Observe estas fichas numeradas.
Assinale a opção que mostra essas fichas organizadas em ordem crescente.
Questões relacionadas
- Língua Portuguesa - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
- Professor, leia com os alunos o texto a seguir.
DILEMAS MORAIS: O QUE VOCÊ FARIA? [...]
Agora os dilemas morais estão virando objeto de estudo de cientistas. E, para alguns deles, talvez os filósofos tenham trabalhado em vão ao se esforçar tanto para montar teorias morais. É que, segundo novas pesquisas, raramente usamos a razão para decidir se devemos tomar uma atitude ou não. Analisando o cérebro de pessoas enquanto elas pensavam sobre dilemas, os pesquisadores perceberam que muitas vezes decidimos por facilidade, empatia ou mesmo nojo de alguma atitude. Duvida? [...]
OS LIMITES DA PROMESSA
Um amigo quer lhe contar um segredo e pede que você prometa não contar a ninguém. Você dá sua palavra. Ele conta que atropelou um pedestre e, por isso, vai se refugiar na casa de uma prima. Quando a polícia o procura querendo saber do amigo, o que você faz?
( ) Conta à polícia
( ) Não conta à polícia
O antropólogo holandês Fonz Trompenaars realizou pesquisas em diversos países com dilemas como esse. O mais interessante é que as respostas variaram de acordo com o povo. A maioria dos russos acusaria o amigo na lata. Outros mentiriam para protegê-lo, dando dicas ambíguas à polícia, como os americanos. Já os brasileiros inventariam histórias malucas para dizer que a culpa não era do amigo, mas do pedestre [...]
Os gregos antigos já tinham consciência de que cada cultura tem noções diferentes sobre o que é certo ou errado: diziam que havia tantas morais quanto povos no mundo. A princípio, saber que a moral muda de acordo com a cultura é importante para não julgarmos costumes de um povo como se fossem os nossos, descobrindo suas razões particulares. Foi o que propôs o antropólogo Franz Boas (1858-1942), considerado o pai do relativismo cultural – a ideia de que nenhuma cultura é melhor que outra. Mas, quando duas culturas diferentes se chocam, surgem dilemas morais ainda mais difíceis [...]
Disponível em: <http://super.abril.com.br/cultura/dilemas-morais-o-que-voce-faria/>. Acesso em: 6 fev. 2017.
- Para este dilema, o holandês Fonz Trompenaars encontrou formas de condutas diferentes, de acordo com uma maioria de pessoas pesquisadas em cada país. Solicite aos alunos:
- a análise sobre o que leram, uma resposta individual para o dilema apresentado no texto e o registro das atividades.
- Estimule o debate e pergunte aos alunos:
- Vocês seguiram uma das tendências de ações detectadas pela pesquisa: dos russos, dos americanos ou dos brasileiros? Qual? Requisite as justificativas para as escolhas.
- A forma de conduta dos brasileiros, apresentada pela pesquisa, reflete a corrupção em nosso país? Requisite as justificativas para as respostas.
- Como a corrupção surge na sociedade?
- Solicite uma análise da charge e a resposta para a pergunta.
- O que a charge lhe comunica?
- Organize a turma em grupos e requisite a criação de dilemas morais fundamentados nas situações do cotidiano escolar.
Disponível em: <https://goo.gl/CT5iHO>. Acesso em: 6 fev. 2017.
- Ciências - Fundamental | 03.4. Semelhanças e diferenças entre os seres humanos
Pessoas cegas e surdas são incapacitadas de realizar as atividades próprias do seu nível de desenvolvimento e por isso utilizam maneiras próprias de se comunicar.
Enunciado:
Como as pessoas cegas e surdas se comunicam?
- Arte - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
MATERIAIS
- Tinta guache – cores variadas
- Cartolina, papel cartão ou papel canson
- Suportes laváveis e lisos: ex: azulejo, vidro, cerâmica, placa de alumínio
- Argolas de cortina
PROCEDIMENTOS
- O professor vai explicar para os alunos que a monotipia é um processo de criação de imagens que permite apenas uma impressão;
- Levar exemplos de suportes laváveis, como cerâmica, azulejo, vidro, espelho ou uma placa de alumínio;
- Exemplificar uma impressão, desenhando com os dedos e a guache pastosa, sobre um azulejo pequeno e imprimindo o desenho em um retalho de cartolina com bordas 3 cm maiores que o azulejo;
- Apresentar aos alunos a inversão da imagem após a impressão;
- Pedir para que os alunos elaborem algumas imagens (croquis), a partir de suas referências de lazer. Por exemplo, clube, shopping, cinema, teatro, futebol, concertos e outros, pois a elaboração do croqui auxiliará na escolha de uma melhor imagem a ser trabalhada com a monotipia, devendo os traços ser rápidos e sem o interesse em detalhes.
- Preparar para esta aula os seguintes materiais: guache pastosa de diferentes cores, papéis canson, cartolina ou cartão em tamanhos que ultrapassem 3 cm a medida dos suportes laváveis e lisos como espelho, cerâmica, azulejo, vidro ou placa de alumínio;
- Pedir, após a escolha da melhor imagem, para que os alunos pintem com os dedos e a guache pastosa, sobre o azulejo, a imagem selecionada, requisitando que a pintura seja executada com muita rapidez, evitando, assim, a secagem da tinta antes do momento desejado;
- Entregar aos alunos uma folha de papel mais firme (canson, cartolina ou cartão) para a impressão, no centro do papel, da pintura realizada no azulejo, pressionando levemente e retirando o azulejo com cuidado. Está pronta a monotipia;
- Deixar secar.
- Segue exemplos:
Trabalhos de monotipia - Acervo particular.
- O professor vai providenciar argolas, para unir as monotipias, formando uma cortina;
- Junto com os alunos, o professor vai perfurar os trabalhos, na parte superior e inferior, com um perfurador de papel, de modo que entre uma monotipia e outra sejam encaixadas as argolas;
- Pedir para que cada aluno encaixe as argolas e una os trabalhos por meio destas;
- Expor a cortina no corredor da escola e requisitar que os alunos façam leituras dos trabalhos
Segue exemplo:
Cortina de monotipias - Acervo particular.
- Provocar questionamentos sobre “o que vejo, o que penso e o que é”, iniciando, assim, um exercício de leitura de imagem;
- Encerrar a atividade, pedindo uma avaliação oral dos alunos sobre a vivência monotípica.
Fonte: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=5253
MONOTIPIA: UMA TRANSFERÊNCIA DE IMAGEM
- Língua Portuguesa - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Observe um trecho da entrevista cedida por Andres Sanchez a Folha de São Paulo e responda à questão.
FOLHA - O sigilo foi o maior mérito do projeto até agora?
Andres Sanchez - Esse projeto só sairá por causa do silêncio. Porque agora acabam as especulações, as maldades. Fizemos um comitê pequeno para manter o sigilo.
Mas vazou.
Infelizmente. Mas não foi pelo Corinthians.
Qual foi o papel do governo federal nisso?
Como tudo, o governo federal se preocupa com o país. A Copa do Mundo quem trouxe foi a CBF e o governo federal, então nada mais justo do que apoiar. Não vai apoiar apenas São Paulo, mas a Bahia e todos os outros Estados.
Mas nessa operação com a Odebrecht, o Lula teve alguma participação?
Não, nada de decisivo. Simplesmente ele, o governo do Estado e a prefeitura davam opiniões, tinha várias opções. E o Ricardo Teixeira [presidente da CBF] se reuniu com ele constantemente, com o governo, tudo, e chegou à conclusão que nosso projeto é o mais pronto.
Teixeira viu o projeto?
Não.
Ninguém da CBF viu?
Não. Nem dos governos federal, estadual e municipal.
Quem viu?
O Corinthians, a Odebrecht e os arquitetos.
E por que a CBF acha o projeto corintiano o mais pronto?
Porque nós temos credibilidade. Vocês podem não acreditar, mas nós temos. E eu não vou fazer como algumas pessoas fizeram e brincar com coisa muito séria. A partir do momento que eu falei, internamente, que o Corinthians tinha um projeto muito bom, todo mundo acreditou. Eu não vou ficar jogando pra lá e pra cá e daqui a seis meses falar que infelizmente não era como foi dito. Não sou irresponsável.
(http://www1.folha.uol.com.br/esporte/790806-cbf-governos-e-prefeitura-nao-viram-projeto-do-estadio-corintiano-revela-andres-sanchez.shtml, acessada em 30⁄08⁄10).
Observe um das respostas de Andres Sanches:
“ Não, nada de decisivo. Simplesmente ele, o governo do Estado e a prefeitura davam opiniões, tinha várias opções. E o Ricardo Teixeira [presidente da CBF] se reuniu com ele constantemente, com o governo, tudo, e chegou à conclusão que nosso projeto é o mais pronto.”
Os argumentos do presidente do Corinthians nesse fragmento parecem truncados. Mesmo assim há, nessa resposta, alguns vocábulos que cumprem a função de organizadores textuais. Identifique-os.
- Matemática - Fundamental | 10. Multiplicação de números naturais
Observe, a seguir, as expressões numéricas de a a d:
a. 4 + 6 x 3 b. 6 + 4 x 3 c. (4 + 6) x 3 d. 3 x (4 + 6)
Quais expressões numéricas têm como resultado o número 30?