Assinale a alternativa que apresenta apenas substantivos compostos.
Questões relacionadas
- Língua Portuguesa - Fundamental | 9.01 Texto narrativo
Texto para a questão.
Conversinha mineira Fernando Sabino — É bom mesmo o cafezinho daqui, meu amigo?
— Sei dizer não senhor: não tomo café.
— Você é dono do café, não sabe dizer?
— Ninguém tem reclamado dele não senhor.
— Então me dá café com leite, pão e manteiga.
— Café com leite só se for sem leite.
— Não tem leite?
— Hoje não, senhor.
— Por que hoje não?
— Porque hoje o leiteiro não veio.
— Ontem ele veio?
— Ontem não.
— Quando é que ele vem?
— Tem dia certo não senhor. Às vezes vem, às vezes não vem. Só que no dia que devia vir em geral não vem.
— Mas ali fora está escrito “Leiteria”!
— Ah, isto está sim senhor.
— Quando é que tem leite?
— Quando o leiteiro vem. [...]
— Está bem, você ganhou. Me traz um café com leite sem leite. [...] Crônicas, 5. Carlos Drummond de Andrade... [et al.];
São Paulo: Ática, 2011. p. 29-30. Adaptado.
Releia o trecho.
— Ninguém tem reclamado dele não senhor.
A palavra em destaque refere-se ao:
- Matemática - Fundamental | 04. Adição e Subtração
Leia as informações do gráfico sobre a quantidade de helicópteros em uma cidade e responda às questões 1 a 3.
Fonte: VEJABH. São Paulo, 30 mai. 2012
Qual é a diferença entre o número de helicópteros dos anos de 2002 e 2012?
- Arte - Fundamental | 10. Arte no Cotidiano
Arte Postal: exposição "Cidades Invisíveis" apresenta trabalhos inspirados na obra homônima de Ítalo Calvino
Texto: Marco Aurélio Reis
Fotos: Marcos Morais
Dorotéia, Argia, Zaíra, Anastácia, Tamara, Despina... São todos nomes de cidades, mas quem procurar nos mapas oficiais não irá encontrar nenhuma delas. Essas como tantas outras - Zora, Zirma, Isaura, Maurília.. e por ai vai-, existem apenas no romance "As Cidades Invisíveis" (1972), obra do escritor italiano, Ítalo Calvino. Quer dizer, de certa forma todas essas cidades existem se considerarmos as milhares de pessoas que já leram o livro e que construíram na imaginação, e cada um a sua maneira, suas próprias versões de Fedora, Zoé, Zenóbia, Eufêmia...
Quem quiser relembrar, ou mesmo entrar em contato pela primeira vez, com algumas dessas cidades imaginárias do Calvino tem a opção de visitar a exposição "Cidades Invisíveis" que fica em cartaz no mezanino da Biblioteca Universitária da UFMG, até 14 de outubro.
A exposição - que é um projeto do Núcleo de Arte Postal do Grupo de Pesquisa sobre a Imagem e a Palavra (LINHA) -, apresenta uma série de postais feitos por artistas e entusiastas, tendo como tema a obra homônima do romancista Italiano. Os trabalhos, enviados pelo correio até o dia 15 junho desse ano, foram realizados a partir de fotografias, colagens, desenhos, aquarelas, e outras apropriações.
Sobre a Arte Postal
Tendência iniciada na década de 1950 com a "Correspondance Art School", criada pelo artista norte americano Ray Johnson, a Arte Postal é uma manifestação artística formada por um circuito alternativo da arte que utiliza a correspondência entre os artistas para comunicar idéias e compartilharem seus trabalhos. Seu foco central é a troca de informações e a formação de uma rede de relações interpessoais sem discriminação de nenhum tipo e sem exclusões
As experiências com Arte Postal são desenvolvidas por meio de projetos ou convocatórias, muitas vezes baseadas em temas específicos que norteiam os trabalhos apresentados. Lançados por meio postal ou via internet, as convocatórias pedem que os interlocutores enviem sua produção para um ou vários endereços. Esses trabalhos circulam na rede, sofrem interferências e algumas vezes são expostos em várias partes do mundo.
Coordenação: Professores Maria do Céu Diel de Oliveira e Vlad Eugen Poenaru.
Local: Biblioteca Universitária da UFMG
Av. Antônio Carlos 6625. Pampulha. Belo Horizonte.
Data: 02 a 14 de outubro
Horários: de 09:00h às 17:00h
Entrada Franca
http://www.eba.ufmg.br/acontece/2007/20071002-arte-postal.htm
Converse com a turma sobre a arte postal e peça para pesquisarem um pouco mais a respeito desse assunto, em livros, revistas, jornais e sites. Abra uma roda de conversa para os alunos poderem trocar as informações coletadas e aproveite para compartilhar o texto acima, enfatize a inspiração desse trabalho artístico do núcleo de Arte Postal da UFMG, que utilizou um livro onde se encontram várias cidades imaginárias.
Proponha aos alunos criarem postais a partir de um tema. Para escolher o tema, busque no universo dos alunos, algo na literatura, que eles gostem ou já tenham trabalhado nas aulas de literatura. Depois de eleito o livro, oriente os alunos a descobrirem as imagens que se formam a partir do texto. Distribua papel sulfite tamanho A4 e lápis de cor e peça para esboçarem essas imagens descobertas por eles dentro do livro. Depois sugira que cada aluno escolha dentre os seus esboços os três que gostaram mais para desenvolver uma estampa no cartão postal.
Ao final da atividade, peça aos alunos que dos três cartões eles enviem pelo correio um para um colega de sala, outro para um amigo que não seja da escola e guarde o terceiro cartão. Organize a turma de forma que ninguém fique sem receber cartão.
- Língua Portuguesa - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Observe o infográfico a seguir:
(GALILEU, maio de 2010, n⁰ 226, p. 20)
Analise as orações a seguir:
- O holandês Conrad Van Houten cria a máquina que extrai a manteiga do cacau.
- A primeira fábrica de chocolates, que fora fundada por imigrantes alemães, surge no Brasil em 1891.
a) Identifique as orações subordinadas adjetivas e classifique-as.
b) Qual a função sintática do pronome relativo QUE nas orações acima.
- Matemática - Fundamental | 5.2 Tipos de Ângulos
O arco-íris, um dos mais belos fenômenos da natureza, ocorre quando a luz do sol atravessa gotículas de água suspensas no ar. A luz branca se separa em cores diferentes, dando origem a esse fenômeno. Essa separação denomina-se “dispersão da luz”. Quando a luz do sol incide nas gotículas de água (das nuvens), os raios de luz, após se separarem em suas cores componentes, sofrem um desvio de direção de ângulos aproximados de 42º.
Marque a opção que apresenta a classificação CORRETA do ângulo aproximado que representa o desvio dos raios de luz após a dispersão da luz que acontece no arco-íris.