O texto abaixo refere-se aos organismos que atuam nas cadeias alimentares.
No início de uma cadeia alimentar sabe-se que estão os organismos capazes de obter seu próprio alimento através da luz do sol e são chamados de I. Em seguida, temos os II, também conhecidos como consumidores primários. Os próximos serão os consumidores secundários e, assim, até o último nível trófico. Todos eles estarão sujeitos à ação dos III que são responsáveis pela reciclagem da matéria orgânica.
Os números I, II e III são corretamente substituídos por:
Questões relacionadas
- Ciências - Fundamental | 2.2 Ciclo da Vida das Plantas
As plantas são seres vivos fundamentais para a manutenção da vida na Terra. Elas são capazes de produzir seu próprio alimento através do processo de fotossíntese, que ocorre nas folhas. Além disso, as folhas também desempenham outras funções importantes, como a transpiração e a respiração.
Qual é o processo pelo qual as plantas produzem seu próprio alimento?
- Química | 2.5 Oxirredução
O equipamento conhecido como bafômetro permite determinar a quantidade de álcool no sangue através do ar expirado por uma pessoa. O ar é passado por uma solução de dicromato de potássio, de coloração amarela, acidulada com ácido sulfúrico. Caso o etanol esteja presente no ar expirado, este reage com o dicromato em meio ácido produzindo Cr3+, de coloração verde, conforme a reação indicada a seguir:
3CH3CH2OH(g) + 2K2Cr2O7(aq) + 8H2SO4(aq) -> 3CH3COOH(aq) + 2Cr2(SO4)3(aq) + 2K2SO4(aq) + 11H2O(ℓ)
De acordo com as informações, é INCORRETO afirmar que: oxi
- Língua Portuguesa - Fundamental | 4.05 Narração e Dissertação
Texto 3
Helen Morais
Inocente face do terror
De longe, uma ótima notícia. De perto, artimanha dos supermercados para cobrar pelas sacolinhas plásticas. Normalmente, o consumidor reutiliza essas sacolinhas para jogar o lixo do banheiro e da cozinha, e posteriormente no saco de lixo maior para o lixeiro levar. Agora, além de comprar os sacos de lixo grandes, comprará os pequenos. E o planeta vai continuar no sufoco. Não matou o problema na raiz. Tem de haver coleta seletiva de lixo em todas as ruas da cidade.
(Disponível em: <http://vamostiraroplanetadosufoco.org.br/participe-das-midias-sociais-da--campanha/#.T0hLUYcgeLE>. Acesso em: 26 fev. 2012.)
Texto 4
Lixeira de jornal
Com o fim da sacolinha plástica nos supermercados, a Folhinha ensina uma alternativa para a lixeira.
Material
De uma a três folhas de jornal (das grandes, não como as da Folhinha)
Como fazer
1. Forme um quadrado: faça uma dobra na vertical, marcando a metade da página da direita.
2. Leve a ponta de baixo, da direita, até a ponta esquerda de cima formando um triângulo.
3. Dobre a ponta de baixo, à direita, até a lateral esquerda.
4. Vire a dobradura para o outro lado, escondendo a aba que você acabou de dobrar. Leve a nova ponta da direita até a lateral esquerda outra vez.
5. Para formar a “boca”, enfie uma das pontas de cima do jornal na aba dobrada por último.
6. Vire a dobradura e repita a sequência 5 com a outra ponta. Abra a “boca” e coloque na lixeira.
(Disponível em: <http://www1.folha.uol.com.br/fsp/folhinha/dicas/di25021208.htm>. Acesso em: 25 jan. 2012.)
Após a leitura dos textos 3 e 4, é correto afirmar que
- Geografia - Fundamental | 07. Desastres ambientais
Observe a imagem e leia o texto. Novidades que incentivam a mobilidade urbana e também o uso da bicicleta como meio de transporte são sempre bem-vindas. No final do ano passado, foi inaugurada uma nova ponte para ciclistas e pedestres na zona sul da cidade de São Paulo. A obra cruza o canal Guarapiranga e liga o bairro à estação Santo Amaro, que faz parte da linha 5-lilás do metrô. Para não limitar a passagem de embarcações pelo rio Pinheiros, a estrutura pode ser dobrada em duas partes.
Disponível em:< http://parquedacidade.com.br/portfolio/cidades-apresentam-projetos-para-melhorar-a-mobilidade-urbana/#sthash.At5YX60d.dpuf> Acesso em: 03 nov. 2015.
O intenso fluxo de automóveis acarreta consequências para quem vive nas cidades. Projetos como o citado acima propõem:
- Língua Espanhola | 1. Interpretação de Textos
(ENEM 2021 2° APLICAÇÃO) No se raje, chicanita (para Missy Anzaldúa)
No se raje, mi prietita,
apriétese la faja aguántese.
Su linaje es antiquisimo,
sus raíces como las de los mesquites,
bien plantadas, horadando bajo tierra
a esa corriente, el alma de tierra madre —
tu origen.
[...] Y sí, nos han quitado las tierras
Ya no nos queda ni el camposanto
donde enterraron a Don Urbano tu vis-visabuelo.
Tiempos duros como pastura los cargamos derechitas caminamos.
Pero nunca quitarán ese orgullo
de ser mexicana — chicana — tejana
ni el espíritu indio.
Y cuando los gringos se acaban —
mira como se matan unos a los otros —
aquí vamos a parecer
Quizá muriéndonos de hambre como siempre
pero una nueva especie
piel entre negra y bronces
segunda pestaña bajo la primera
con el poder de mirar al sol ojos desnudos.
Y vivas, m’ijita, retevivas.
ANZALDUA, G. Borderlands/la frontera: the new mestiza
San Francisco: Aunt Lute Books. 1987 (fragmento).
O poema expressa os sentimentos de uma chicana nos Estados Unidos. Nesse cenário o eu lírico faz um apelo fundamentado na