Lucas e Marina estão brincando de adivinhar o número pensado. Lucas disse a Marina: — Pense em um número. Agora ache o dobro desse número. Encontre o dobro desse último resultado pensado. Quanto deu? — 24 — respondeu Marina.
Com essas informações, encontre o número que Marina pensou inicialmente.
Questões relacionadas
- História - Fundamental | 02. A vida familiar
41.
Podemos formular algumas hipóteses sobre quem morava naquela casa com objetos encontrados por Carlos.
Escreva algumas informações sobre o morador daquele quarto a partir das informações achadas no baú.
______________________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________________
- Geografia | 5.1 População
O gráfico a seguir mostra que o Brasil tem registrado, nos últimos anos, crescimento da violência no campo.
Assinale a alternativa que indica corretamente o que vem motivando esse fenômeno e em que região tem predominado esse tipo de ocorrência.
- Arte - Fundamental | 04. Artes visuais
MATERIAIS
- Fotos impressas de vários tipos de pássaros
- Tinta aquarela
- Pincel
- Recipiente com água
- Papel toalha
- Lápis de cor
- Caneta para retro - projetor preta ou canetinha preta
- Tinta guache branca
PROCEDIMENTOS
- O professor vai mostrar para as crianças algumas fotos de pássaros. Deixar as crianças
manusearem as fotos a vontade, e enquanto isso o professor vai falando para eles
observarem as várias de cores que possuem.
- O professor vai propor para a turma o desenho de um pássaro que vai ser colorido utilizando
as cores quentes e frias (já estudadas anteriormente).
- O professor poderá auxiliar as crianças neste desenho, fazendo junto com a turma, o
desenho, no quadro .
- Distribua o papel para as crianças e peça para elas trabalharem com a folha na posição
horizontal.
- Oriente as crianças a acompanhar o desenho feito pelo professor , no quadro.
- Comece a desenhar o pássaro no meio do papel. Comece com um grande sorriso (meio
círculo). Não o faça muito pequeno, faça pelo menos um tamanho de uma mão, mas não
muito grande para ter algum espaço para os galhos ao redor.
- Adicione um bico de um lado desenhando um ângulo ou um sinal menor
- Adicione a parte superior da cabeça desenhando um semicírculo menor como um arco-íris
- Faça uma linha diagonal no lado oposto para começar uma cauda
- Adicione outro lado da cauda e, em seguida, continue suavemente até a parte de trás e conecte-o com a cabeça
- Comece a desenhar a asa com uma forma em C abaixo da cabeça
- Continue a desenhar uma parte inferior da asa por uma linha diagonal
- Faça uma linha ondulada ou "saltadora" para as penas na borda de uma asa
- Adicione as pernas
- Adicione um olho, termine um bico, faça uma linha separando as manchas de cor da ave (meu pássaro tem cabeça + barriga de uma cor e volta + asa + cauda de cor diferente)
- Desenhe ramos ou um ninho (ou uma casa de passarinho)
- O professor deverá auxiliar as crianças no desenho, todas as vezes que achar necessário.
- Explique para as crianças que depois dos desenhos prontos, elas irão colorir o desenho,
usando somente as cores quentes e frias. Pode usar todas estas cores misturadas, no
desenho. Se for preciso, relembre a turma quais são as cores quentes e frias.
- Peça para começarem a pintar o fundo com uma cor mais clara. (basta adicionar um pouco
de água à tinta para que fique parcialmente transparente para ver as linhas de galhos e
pernas. Fale com as crianças para cobrir o fundo todo do desenho. Espere secar.
- O restante do trabalho vai ser colorido com lápis de cor.
- Verifique se a cor está contrastando com o pássaro (exemplo: pássaro amarelo + fundo azul
será um contraste bom, pássaro azul + fundo azul não é contraste).
- Colore os galhos e as pernas das aves.
-Oriente as crianças para colorir o pássaro começando com as cores mais claras. Depois, peça
as crianças para usar toda a sua criatividade e colorir o pássaro usando as cores quentes e
frias, fazendo um colorido bem alegre. Quando a ave estiver toda colorida, use um marcador
preto para fazer as pernas e contornar as asas e a cauda. Desenhe também os ramos com
marcador preto (ou lápis marrom). Use a tinta branca para adicionar penas e um
olho. Pinte as flores .
- Use cores bem alegres. Intercale cores quentes e frias para o acabamento no desenho.
- Faça uma exposição dos trabalhos na escola.
- Vai ser uma atividade muito legal e alegre!
Fonte: http://creativemoon.co/?p=442
CORES QUENTES E CORES FRIAS
- História | 6.18 Nova Ordem Mundial
No mapa acima, estão representadas as longas distâncias percorridas pelos homens na Antiguidade, quando viajar era uma atividade extremamente perigosa, tal como se depreende do texto a seguir.
Viajando por terra ou mar, arriscando suas vidas, os mercadores ficavam longe de suas famílias durante
meses ou até mesmo anos. Piratas emboscados e naufrágios eram apenas alguns dos perigos que esses bravos
tinham de enfrentar em nome de todos. Por que os mercadores continuavam a participar daquelas jornadas
[4] arriscadas? Bom, não era apenas pelo dinheiro. O alimento vendido por eles ajudava as pessoas a matarem a
fome. Eram tantos vivendo nas cidades, que não era possível cultivar a quantidade suficiente de alimento para
todos. Sem a colheita dos grãos do Egito ou sem os carregamentos de vinho da região que hoje corresponde à
[7] França e o azeite de oliva da região correspondente à Espanha, o que essas sociedades fariam?
Idem, ibidem (com adaptações).
Tendo como referência o mapa e o texto acima bem como os múltiplos aspectos por eles suscitados, julgue o item.
Na atualidade, com a expansão do comércio mundial e do processo de globalização, novos fluxos de mercadorias são instaurados e, consequentemente, novas rotas marítimas são criadas, o que acarreta a perda de importância estratégica de determinadas áreas, a exemplo do canal do Panamá, e a ascensão de outras, cujo controle se torna motivo de disputa, como ocorre com o estreito de Bósforo, por onde circulam petroleiros.
- Biologia | 3.2 Carboidratos, Lipídios, Proteínas e Enzimas
A sequência ou ordem dos aminoácidos em uma cadeia polipeptídica, fundamental para determinar a conformação espacial da proteína, é chamada de estrutura primária. A figura acima mostra, de maneira simplificada, como a sequência de nucleotídeos no gene determina a ordem dos aminoácidos da cadeia de proteína. As proteínas podem ser classificadas, segundo suas funções, como: enzimas, proteínas estruturais, proteínas de defesa e proteínas de comunicação. Mudanças na conformação espacial de proteínas estão relacionadas a inúmeras doenças.
Considerando o texto acima e aspectos a ele relacionados, julgue o item.
O número de possíveis aminoácidos é, pelo menos, 10 vezes maior que o número de nucleotídeos, uma vez que cada aminoácido será constituído pela combinação de 3 nucleotídeos diferentes.