(IFAL) Assinale a única alternativa incorreta sobre o que se pode afirmar da leitura do poema de Mário Serenata:
Questões relacionadas
- Sociologia | 2. Diversidade Cultural e Estratificação Social
A islamofobia constitui uma expressão criada para descrever a situação de preconceito vivida por pessoas de origem islâmica no mundo, principalmente no Ocidente. A necessidade de criação dessa palavra (neologismo) para representar um preconceito religioso se deu porque o sentimento islamofóbico cresceu vertiginosamente no mundo, ganhando proporções que merecem um estudo mais detalhado. A islamofobia é uma forma de preconceito religioso, pois ela é praticada por conta da religião, mas também é um preconceito de origem, pois associamos diretamente às pessoas islâmicas ao seu local originário, ou seja, países do Oriente Médio.
O QUE É ISLAMOFOBIA? Fonte: https://brasilescola.uol.com.br/o-que-e/o-que-e-sociologia/o-que-e-islamofobia.htm. Adaptado por Hiran Andrade.
O neologismo islamofobia é um característico exemplo sociológico de
- Língua Espanhola | 1. Interpretação de Textos
Conocimiento, libertad y moral
Según el planteamiento socrático, una vida que no gobernamos racionalmente, ni siquiera es, propiamente hablando, nuestra vida. En ausencia de pensamiento y conocimiento, se puede decir que, más que vivir, «somos vividos por fuerzas que no gobernamos».
Y es contra esta falta de autonomía y de libertad contra lo que se pronuncia regularmente Sócrates. En un sentido muy preciso, la reivindicación socrática del conocimiento es una reivindicación de la libertad. Sócrates se da cuenta de que el conocimiento es condición de la libertad y que la ignorancia, por el contrario, nos hace dependientes, nos ata indefectiblemente a algo o a alguien. Un individuo sin conocimiento de sí y del mundo en el que vive es como un barco a la deriva: no va a donde quiere, sino a donde es llevado por los vientos y las mareas.
Ahora bien, sólo a propósito de seres racionales con el conocimiento suficiente para actuar libremente tiene sentido hablar de moral. Sería absurdo juzgar desde el punto de vista moral a alguien cuya ignorancia le impide actuar libremente. De lo único que, tal vez, cabría hacerle moralmente responsable es de su propia ignorancia. Pero no de haber actuado mal, porque — si Sócrates está en lo certo — nadie actúa mal sabiendo que lo hace.
Sea como sea, Sócrates no dejará de esforzarse en poner al descubierto el vínculo existente entre el conocimiento, la libertad y la moral. Y tal vez sea este esfuerzo lo más característico y destacable de sus reflexiones filosóficas acerca de la moral.
Internet:Recursostic.educacion.es (con adaptaciones).
Juzgue lo ítem siguiente de acuerdo con el texto anterior.
Moralmente se aconseja condenar a alguien por haber obrado mal, como consecuencia de su propia ignorancia, puesto que todos tienen la capacidad de actuar libremente.
- Física | 2.3 Trabalho, Potência e Energia
(UEMG) Uma pessoa arrasta uma caixa sobre uma superfície sem atrito de duas maneiras distintas, conforme mostram as figuras (a) e (b). Nas duas situações, o módulo da força exercida pela pessoa é igual e se mantém constante ao longo de um mesmo deslocamento.
Considerando a força F é correto afirmar que:
- Biologia | 15.1 Ideias Evolutivas
(Uece) Segundo a Teoria da Evolução de Darwin, a seleção natural atua permanentemente sobre as populações, eliminando fenótipos desviantes como resposta a diferentes interações que se estabelecem entre esses organismos e o meio em que vivem. No que concerne à seleção natural, assinale a afirmação verdadeira
- Biologia | 09. Botânica
Quando Fitting, em 1909, usou o termo para descrever o fenômeno de senescência induzida pela fertilização da flor em orquídeas, o conceito de hormônio surgiu no contexto das plantas. O uso desse termo foi consolidado pelos trabalhos feitos com fototropismo na época da descoberta das auxinas. O botânico alemão Julius Von Sachs (1897) já havia postulado que as plantas produziam determinadas substâncias responsáveis pela formação de órgãos, tais como raízes e flores. Tal conceito foi recentemente desenvolvido pelo grupo do professor Leubner Metzger da Albert Ludwigs University, na Alemanha. O conceito atual inclui a função dos hormônios como mensageiros químicos na comunicação entre células, tecidos e órgãos das plantas superiores.
(Os Hormônios Vegetais, Lourdes Isabel Velho do Amaral, 2010).
No que diz respeito aos hormônios das plantas, assinale a afirmação INCORRETA.