A questão agrária e as lutas de hoje pela terra são herdeiras de processos transcorridos nas décadas de 1940 a 1960. Contudo, se no contexto anterior a questão agrária tinha em sua base o arcaísmo do mundo rural, hoje ela é resultante dos processos de modernização da agricultura.
GRYNSZPAN, M. Tempo de Plantar, tempo de colher. In: Nossa História. Ano 1, nº 9,
São Paulo: Vera Cruz, jul. 2004 (adaptado).
A modernização da agricultura no Brasil aprofundou as causas da luta pela terra a partir dos anos 1970, pois
Questões relacionadas
- Geografia | 5.3 Urbanização
(UEPB) O crime se tomou banal, a vida não vale quase nada. Ser assaltado é quase natural não só em bairros ditos perigosos ou nas grandes cidades, mas também no interior, onde se perdeu a velha noção de segurança. Em São Paulo, os arrastões são tão comuns que em alguns restaurantes o cliente é recebido por seguranças armados e com coletes à prova de bala, que nos acompanham até a mesa sempre olhando para os lados. Pessoas inocentes são chacinadas em vários locais do espaço urbano. Morar em casa é considerado loucura. Recomenda-se que moremos em edifícios: “mais seguros” será? Hoje a população vive apavorada, está nas mãos de criminosos, frequentemente impunes. Lei de responsabilidade criminal só depois de 18 anos. Jovens monstros, assassinos frios, sem remorso, drogados, saem para matar porque deu vontade e depois vão beber num bar, jogar na lan house, curtir no Facebook com cara de bons meninos. Num artifício semântico insensato e cruel, se apanhados, não os devemos chamar de assassinos: são infratores, mesmo que tenham violentado, torturado e matado (...). Estamos indefesos e apavorados, nas mãos do acaso. Até quando?
(LUFT, Lya – Revista Veja. 24 de abril 2013.
O texto reflete a violência vivenciada pela população no espaço geográfico brasileiro. Essa radiografia não é exclusiva das grandes cidades. Hoje, é disseminada pelo interior, onde grupos criminosos vão procurando novos territórios.
Com base na leitura do texto e em seus conhecimentos sobre o tema, analise as proposições e identifique a alternativa correta.
I. A violência urbana se expressa através de níveis cada vez mais elevados de criminalidade, da sujeição frequente ao domínio de instintos selvagens e bárbaros, do crime organizado em torno do tráfico de drogas, dos atos despidos de qualquer civilidade. A população do bem se encontra exposta à mercê da bandidagem e das instituições fracas e corrompidas, nas quais a autoridade social se encontra desacreditada.
II. A violência está enraizada no próprio processo histórico brasileiro, desde os primórdios da colonização. À medida que as cidades passaram a inchar de forma caótica e desordenada sem nenhum planejamento, vários problemas sociais urbanos ocuparam seus espaços.
III. Fazemos parte de um sistema econômico que mais exclui do que inclui as pessoas. Esse sistema aliena os trabalhadores do produto do seu trabalho e por outro lado estimula ao máximo o consumismo, através de canais disponibilizados pela mídia e a cultura de massa.
IV. Jovens excitados pelo apelo do consumismo, sem perspectivas materiais e sociais, muitos também por índole, abandonados pelo poder público que não investe o suficiente em políticas educacionais, culturais e de emprego, veem abrir-se diante de seus olhos o universo do crime organizado que lhes proporciona tudo o que desejam. Esse mundo, a princípio fascinante, oferece apenas uma vida perdida, sem dignidade, mergulhada numa sida de vícios, na prática de uma violência desenfreada que acaba ceifando sua própria vida e da população.
Estão corretas:
- Química | B. Espacial
(UERJ) O ácido linoleico, essencial à dieta humana, apresenta a seguinte fórmula estrutural espacial:
Como é possível observar, as ligações duplas presentes nos átomos de carbono 9 e 12 afetam o formato espacial da molécula.
As conformações espaciais nessas ligações duplas são denominadas, respectivamente:
- Língua Portuguesa - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
O eu lírico demonstra ter consciência de que sua maneira de falar é diferente daquela que é praticada por seu interlocutor e, por esse motivo, ele pede licença ao “dotô” para contar a sua história. Ao fazer isso, ele emprega uma variedade linguística que confere à canção um caráter
- História | 6.18 Nova Ordem Mundial
(UEMG) Este texto é uma letra de música da banda irlandesa U2.
Miss Sarajevo
U2
Is there a time for keeping your distance
A time to turn your eyes away.
Is there a time for keeping your head down
For getting on with your day.
Is there a time for kohl and lipstick
Is there time for cutting hair
Is there a time for high street shopping
(…)
Here she comes, to take her crown.
Is there a time to run for cover
A time for kiss and tell.
(…)
Dici che il fiume
Trova la via al mare
E come il fiume
Giungerai a me
Oltre i confini
E le terre assetate
Dici che come il fiume
Come il fiume...
L'amore giungerà (…)
Miss Sarajevo (tradução)
U2
Há momentos para ficar afastado
Momentos para desviar o olhar
Há momentos para baixar a cabeça
Para ir em frente com seu dia
Há momentos para usar kohl e batom
Momentos para enrolar o cabelo
Momentos para fazer compras na avenida
(...)
Aí vem ela, para receber sua coroa
Há momentos para fugir
Momentos para beijar e sair comentando
(...)
Você diz que o rio
Encontra seu caminho para o mar
E assim como o rio
Você virá para mim
Além das fronteiras
E dos desertos
Você diz que, como o rio
Semelhante ao rio
O amor virá (...)
(www.letras.mus.com.br. Acesso: 19/10/2012.)
A música “Miss Sarajevo” relaciona-se ao contexto da guerra da Bósnia, que teve início por volta de 1992. A canção foi descrita da seguinte maneira no encarte do CD Passengers: Original Soundtracks 1: "Essa música foi composta devido ao premiado documentário de Bill Carter chamado Miss Sarajevo. (...) artistas locais realizaram um concurso de beleza Miss Sarajevo e, durante a elaboração do concurso, os organizadores ficavam passando por debaixo de túneis e sob fogo cruzado. O objetivo do documentário e da música apresentada era mostrar ao mundo como eram as condições de vida da população da Bósnia durante a guerra.".
A respeito do contexto dessa guerra (1992-95), que culminou na independência da Bósnia- Herzegovina, é CORRETO afirmar:
- Física | E. Geradores e Receptores
(UEL) As baterias de íon-lítio equipam atualmente vários aparelhos eletrônicos portáteis como laptops, máquinas fotográficas, celulares, entre outros. As baterias desses aparelhos são capazes de fornecer 1000 mAh (mil mili Ampère hora) de carga.
Sabendo-se que a carga de um elétron é de 1,60 . 10-19 C, assinale a alternativa que representa corretamente o número de elétrons que fluirão entre os eletrodos até que uma bateria com essa capacidade de carga descarregue totalmente.