Os alunos de uma escola de teatro finalizaram a montagem de uma peça e convidaram amigos e familiares para assistirem. Foram feitas duas apresentações por dia, durante quatro dias.
Veja o gráfico que compara a quantidade de pessoas que assistiram à peça em cada sessão.
A peça de teatro teve maior público:
Questões relacionadas
- Arte - Fundamental | 04.4. Escultura
MATERIAIS
- Argila - cores variadas
- Palitinhos de picolé
- Recipiente com água
- Pano para limpeza
PROCEDIMENTOS
- Se inspirando nas flores pintadas por Diego Rivera, a proposta para esta aula é a modelagem
de flores utilizando a argila.
- O professor vai fazer grupos de até 04 alunos.
- Distribua a argila para os grupos.
- Distribua argilas de cores diferentes para depois de queimadas os alunos verem os resultados
de cores variadas que o barro tem.
- Em um primeiro momento, deixe os alunos apertarem, fazer rolinhos, bolinhas, brincar com a
argila para eles conhecerem o material.
- Proponha aos alunos a construção de flores. Incentive-os a modelar tipos variados de flores.
- Deixe os alunos criarem à vontade e fazerem quantas flores quiser.
- Auxilie os alunos quando achar necessário.
- Não esquecer de pedir aos alunos para colocar o nome nas flores modeladas.
- Depois que todas as flores estiverem modeladas, coloque para secar.
- Explique para os alunos que todas as peças modeladas com argila tem que passar por uma
queima, para elas ficarem resistentes. Geralmente estas queimas são feitas em ateliês de
cerâmica.
- O professor vai levar as flores para queimar em um ateliê de cerâmica.
- Quando estiver tudo queimado e o professor for buscar as flores, proponha a turma a ir
visitar o ateliê de cerâmica, para que possam conhecer o belo trabalho de um ceramista.
- Todos vão adorar esta visita.
- De volta a escola, com as flores queimadas , converse com a turma e mostre a variedade de
cores que o barro tem. Mostre as formas diferentes que foram modeladas. Os alunos vão
adorar.
- Monte uma exposição na escola.
Fonte: http://analuciaceramica.blogspot.com/2010/05/flores-de-ceramica.html
Fonte: http://www.essenciasedecoracoes.com.br/produtos/categorias/id/115/varetas-e-saches.php
O VOLUME NO ESPAÇO TRIDIMENSIONAL
- Biologia | 11.2 Sistema Respiratório
A figura ilustra um dos tipos de transporte de substâncias através da membrana celular.
Tal processo ocorre nas células sanguíneas e nas células que revestem os alvéolos
pulmonares, possibilitando:
- Matemática | 1.7 Razão, Proporção e Regra de Três
O esporte de alta competição da atualidade produziu uma questão ainda sem resposta: Qual é o limite do corpo humano? O maratonista original, o grego da lenda, morreu de fadiga por ter corrido 42 quilômetros. O americano Dean Karnazes, cruzando sozinho as planícies da Califórnia, conseguiu correr dez vezes mais em 75 horas.
Um professor de Educação Física, ao discutir com a turma o texto sobre a capacidade do maratonista americano, desenhou na lousa uma pista reta de 60 centímetros, que representaria o percurso referido.
Disponível em: http://veja.abril.com.br. Acesso em: 25 jun. 2011 (adaptado).
Se o percurso de Dean Karnazes fosse também em uma pista reta, qual seria a escala entre a pista feita pelo professor e a percorrida pelo atleta?
- História - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Leia as informações a seguir.
Mesmo com o surgimento da filosofia, os gregos continuaram cultuando os seus deuses e recontando os seus mitos. O fato de se atribuir a uma deusa a qualidade de protetora da razão é um exemplo da convivência pacífica entre a religião e a filosofia na Grécia Antiga. Essa aparente oposição também pode ser percebida na nossa sociedade.
Apresente um exemplo que possa justificar a frase destacada no texto.
- Biologia | 8.2 Vírus e Viroses
Da doença à saúde: os caminhos dos patógenos e das epidemias
Um mapa-múndi repleto de setas intercontinentais em todas as direções. A princípio, poderíamos pensar em fluxos comerciais, rotas aéreas, correntes marítimas, migrações. Ninguém diria, entretanto, tratar-se de um intercâmbio invisível aos olhos: o de microrganismos. Vírus e bactérias geneticamente muito semelhantes aos que hoje circulam já estavam presentes no ancestral. Herpes e papilomavírus humano (HPV), por exemplo, assim como o bacilo da tuberculose, seguiram infectando os ancestrais como o Homo erectus, o Homo ergaster e o Homo habilis, até chegarem à linhagem do homem moderno. Durante os séculos XVIII e XIX, o continente europeu sofreu ainda com epidemias, como as de febre amarela e febre tifoide. Com a Revolução Industrial e a urbanização, veio a proliferação de doenças como tuberculose, diarreia e daquelas que se beneficiavam da velocidade de locomoção, propiciada pelas embarcações a vapor, para chegarem ativas do outro lado do mundo, como a cólera. A dengue saiu da Índia, em 1960, para a África e chegou à América em 1990. Doenças também podem retornar por falhas ou ausência de serviços de saúde pública relativos a cobertura vacinal (como no caso da coqueluche, que hoje voltou a ser considerada emergente), fornecimento de água de qualidade, saneamento e recolhimento/tratamento de lixo.
Michele Gonçalves. In: Internet: <www.comciencia.br> (com adaptações).
Considerando o tema abordado no texto acima e aspectos diversos a ele relacionados, julgue o item a seguir.
Nas áreas urbanas, mosquitos da espécie Aedes aegypti são o principal vetor de doenças como a febre amarela e a recém-chegada ao Brasil febre chikungunya.