Leia as informações da tabela para resolver a questão.
COMPARAMOS OS VENCIMENTOS DE PREFEITOS E VEREADORES NAS 26 CAPITAIS. CONFIRA QUEM GANHA MAIS
por Luisa Brasil | 09 de Janeiro de 2013
Disponível em: http://vejabh.abril.com.br/edicoes/comparamos-vencimentos-prefeitos-vereadores-26-capitais-confira-quem-ganha-mais-730109.shtml. Acesso em 10 mar. 2013.
Como o número que indica o salário de um vereador em porto Velho pode ser decomposto?
Questões relacionadas
- Matemática | 15.2 Reta
(ACAFE) Considere o retângulo da figura abaixo, com um lado contido na reta s : x – 2 = 0, o outro no eixo das abscissas e um vértice P na reta r que passa pelos pontos A (10,0) e B (2,8).
O valor da área máxima do retângulo hachurado, em unidades de área, equivale a:
- Matemática | 1.06 Razão, Proporção e Regra de Três
No vazamento de petróleo da empresa americana Chevron do último dia 7 de novembro, na bacia de Campos/RJ, a mancha de óleo na superfície do mar assumiu grandes dimensões e teve seu pico de área entre os dias 12 e 14 daquele mês. O vazamento levou dias para ser contido, pois o petróleo continuava a escapar por fissuras, como mostrado na foto.
A figura mostra, de forma hipotética e aproximada, em azul escuro, as áreas da mancha de óleo na superfície do mar.
Dados 1 dm3 = 1 L e π ≈ 3 e sabendo que a altura média da lâmina de óleo sobre as águas era de 0,003 mm e que 1 barril de petróleo cru contém 160 litros de óleo, o número aproximado de barris que vazaram no incidente foi
- Arte - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Bichos do Xingu
Materiais
- Computador com projeção para exibição do vídeo
- Papéis e lápis para anotações
- Bandejas de isopor quadradas
- Tinta guache de cores variadas
- Rolinhos para entintagem
- Papel para impressão em tamanhos diversos
Atividade
- Exiba o vídeo a seguir para os alunos:
- Grafismo Indígena: Asurini do Xingu. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=onah4R4uhUE. Acesso em: 03 mar. 2017.
- Conversem um pouco sobre o que o vídeo mostra e proponha que cada aluno crie um grafismo para um animal que conhece ou com o qual convive;
- Definido o desenho final, que deve ser simples e geométrico, peça que façam em um formato padrão, de 6x6cm, de maneira que caiba nas bandejinhas de isopor quadradas, ainda deixando uma margem;
- Eles devem transpor o desenho para a bandejinha, utilizando uma caneta esferográfica ou mesmo um lápis, afundando o desenho na bandeja;
- Para a impressão, deixe uma bandejinha com tinta e use o rolinho para entintar as matrizes. Em seguida, transponha para o papel a imagem, pressionando o papel sobre a bandejinha entintada. Faça com os alunos algumas impressões;
- Por fim, organize uma roda de conversa para incentivar os alunos a explicarem como produziram esses grafismos, como pensaram do animal para o símbolo final obtido.
- Química
Sobre os combustíveis usados como fontes de energia disponíveis atualmente, identifique entre as proposições abaixo, a verdadeira.
- Matemática | 1.01 Quatro Operações Fundamentais e Expressões Numéricas
Devido ao fuso horário, uma pessoa que sai da cidade de São Paulo às 8h40 da terça-feira aterrissa em Tóquio às 18h05 da quarta-feira, mas, após acertar seu relógio, observa que já são 6h05 da quinta-feira, no horário do Japão. Um empresário que mora em Tóquio possui negócios em São Paulo. Em sua agenda, está prevista uma viagem de trabalho até a capital paulista, por isso, ele pegará um voo com duração de 44 horas e 25 minutos.
Se o voo desse empresário sai de Tóquio às 13h50 do domingo, considerando o horário local de São Paulo, ele irá aterrissar às