Leia o texto e responda a questão.
Escreva duas características do de cada povo:
Questões relacionadas
- Biologia | 12.8 Impactos Ambientais
A importância dos povos indígenas para a proteção de florestas
Jennifer Ann Thomas
Enquanto áreas privadas registram índices mais
altos de desmatamento, terras indígenas são
conhecidas como barreiras contra o
desmatamento.
[5] A situação dramática dos indígenas
Yanomamis em Roraima evidenciou como este
povo foi negligenciado durante anos, a ponto de a
Polícia Federal abrir um inquérito para investigar
se houve crime de genocídio contra a etnia.
[10] Estima-se que cerca de 28.000 indígenas vivam na
Terra Indígena Yanomami, a maior reserva
indígena do Brasil.
Em 2022, o número de garimpeiros no
território, que exploram ouro de forma ilegal,
[15] passou de 20.000 indivíduos. O garimpo ilegal é
associado à contaminação por mercúrio, ao
aumento da violência e à exploração sexual, além
de ser um crime ambiental que explora recursos
naturais do país.
[20] Os povos originários do Brasil são parte da
história e da formação cultural do país. Além da
riqueza cultural associada aos diversos modos de
vida, às línguas e aos saberes tradicionais, os povos
indígenas são reconhecidos como os maiores
[25] guardiões das florestas no mundo.
De acordo com um levantamento do
MapBiomas, “os territórios indígenas estão entre
as principais barreiras contra o avanço do
desmatamento no Brasil. Nos últimos 30 anos, as
[30] terras indígenas perderam apenas 1% de sua área
de vegetação nativa, enquanto nas áreas privadas
a perda foi de 20,6%”.
Segundo a Organização das Nações
Unidas, povos indígenas representam cerca de 5%
[35] da população mundial, ao mesmo tempo em que
correspondem de 10% a 30% das pessoas mais
pobres do mundo.
Em um estudo publicado no periódico
Current Biology em novembro de 2022, que
[40] analisou o impacto de terras indígenas protegidas
em florestas tropicais, os pesquisadores
escreveram que “áreas indígenas protegidas
tiveram o maior efeito protetor sobre a
integridade da floresta e a menor intensidade de
[45] uso da terra em relação às terras indígenas, áreas
protegidas e controles não protegidos”.
As imagens chocantes que mostraram as condições
em que vivem os Yanomamis do Brasil
evidenciaram como um povo inteiro está
[50] ameaçado. Em nota, o Ministério Público Federal
(MPF) afirmou que “a grave situação de saúde e
segurança alimentar sofrida pelos povos
Yanomamis resulta da omissão do Estado brasileiro
em assegurar a proteção de suas terras”. Proteger
[55] os povos originários é defender, também, a
história, a cultura e o meio ambiente do Brasil.
https://veja.abril.com.br/agenda-verde/a-importancia-dospovos-indigenas-para-a-protecao-de-florestas/ 25 jan 2023.Texto adaptado.
O objetivo do texto é
- Biologia | 13.1 Conceitos Básicos
No processo de síntese de certa proteína, os RNA transportadores responsáveis pela adição dos aminoácidos serina, asparagina e glutamina a um segmento da cadeia polipeptídica tinham os anticódons UCA, UUA e GUC, respectivamente.
No gene que codifica essa proteína, a sequência de bases correspondente a esses aminoácidos é :
- História - Fundamental | 02. A vida familiar
PROPOSTA DE ATIVIDADES
1. Primeiro passo
1.1. a) Professor, peça aos alunos que observem as imagens.
b) Escrevam acima das fotos os sentimentos que devem prevalecer na convivência com o outro no fazer empreendedor, referentes a elas: fidelidade, amizade, solidariedade, amor, vínculos familiares.
Disponível em:<http://www.guia.heu.nom.br/images/solidariedade2.jpg> Acesso em: 03 jan. 2018.
Disponível em:<http://ucanr.org/blogs/LatinoBriefs/blogfiles/11951.jpg> Acesso em: 03 jan. 2018.
Disponível em:<http://www.blogdovelhinho.com.br/wp-content/uploads/2015/10/Amizade-crian%C3%A7as.jpg> Acesso em: 03 jan. 2018.
2. Segundo passo
2.1. Professor, pergunte aos alunos:
a) Quais foram os dois sentimentos que não foram representados nas fotos?
b) Vocês acham que amor e fidelidade podem estar junto com qual ou quais fotos? Por quê?
3. Terceiro passo
3.1. Professor, leia e comente com a turma o texto de Padre Fábio de Melo.
3.2. Peça aos alunos que marquem no texto todas as frases que têm a palavra oportunidade.
Solicite aos alunos que, em grupos, escolham uma dessas frases e faça uma dramatização. Depois, apresentem para os colegas.
A gente não pode perder as oportunidades de interferir de maneira positiva na vida do outro. É nossa missão como pessoas! Você tem a oportunidade de ser caminho.
Agora se você é um caminho que chega a um lugar bom, muita gente vai querer passar por você. Mas se você tem fama e já se transformou, fez questão de ser um caminho onde só passam coisas ruins, é bem provável que você irá ficar sozinho e vazio ao longo de sua vida. Seja um caminho bom! Muita gente vai querer passar por ele. E você deve deixar essas pessoas passarem de maneira respeitosa.
[...] As pessoas vão passar pela nossa vida e à medida que você tiver a oportunidade de ser este lugar por onde elas passam, seja o melhor caminho que você puder ser. [...] Se ele veio até você é porque ele descobriu o seu valor. [...] É quando se descobre que há um jeito interessante de você transformar o mundo...
Disponível em:<https://www.pensador.com/frase/NTc1MzQw/> Acesso em: 03 jan. 2018.
- Química | B. Espacial
A busca por substâncias capazes de minimizar a ação do inseto que ataca as plantações de tomate no Brasil levou à síntese e ao emprego de um feromônio sexual com a seguinte fórmula estrutural:
Uma indústria agroquímica necessita sintetizar um derivado com maior eficácia. Para tanto, o potencial substituto deverá preservar as seguintes propriedades estruturais do feromônio sexual: função orgânica, cadeia normal e a isomeria geométrica original.
A fórmula estrutural do substituto adequado ao feromônio sexual obtido industrialmente é:
- Geografia | 6.1 Agricultura
O gráfico triangular acima apresenta a estrutura de utilização das terras dos estabelecimentos agropecuários em cada região brasileira (dados do último Censo Agropecuário do IBGE, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, de 2006).
(Adaptado de Marcelo Martinelli, Mapas, gráficos e redes. Elabore você mesmo. São Paulo: Oficina de Textos, 2014, p. 56.)
Cada ponto representa uma região brasileira. Identifique cada região: