciência. Apenas uma sociedade versada na ciência pode escolher o seu destino responsavelmente.
Nosso futuro depende disso.
Marcelo Gleiser é professor de física teórica no Dartmouth College (EUA).
Fonte: www.ufrgs.br /blogdabc/sobre-importancia-da-ciencia/ (postado em 18/10/2010). Acesso em 5 de abril de 2020.
Assinale a alternativa que apresenta o núcleo do sujeito do seguinte período:
“Apenas uma sociedade versada na ciência pode escolher o seu destino responsavelmente”.