Observe as imagens.
1)
2)
3)
4)
5)
Escreva, abaixo de cada imagem, a legenda correta para cada foto. Utilize as legendas seguir.
Anos 1990: menina com blocos de encaixe
Anos 1980: menino jogando no computador
Anos 1950: menino com blocos de madeira
Anos 1960: meninos brincando na gangorra
Anos 1970: menina em casa com seus brinquedos
Quais são as três imagens mais antigas? Por quê?
Quais são as três imagens mais atuais? Por quê?
Questões relacionadas
- Sociologia - Fundamental | 6. Relações de Poder
(Ufu 2018) Com relação à noção de estado de natureza, que é o estado em que os seres humanos se achavam antes da formação da sociedade, podem-se identificar, na filosofia política moderna, três tendências:
1. Os seres humanos são naturalmente egoístas e, no estado de natureza, se achavam numa guerra de todos contra todos daí que, por medo uns dos outros, aceitam renunciar à liberdade e constituir um Soberano, o estado, que garanta a paz.
2. Não é por medo uns dos outros, e sim para garantir o direito à propriedade e à segurança que os seres humanos consentem em criar uma autoridade que possa tornar isso possível.
3. No estado de natureza, os seres humanos eram felizes e foi o advento da propriedade privada e da sociedade civil que tornou alguns escravos de outros.
Podem-se atribuir essas três concepções, respectivamente, a
- Ciências - Fundamental | 10. Programas e Indicadores de Saúde Pública
Texto base: Leia o texto a seguir. A correria e a falta de tempo são, muitas vezes, desculpas para deixar em segundo plano os cuidados com a alimentação. Um cardápio balanceado com frutas, legumes e verduras evita doenças que são causadas por falta de nutrientes e previnem outras [...].
Disponível em: <http://goo.gl/dy8Hyn>. Acesso em: 11 nov. 2015.
Enunciado:
a) Identifique os principais nutrientes encontrados nos alimentos citados no texto.
b) Relacione as funções desses alimentos com a importância citada no texto.
- Língua Portuguesa - Fundamental | 8.03 Crônica
Texto base: A volta do filho pródigo Meus pais não me compreendem, ele pensava sempre. As brigas, em casa, eram frequentes. Os pais reclamavam do som muito alto, das roupas estranhas, das tatuagens. Revoltado, decidiu fugir de casa. Sabia que, para seus velhos, aquilo seria uma dura prova: afinal, ele era filho único. Mas estava na hora de mostrar que não era mais criança. Estava na hora de dar a eles uma lição. Botou algumas coisas na mochila e, uma madrugada, deixou o apartamento. Tomou um ônibus e foi para uma cidade distante, onde tinha amigos. Ali ficou por vários meses. Não foi uma experiência gratificante, longe disso. Os amigos só o ajudaram na primeira semana. Depois disso ficou entregue à própria sorte. Teve de trabalhar como ajudante de cozinha, morava num barraco, foi assaltado várias vezes, até fome passou. Finalmente resolveu voltar. Mandou um e-mail, dizendo que estaria em casa daí a dois dias. E, lembrando que a mãe era uma grande leitora da Bíblia, assinou-se como "Filho Pródigo". Chegou de noite, cansado, e foi direto para o prédio onde morava. Como já não tinha chave do apartamento, bateu à porta. E aí a surpresa, a terrível surpresa. O homem que estava ali não era seu pai. Na verdade, ele nem sequer o conhecia. Mas o simpático senhor sabia quem era ele: você deve ser o Fábio, disse, e convidou-o a entrar. Explicou que tinha comprado o apartamento em uma imobiliária: – Seus pais não moram mais aqui. Eles se separaram. A causa da separação tinha sido exatamente a fuga do Fábio: – Depois que você foi embora, eles começaram a brigar, um responsabilizando o outro por sua fuga. Terminaram se separando. Seu pai foi para o exterior. De sua mãe, não sei. Parece que também mudou de cidade, mas não sei qual. Fábio não aguentou mais: caiu em prantos. O homem se aproximou dele, abraçou-o. Entre aqui no seu antigo quarto, disse, tenho uma coisa para lhe mostrar. Ainda soluçando, Fábio entrou. E ali estavam, claro, o pai e a mãe, ambos rindo e chorando ao mesmo tempo. Tinha sido tudo uma encenação. Abraçaram-se, Fábio jurando que nunca mais sairia de casa. A verdade, porém, é que não gostou da brincadeira, mesmo que ela tenha lhe ensinado muita coisa. Os pais, ele acha, não podiam ter feito aquilo. Se fizeram, é por uma única razão: não o compreendem. Um dia, ele terá de sair de casa. Mais tarde, naturalmente, quando for homem, quando tiver sua própria casa. Só que aí levará os pais junto. Pais travessos como os que ele tem precisam ser controlados. SCLIAR, Moacyr. Disponível em: <http://www.academia.org.br/artigos/volta-do-filho-prodigo>. Acesso em 19 dez. 2016.
Enunciado:
a) A crônica se caracteriza por tematizar acontecimentos do cotidiano. Embora apresente um enredo sucinto, geralmente mantém, na íntegra, a estrutura da narrativa: apresentação, complicação, clímax e desfecho. Transcreva, do texto, a passagem em que ocorre o clímax do enredo.
b) A intertextualidade é um recurso linguístico importante porque objetiva trazer à memória outro texto que se considera conhecido do leitor. Nesse sentido, a crônica de Moacyr Scliar estabelece um diálogo com qual outro texto preexistente?
c) Qual é situação inusitada que, no final da crônica, provoca uma ruptura na expectativa do leitor?
- História | 1.7 Período Joanino
(UFSC) Pernambuco foi um verdadeiro “barril de pólvora” ao longo da história política do Brasil, desde o período colonial até o Segundo Reinado. Pelas mais variadas razões e circunstâncias, ocorreram nesta região alguns movimentos de rebelião contra o sistema político vigente. Dentre esses diversos movimento é correto afirmar que:
- Matemática - Fundamental | 15.1. Fração de um conjunto de elementos
Leia a reportagem e responda o que se pede a seguir.
O TROFÉU QUE ENCOLHEU
Renata Moraes e Nathália Butti
Todo ano o governo japonês homenageia os cidadãos que completam 100 anos de idade. Em setembro, eles são convocados para o Hakusai-Shosho, a premiação dos longevos, na qual recebem um troféu – uma taça de prata para saquê. Em 1963, quando a festa foi realizada pela primeira vez, 153 cidadãos tornaram-se centenários. Neste ano, nada menos de 20 000 japoneses estão habilitados à homenagem. O governo está preocupado com os gastos que a celebração implicará e já anunciou que vai reduzir o tamanho da taça. Ela será feita com 63 gramas de prata, 31 a menos do que antes.
(...) O Japão é o país cuja população envelhece a ritmo mais acelerado no mundo. Hoje, as pessoas com mais de 65 anos representam, aproximadamente, 1/4 da população e, em duas décadas, serão 1/3. (...)
Disponível em < http://veja.abril.com.br/120809/trofeu-que-encolheu-p-134.shtml> Acesso em 21/11/2009 - Adaptação
VOCABULÁRIO
Longevo = aquele que alcançou idade muito avançada
Daqui a duas décadas a população de japoneses com mais de 65 anos vai aumentar ou diminuir? Justifique sua resposta através de desenhos de frações.