A prefeitura de Santo André resolveu realizar uma pesquisa com os moradores do bairro Santa Terezinha a fim de descobrir como estava sendo feita a reciclagem de óleo. Com os dados levantados eles elaboraram o seguinte gráfico:
RECICLAGEM DE ÓLEO NO BAIRRO SANTA TEREZINHA
Analise o gráfico e responda:
Em que mês foi possível verificar a maior diferença de reciclagem entre moradores e indústrias? _________________.
Justifique sua resposta. _______________________________________________________ .
Questões relacionadas
- Língua Portuguesa | 1.02 Conhecimento Prévio
Iscute o que tô dizendo,
Seu dotô, seu coroné:
De fome tão padecendo
Meus fio e minha muié.
Sem briga, questão nem guerra,
Meça desta grande terra
Umas tarefa pra eu!
Tenha pena do agregado
Não me dêxe deserdado
PATATIVA DO ASSARÉ. A terra é naturá. In: Cordéis e outros poemas. Fortaleza: Universidade Federal do Ceará, 2008 (fragmento).
A partir da análise da linguagem utilizada no poema, infere-se que o eu lírico revela-se como falante de uma variedade linguística específica. Esse falante, em seu grupo social, é identificado como um falante:
- Língua Portuguesa - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Texto para a questão
Relógio
Passa, tempo, tic-tac
Tic-tac, passa, hora
Chega logo, tic-tac
Tic-tac, e vai-te embora
Passa, tempo
Bem depressa
Não atrasa
Não demora
Que já estou
Muito cansado
Já perdi
Toda a alegria
De fazer
Meu tic-tac
Dia e noite
Noite e dia
Tic-tac Tic-tac
Tic-tac... MORAES, Vinicius de. A Arca de Noé. 18. ed. Rio de Janeiro: José Olympio, 1987. p. 28-29.
Para imitar o barulho do relógio, o poema:
- Língua Portuguesa | 1.3 Intenção do Texto
Urgência emocional
Se tudo é para ontem, se a vida engata uma primeira e sai em disparada, se não há mais tempo para paradas estratégicas, caímos fatalmente no vício de querer que os amores sejam igualmente resolvidos num átimo de segundo. Temos pressa para ouvir “eu te amo”. Não vemos a hora de que fiquem estabelecidas as regras de convívio: somos namorados, ficantes, casados, amantes? Urgência emocional. Uma cilada. Associamos diversas palavras ao AMOR: paixão, romance, sexo, adrenalina, palpitação. Esquecemos, no entanto, da palavra que viabiliza esse sentimento: “paciência”. Amor sem paciência não vinga. Amor não pode ser mastigado e engolido com emergência, com fome desesperada. É uma refeição que pode durar uma vida.
MEDEIROS, M. Disponível em: http://porumavidasimples.blogspot.com.br. Acesso em: 20 ago. 2017 (adaptado).
Nesse texto de opinião, as marcas linguísticas revelam uma situação distensa e de pouca formalidade, o que se evidencia pelo(a)
- História | 5.4 Absolutismo
TEXTO I
O Estado sou eu.
Frase atribuída a Luís XIV, Rei Sol, 1638-1715. Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br. Acesso em: 30 nov. 2011.
TEXTO II
A nação é anterior a tudo. Ela é a fonte de tudo. Sua
vontade é sempre legal; na verdade é a própria lei.SIEYÈS, E-J. O que é o Terceiro Estado. Apud. ELIAS, N. Os alemães: a luta pelo poder e aevolução do habitus nos séculos XIX e XX.
Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1997.
Os textos apresentados expressam alteração na relação entre governantes e governados na Europa. Da frase atribuída ao rei Luís XIV até o pronunciamento de Sieyès, representante das classes médias que integravam o Terceiro Estado Francês, infere-se uma mudança decorrente da
- História - Fundamental | 14. A Europa Feudal
Leia o texto a seguir.
[...] no período feudal, a terra produzia praticamente todas as mercadorias de que se necessitava e, assim, a terra e apenas a terra era a chave da fortuna do homem. A medida de riqueza era determinada por um único fator – a quantidade de terra.
HUBERMAN, Leo. História da riqueza do homem. 21. ed. rev. São Paulo: Livros Técnicos e Científicos, 1986. p. 10. Adaptado.
Por que a terra era tão importante na sociedade medieval?