Gregório de Matos definiu, no século XVII,o amor e a sensualidade carnal.
O Amor é finalmente um embaraço de pernas, união de barrigas, um breve tremor de artérias.
Uma confusão de bocas, uma batalha de veias, um rebuliço de ancas, quem diz outra coisa é besta.
VAINFAS, R. Brasil de todos os pecados. Revista de História. Ano1. n°1. Rio de Janeiro:
Biblioteca Nacional. nov. 2003.
Vilhena descreveu ao seu amigo Filopono, no século XVIII, a sensualidade nas ruas de Salvador.
Causa essencial de muitas moléstias nesta cidade é a desordenada paixão sensual que atropela e relaxa o rigor da Justiça, as leis divinas, eclesiásticas, civis e criminais. Logo que anoitece, entulham as ruas libidinosos, vadios e ociosos de um e outro sexo. Vagam pelas ruas e, sem pejo, fazem gala da sua torpeza.
VILHENA. L.S. A Bahia no século XVIII. Coleção Baiana. v.1. Salvador: Itapuã, 1969 (adaptado).
A sensualidade foi assunto recorrente no Brasil colonial. Opiniões se dividiam quando o tema afrontava diretamente os “bons costumes”. Nesse contexto, contribuía para explicar essas divergências
Questões relacionadas
- Física | 2.6 Hidrostática
(UNIT) A densidade de uma substância indica a quantidade de massa existente em uma unidade de volume. Considere que uma substância A tem densidade 0,5 g/cm³ e outra substância B, miscível com A, tem densidade 0,8 g/cm³. Misturam-se um volume V da substância B com um volume 2V da substância A.
Nessas condições, a densidade da mistura, em kg/m³, é
- História | 2.3 Segundo Reinado
Mulheres naturalistas raramente figuraram na corrida por conhecer terras exóticas. No século XIX, mulheres como Lady Carlotte Canning eventualmente coletavam espécimes botânicos, mas quase sempre no papel de esposas coloniais, viajando para locais onde seus maridos as levavam e não em busca de seus próprios projetos científicos.
SOMBRIO, M. M. O. Em busca pelo campo - Mulheres em expedições científicas no Brasil em meados do século XX. Cadernos Pagu, n. 48, 2016.
No contexto do século XIX, a relação das mulheres com o campo científico, descrita no texto, é representativa da
- Matemática - Fundamental | 3.3 Centena
Texto base: Jairo precisa contar o dinheiro que está na caixa registradora de seu açougue. Na caixa há:
NOTAS
R$ 100,00
R$ 50,00
R$ 20,00
R$ 10,00
R$ 5,00
QUANTIDADE
1
2
2
1
2
Enunciado:
Ajude Jairo a contar o dinheiro e marque a alternativa com o valor encontrado:
- Geografia | 6.6 Politica Econômica
Os governos de alguns países subdesenvolvidos adotaram efetivamente o modelo neoliberal a partir dos anos 1990, para se alinhar ao modelo político e econômico mundial, expresso pelas ações governamentais de atração de capitais estrangeiros, viabilizando sua fluidez e contribuindo para o consequente sucesso dos investimentos externos.
De acordo com o texto e seus conhecimentos sobre o neoliberalismo, assinale a alternativa correta.
- Arte - Fundamental | 05. Processo de Criação
- O professor introduzirá o tema, levantando entre os alunos, seus conhecimentos e
envolvimento com a fotografia. Isso pode ser feito através de debate com perguntas
norteadoras como as exemplificadas abaixo:
- - Você tem o hábito de fotografar o quê?
- - Que tipo de aparelho é usado para realizar suas fotografias?
- - Seus pais têm muitas fotos de antes de você nascer?
- - E seus avôs?
- - Na sua casa tem, ou já teve algum aparelho fotográfico não digital?
- - Você tem ideia de quando surgiu a fotografia?
- Com essa última pergunta, o professor aprofundará na história da Fotografia enquanto
técnica de registro de imagens.
https://www.infoescola.com/artes/fotografia/
possuem apanhados históricos e bem ilustrados das invenções que possibilitaram a criação
da técnica fotográfica tal qual conhecemos hoje.
- Mostre para a turma algumas imagens de aparelhos que visam ilustrar melhor a evolução dos
aparelhos fotográficos existentes no decorrer da história.
Câmera escura.
Disponível:
http://t2.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcQ1ochLWu8_gy-SBC1QijEH9dxWBRoomAwKDXd7Asi9qytT3aFJ
http://t1.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcRs2Fka3krtjI7Rd2_iFyxx_nABJ6DVDfVhfz7xBYmz12M8SSwLSg
Câmera lúcida
Disponível: http://t2.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcTRlG4ekmgx6jlNLxEed0chNHsXhpbD7P6R0zit0HHAn_hn1JXz
http://t0.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcQGp4z2xIVsXgSexueAxzUnCIHknbQ7o0RR1eAJ6Tf3nqaER5OpxA
Película
Disponível: http://t2.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcTCgH7WBPAegh5T-ns_S3auHmobhhAA_cMcUDjip4On9K5zXC9V
- Se for possível, o professor pode trazer fotos e aparelhos fotográficos antigos, bem
negativos em película e em vidro para que os alunos possam manuseá-los.
- O professor deve levantar com os alunos as diferentes funções da fotografia na sociedade
contemporânea. Também nesse caso, algumas perguntas podem nortear o debate:
- - Onde vemos imagens fotográficas hoje?
- - Quais as funções dessas imagens?
- - Essas imagens representam, necessariamente, a realidade?
- Para cada uma das funções levantadas, é interessante que se apresente imagens para serem
projetadas em aula. É importante que, durante a exibição das imagens, o professor estimule
os alunos a evidenciar todas as informações presentes em cada foto.
Disponível: http://t0.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcTU-%20mCHB8q9D3XKr1loWInjsnkgg7dZ04ALvu_vzcseqs0wiRAsxQ
http://t1.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcQAXMgxdjgEesfPF7MZ1RoRd3cxDGFNPc22dKFB2u1n4CvMFqKnbQ
http://t3.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcRNg6GmpWFUIyL26LPNc7I9_VS8Y4FmnPKS8juUvJFxSlz9_3rQ
http://t0.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcQVXfUyc1wMf4KPlZd6GEy8xksGRP6Bbhfkzjuj49XrgA0NOXI6
http://t3.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcQg771SQiV3HbT_E8DNfz9rLS0g39CxUOmLNMyNlXFfkstXu0wn
http://t1.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcQ-X5Q07QKMcsYj4eRMPuJ0K-iS2WOFvSXL7PQLcXj3EFiVX20f
http://t3.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcQo03fLng3meYJSSua0EyiMhq_5y667Kgs1g99l04o7R-v_BXd0
http://t0.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcR53HmDcGLK8IrOGz3KTV9OVdEOcl2hZ9zLPTD-sef-v3MzIHRW
http://t0.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcS1lAbcUtp5us6bcPRvSTgGnjwDUdqomzD6R-lD7FqPH4aBybteiw
http://t2.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcT2kOkRg6zBEvyuH1VHTfYZiawnOPuTIghrYn--g4poo75B2neksA
http://t2.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcQXGNoMPCr4sF4xdrp6XINvFmyDku9YNOSX4gcrpobEz69r57Z_ZQ
http://t1.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcSRn1GaOKQe0gGbN9N7qQ_J_zPh-1FLeks0XDqo8LO4VWLm-wvjYg
- Para auxiliar na discussão sobre as funções da fotografia e a diferença entre fotografia artística e documental, o professor pode se valer do texto "Fotografia e História" de Ana Maria Mauad, presente no site : http://www.historia.uff.br/tempo/artigos_dossie/artg2-%204.pdf
- Uma vez entendidas as diferentes funções da fotografia, o professor iniciará a parte prática
dos trabalhos.
- Os alunos terão que planejar, em sala, um ensaio fotográfico artístico individual, cujo tema
será o cotidiano pessoal de cada um.
- Para auxiliá-los, o professor deve apresentar aos alunos o
site http://www.dicasdefotografia.com.br/ com dicas sobre fotografia e projetar imagens
chamando atenção para as atividades cotidianas que cada um pode retratar com um olhar
artístico.
- Durante a aula os alunos mostrarão suas ideias ao professor que poderá sugerir ângulos, uso
da fotografia colorida ou preta e branca, distância etc.
- Os alunos terão uma semana para realizar no mínimo 5 fotografias e no máximo 10.
- Cada aluno terá de apresentar um trabalho individual, mas o professor pode sugerir que eles
montem grupos para se auxiliarem.
- As fotos devem ser entregues em mídias digitais e podem ser realizadas com máquinas
fotográficas ou celulares.
- Com as fotografias prontas, o professor deve projetá-las em aula para que todos os alunos
possam apreciá-las e discuti-las. Em seguida, deve escolher um local na escola para que os
trabalhos sejam expostos, impressos ou revelados de acordo com as possibilidades da escola. - Essa exposição deve ser organizada junto aos alunos para que eles debatam sobre a melhor disposição para a apresentação de seus trabalhos.
Fonte: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=41475