Alguns fatores podem alterar a rapidez das reações químicas. A seguir destacam-se três exemplos no contexto da preparação e da conservação de alimentos:
1. A maioria dos produtos alimentícios se conserva por muito mais tempo quando submetidos à refrigeração. Esse procedimento diminui a rapidez das reações que contribuem para a degradação de certos alimentos.
2. Um procedimento muito comum utilizado em práticas de culinária é o corte dos alimentos para acelerar o seu cozimento, caso não tenha uma panela de pressão.
3. Na preparação de iogurte, adicionam-se ao leite bactérias produtoras de enzimas que aceleram as reações envolvendo açúcares e proteínas lácteas.
Com base no texto, quais são os fatores que influenciam a rapidez das transformações químicas relacionadas ais exemplo 1, 2 e 3, respectivamente?
Questões relacionadas
- Língua Portuguesa - Fundamental | 08. Verbo
A questão baseia-se no poema a seguir.
Floripa
Floripa era uma tulipa
Era uma tulipa negra:
Alta, magra e negra.
Não sei se é verdade, contam
Que ela dormia ao relento,
Na serra habitada de onças.
Passam meses, entram meses,
Desapareceu Floripa.
De súbito reaparece
Nos seus largos passos rítmicos.
Todos conhecem Floripa.
Floripa só fala com a sombra,
Fala, fala, gesticula,
Entre borboletas e cães.
Os vestidos de Floripa
Lembram asas voando.
Negros membros esculpidos
Com planejamentos de onda.
Floripa era louca mansa:
Por que será que os meninos
Apedrejavam Floripa?
“Floripa”. In: O menino poeta. LISBOA, Henriqueta. São Paulo: Peirópolis, 2008, p. 46.
No último verso, a forma verbal “apedrejavam” apresenta o fato como:
- Língua Portuguesa - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Professor, assista com os alunos ao vídeo Uma história de superação e altruísmo, disponível no endereço eletrônico: < https://www.youtube.com/watch?v=omJS5YVoSp4>. Em seguida, analise-o com a turma.
Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=omJS5YVoSp4>. Acesso em: 6 fev. 2017.
- Divida a turma em grupos e solicite o registro do relatório das discussões por escrito.
- Reflita com os alunos:
* Quem é a personagem com características altruístas da história? Solicite a justificativa.
Possível resposta: O dono do comércio que sente um mal súbito é a personagem com características altruístas. A história sugere que, 30 anos depois, ele continua ajudando as pessoas de forma desinteressada, sem esperar retorno. Uma característica do altruísmo é o hábito de ajudar as pessoas, diferente do ato solidário, que pode ser isolado, esporadicamente.
* Como se caracteriza a atitude do menino que se torna adulto, forma-se em medicina e ajuda o comerciante em seu momento de doença?
Possível resposta: A atitude foi solidária. O menino, já adulto, retribui a postura altruísta do comerciante há 30 anos.
* A postura altruísta do comerciante influenciou a atitude do menino 30 anos depois? Será que o médico ajudaria da mesma forma uma pessoa desconhecida, com quem não tem uma ligação ou dívida de gratidão?
Possível resposta: A atitude do comerciante motivou a atitude do médico. Quanto à resposta da segunda questão, com o exemplo do comerciante e as dificuldades do médico em sua infância, podemos acreditar na tendência das pessoas de ajudarem os outros de forma desinteressada. Mas muitas vezes as pessoas se limitam a serem solidárias em momentos específicos, campanhas sociais, datas comemorativas, grandes catástrofes, etc.
* Qual a diferença entre altruísmo e solidariedade? Vocês consideram que o altruísmo é inato ou pode ser desenvolvido nas pessoas através da educação? Após o registro das respostas, professor, solicite uma pesquisa sobre essas questões.
- Solicite aos grupos a gravação de vídeos com as pessoas da comunidade escolar sobre o tema altruísmo. Lembre os alunos de redigirem uma autorização do direito de imagem, que deverá obrigatoriamente ser assinada pelos participantes dos vídeos. Para ajudar na atividade, assista com os alunos ao vídeo Você sabe o que é altruísmo?, disponível no endereço: https://www.youtube.com/watch?v=ePQfn9RwK0A. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=ePQfn9RwK0A>. Acesso em: 06 fev. 2017.
Organize com os alunos uma mostra de vídeos para a comunidade escolar. Faça uma votação das melhores produções pelo público. Os três vídeos mais votados serão divulgados no site da escola.
- Língua Portuguesa | 1.09 Recursos Expressivos e Recursos Estilísticos
Ciente de que, no campo da criação, as inovações tecnológicas abrem amplo leque de possibilidades — ao permitir, e mesmo estimular, que o artista explore a fundo, em seu processo criativo, questões como a aleatoriedade, o acaso, a não linearidade e a hipermídia —, Leo Cunha comenta que, no que tange ao campo da divulgação, as alternativas são ainda mais evidentes: “Afinal, é imensa a capacidade de reprodução, multiplicação e compartilhamento das obras artísticas/culturais. Ao mesmo tempo, ganham dimensão os dilemas envolvidos com a questão da autoria, dos direitos autorais, da reprodução e intervenção não autorizadas, entre outras questões”. Já segundo a professora Yacy-Ara Froner, o uso de ferramentas tecnológicas não pode ser visto como um fim em si mesmo. Isso porque computadores, samplers, programas de imersão, internet e intranet, vídeo, televisão, rádio, GPD etc. são apenas suportes com os quais os artistas exercem sua imaginação.
SILVA JR., M. G. Movidas pela dúvida. Minas faz Ciências, n. 52, dez.-fev. 2013 (adaptado).
Segundo os autores citados no texto, a expansão de possibilidades no campo das manifestações artísticas promovida pela internet pode pôr em risco o(a)
- Língua Portuguesa | 1.05 Intertextualidade
(UERJ) TEXTO PARA A PRÓXIMA QUESTÃO:
Superman: 75 anos
4Não era um pássaro nem um avião. 5O verdadeiro Superman era um pacato contador passando férias num 1resort ao norte de Nova York.
Joe Shuster, um dos criadores do personagem, junto com Jerry Siegel, descansava na colônia de férias quando encontrou Stanley Weiss, jovem de rosto quadrado e porte atlético, que ele julgou ser a encarnação do herói. 6Lá mesmo, pediu para desenhar o moço que serviria de modelo para os quadrinhos dali em diante. Só neste ano, esses desenhos estão vindo à tona nos E.U.A., como parte das atividades comemorativas dos 75 anos do personagem.
Embora tenha mantido a aparência de rapagão musculoso, Superman não foi o mesmo ao longo dos anos. 7Nos gibis, oscilou entre mais e menos sarado. Na TV, já foi mais rechonchudo, até reencarnar como o 2púbere Tom Welling, da série de TV “Smallville”.
9“Desde pequeno eu sabia que Superman não existia. Mas também sabia que meu pai era o verdadeiro Superman”, brincou David Weiss, filho do modelo do herói, em entrevista à Folha de São Paulo. 8Weiss cresceu comparando o rosto do pai ao desenho pendurado na sala de casa. Mas logo Joe Shuster, que foi seu principal desenhista, acabaria cedendo espaço para novos cartunistas, que adaptaram a figura aos fatos correntes.
“Essa mudança é o segredo do Superman. Cada época precisa de um herói só seu, e ele sempre pareceu ser o cara certo”, diz Larry Tye, considerado o maior estudioso do personagem. “Nos anos 1930, ele tiraria a América da Grande Depressão. Nos anos 1940, era duro com os nazistas. Nos anos 1950, lutou contra a onda vermelha do comunismo.”E foi mudando de cara de acordo com a função.
Invenção dos judeus Jerry Siegel e Joe Shuster, Superman também é visto como um paralelo da história de Moisés, a criança exilada que cresce numa terra estrangeira e depois se apresenta como um salvador. A aparência é um misto do também personagem bíblico Sansão, do deus grego Hércules e de acrobatas de circo. Mas há quem atribua, até hoje, a dualidade do personagem, que se alterna entre o 3nerd indefeso, tímido e de vista fraca (como Joe Shuster) e um super-herói possante, à origem judaica dos seus criadores.
“É o estereótipo judeu do homem fraco, tímido e intelectual que depois se revela um grande herói”, diz Harry Brod, autor do e-book Superman Is Jewish? (Superman é judeu?), lançado nos E.U.A. em novembro passado. “Ele é a versão moderna de Moisés: um bebê de Krypton enviado à Terra, que desenvolve superpoderes para salvar o seu povo.”
Segundo Brod, a analogia é tão nítida que os nazistas chegaram a discutir a suposta relação em revistas de circulação interna do regime. Mas, para ele, Hollywood e o tempo suavizaram o paralelo, transformando Superman numa releitura de Jesus Cristo. “Sua figura foi se tornando mais cristã com o tempo”, diz Brod. ”Não importa a religião. A ideia de um fracote que se torna um herói não deixa de ser uma fantasia universal.”
Silas Martí. Adaptado de folha.uol.com.br, 03/03/2013
1resort − hotel com área de recreação
2púbere − adolescente
3nerd − pessoa muito estudiosa
Não era um pássaro nem um avião. (ref. 4)
A primeira frase do texto remete às perguntas feitas por personagens que observavam intrigados o voo do Super-homem em suas muitas histórias: É um pássaro? É um avião? Não! É o Super-homem!
Essa primeira frase configura um recurso da linguagem conhecido como:
- Física | B. Vetorial
(UEFS) Considerando um corpo lançado horizontalmente nas proximidades da superfície terrestre, desprezando a resistência do ar e sendo g a aceleração da gravidade, é correto afirmar: