Os recursos naturais são todos os elementos da natureza que podem ser divididos em recursos renováveis e não renováveis. Leia a letra da música “Herdeiros do Futuro”, uma composição de Toquinho e Elifas Andreatto.
A canção mostra a necessidade de
Questões relacionadas
- Biologia | 8.1 Introdução à Saúde
(UFPR) A exposição da mãe à nicotina durante a gravidez pode levar ao retardo do crescimento do feto, maior incidência de abortos e morte na infância. Isso ocorre porque a nicotina causa constrição dos vasos sanguíneos uterinos, levando ao baixo suprimento de oxigênio e nutrientes para o feto.
(Moore, K.; Persaud, T.V.N. Embriologia Básica. 7ª Ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2008.)
Nesses casos, o feto recebe menos oxigênio e nutrientes porque
- Língua Portuguesa | 1.06 Funções Da Linguagem
(IFAL) Assinale a única alternativa incorreta sobre o que se pode afirmar da leitura do poema de Mário Serenata:
- Biologia | 12.4 Relações Ecológicas
Cada espécie ocupa um lugar no espaço onde busca sobreviver, crescer, reproduzir e manter uma população viável. Em um ecossistema, quando duas espécies distintas ocupam o mesmo nicho ecológico, espera-se que
- Língua Portuguesa - Fundamental | 2.1 Palavra e Os Sentidos/Família de Ideias
A sequência para a história ter sentido é
- Geografia - Fundamental | 02.1. Água: usar bem para ter para sempre
Leia os textos e responda a questão Parque Nacional Xingu Criação: 14 de abril de 1961. Objetivo: demarcação de uma terra para frear exploração irresponsável na Amazônia brasileira e preservar a cultura e a autonomia dos povos indígenas no espaço. Área: cerca de 27 mil km 2. População: cerca de 6 mil habitantes. Etnias: Aweti, Ikpeng, Kaiabi, Kalapalo, Kamaiurá, Kisêdjê, Kuikuro, Matipu, Mehinako, Nahukuá, Naruvotu, Wauja, Tapayuna, Trumai, Yudja, Yawalapiti. Xingu. Disponível em: <https://pib.socioambiental.org/pt/povo/xingu>. Acesso em: 20 abr. 2017. Depoimento Kaiabi O branco, o caraíba, está maltratando o rio Xingu. Todas as cabeceiras estão sendo desmatadas, estão botando muita coisa que a gente não gosta, tem muito boi sujando o rio e o pior, estão jogando muito veneno na água, que vem parar aqui. E quem sofre com isso? Os animais já estão sofrendo, e é do que a gente se alimenta. É nossa comida. Às vezes a gente vai caçar lá longe, vê aquele macaco magrinho. Você vê o peixe, o gosto dele está diferente do que antigamente. Por que acontece isso? Ah, outro fala que é porque o peixe em tal época não fica gordo, é a mudança de tempo, mudança de clima. Tudo isso muda. Então tudo isso atrapalha não só a nós, mas também os animais. E nossos meninos, homens, o que eles fazem? Antes nossos meninos de 5 anos de idade já iam lá na beira do rio com a flechinha deles, pegava peixinho, levava para o irmão, assavam e comiam. Hoje é muito raro acontecer isso. Hoje quer saber pelo que eles estão trocando essa alimentação? Eles estão trocando pela bola ou televisão... KAIABI, Mairawê. Cuidar da saúde não é só tomar remédio, é também cuidar da terra. Disponível em:
<https://pib.socioambiental.org/pt/c/no-brasil-atual/narrativas-indigenas/depoimento-kaiabi>.
Acesso em: 20 abr. 2017.
De acordo com os textos, por que o Parque Nacional do Xingu foi construído?