As imagens revelam que os seres humanos
Questões relacionadas
- História - Fundamental | 09. Nordeste Açucareiro
Leia o texto a seguir.
Sob o comando de Maurício de Nassau, o Nordeste açucareiro parecia desfrutar de um período próspero. No entanto, enquanto Nassau favorecia os senhores de engenho, o governo holandês gastava boa parte de seus lucros com as guerras em prol de sua independência.
Esses conflitos esvaziaram os cofres do Estado holandês, que a partir de então não tinha mais condições de bancar a produção açucareira no Brasil. Com isso, a Companhia de Comércio foi pressionada a cobrar suas dívidas junto aos senhores de engenho nordestinos. Inconformados com a mudança na política colonial holandesa, vários proprietários de terra da região começaram a se opor à presença dos holandeses. Dava-se início a uma sequência de conflitos que marcaram a chamada Insurreição Pernambucana.
Disponível em: http://www.mundoeducacao.com.br/historiadobrasil/insurreicao-pernambucana.htm. Acesso em 5 jun. 2013.
O movimento descrito no texto tornou possível a
- Química | A. Modelos Atômicos(UFJF-PISM) Desde a Grécia antiga, filósofos e cientistas vêm levantando hipóteses sobre a constituição da matéria. Demócrito foi uns dos primeiros filósofos a propor que a matéria era constituída por partículas muito pequenas e indivisíveis, as quais chamaram de átomos. A partir de então, vários modelos atômicos foram formulados, à medida que novos e melhores métodos de investigação foram sendo desenvolvidos. A seguir, são apresentadas as representações gráficas de alguns modelos atômicos:Assinale a alternativa que correlaciona o modelo atômico com a sua respectiva representação gráfica.
- Arte - Fundamental | 05.1. Sombra e simetria
MATERIAL
- Foto “Homem Vitruviano – Leonardo da Vinci” – impressa em tamanho grande
- Cartolina branca
- Tinta guache na cor ocre
- Rolinho para pintura
- Régua
PROCEDIMENTOS
- O professor deverá falar um pouco com as crianças sobre as características físicas
externas do corpo humano (as suas partes, a quantidade de membros, etc), bem
como diferentes formas de representação desse corpo (desenho, contorno, escultura,
etc).
- O professor vai colocar a fotografia do “Homem Vitruviano” em frente a sala onde
todas as crianças possam visualizá-la.
- O professor vai apresentar para a turma a obra “Homem Vitruviano” realizando as
seguintes indagações:
. o que vocês estão vendo?
. Que cor Leonardo Da Vinci utilizou nesta gravura?
. O que ele quis representar?
. Como estão os braços desse homem?
. Que sensação nos traz?
Disponível: https://pt.wikipedia.org/wiki/Homem_Vitruviano_(desenho_de_Leonardo_da_Vinci)
- Depois deste momento o professor vai sugerir a turma representar a obra “Homem
Vitruviano – Leonardo da Vinci” , através da fotografia.
- Para isso, pedir para os alunos observarem: que cor tem o fundo que está atrás do
corpo representado? Quais as formas geométricas que estão desenhadas?
- Após os questionamentos, o professor vai sugerir a criação de um painel que servirá
de fundo para fotografar cada crianças como “O Homem Vitruviano” de Leonardo Da
Vinci.
- O professor vai separar a turma em grupo de até 04 alunos.
- O professor vai distribuir para cada grupo uma cartolina. Colocar sobre a mesa para
que o grupo pinte o fundo.
- Cada criança vai receber um rolinho para ajudar na pintura do painel.
- Depois de pronto, o professor vai desenhar as formas geométricas (círculo e
quadrado) que ficam no fundo da obra.
- O professor deverá enviar com antecedência para os pais a solicitação para que as
crianças tragam roupas de banho para posarem para a fotografia.
- Colocar o painel fixado na parede . Cada criança fica na frente do painel, reproduz o
gesto que a imagem de Da Vinci nos sugere (braços abertos) e o professor tira a
fotografia.
- Depois de todas as fotos tiradas, o professor vai revelar as fotos em Sépia, e montar
uma exposição . Convide os pais para visitarem a exposição.
Fonte:http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=2418
O CLARO E O ESCURO DE LEONARDO DA VINCI
- Geografia | 5.3 Urbanização
(ENEM 2009 1ªAPLICAÇÃO) A mais profunda objeção que se faz à ideia da criação de uma cidade, como Brasília, é que o seu desenvolvimento não poderá jamais ser natural. É uma objeção muito séria, pois provém de uma concepção de vida fundamental: a de que a atividade social e cultural não pode ser uma construção. Esquecem-se, porém, aqueles que fazem tal crítica, que o Brasil, como praticamente toda a América, é criação do homem ocidental.
PEDROSA, M. Utopia: obra de arte. Vis – Revista do Programa de
Pós-graduação em Arte (UnB), Vol. 5, n. 1, 2006 (adaptado).As ideias apontadas no texto estão em oposição, porque
- Geografia | 5.2 Migração
Até 1970, a região metropolitana de São Paulo foi a “Pasárgada” brasileira: ali se instalaram as principais indústrias, com os melhores empregos. Com a crise de 1980 e a interrupção do ciclo de expansão econômica do país, ocorreu uma reestruturação do mercado de trabalho, e o mapa migratório brasileiro começou a apontar para novas direções.
L. P. Juttel. Rotas migratórias: norte e centro-oeste, novos polos de migração. In: Ciência e Cultura, v. 59, n.o 4, 2007 (com adaptações).
Com relação ao assunto tratado no texto acima, julgue o item subsequente.
Apesar de ter representado, no passado, um estímulo à interiorização da população brasileira, o Distrito Federal chegou ao século XXI sem que tivesse sido consolidada uma região metropolitana na região Centro-Oeste