O sistema digestório é responsável por processar e absorver os nutrientes dos alimentos que ingerimos, garantindo o bom funcionamento do nosso organismo. É fundamental compreender o papel dos diferentes órgãos envolvidos nesse processo, bem como a importância dos hábitos alimentares para a saúde digestiva.
Como os alimentos são digeridos pelo sistema digestório e como são absorvidos os nutrientes pelo corpo?
Questões relacionadas
- Ciências - Fundamental | 04. Biomas e Ecossistemas Aquáticos
Leia o texto seguinte e responda à próxima questão.
No habitat natural da Tabebuia alba, conhecida como Ipê Amarelo, existe grande biodiversidade de insetos.
Relacione esses animais com a manutenção do Ipê Amarelo em seu ecossistema.
- Ciências - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Ao ouvir uma flauta e um piano emitindo a mesma nota musical, consegue-se diferenciar esses instrumentos um do outro. Essa diferenciação se deve principalmente ao(a)
- Biologia | 14. Biotecnologia
(UFPA) Plantas transgênicas podem ser produzidas com a utilização da técnica de DNA recombinante. Assim, uma variedade de arroz pode ser produzida a partir da manipulação do arroz original, com a transfecção, para este, do DNA de interesse (a fim de produzir, por exemplo, betacaroteno, o precursor da vitamina A) retirado de outro organismo de espécie diferente. O arroz transgênico golden rice passará a manifestar a presença de betacaroteno porque: - Língua Portuguesa - Fundamental | 21.2. S Com Som de Z
Nas palavras VASO e DEPÓSITO, a letra S tem som de “zê”. Assinale a alternativa em que todas as palavras têm S com som de “zê”:
- Biologia | 13.7 Interação Gênica
Em cães da raça labrador, o alelo dominante B determina a produção de pigmento de cor preto e o alelo recessivo b determina a produção de pigmento da cor chocolate. Um outro gene “E” está envolvido na determinação da cor da pelagem dos labradores, controlando a deposição de pigmento nos pelos, mas não nas células epidérmicas dos lábios e nariz; assim, o alelo dominante E condiciona a deposição de pigmentos nos pelos, enquanto o alelo recessivo “e” não condiciona essa deposição, atuando sobre B e b. Esses cães podem apresentar três tipos de pelagem: preta, chocolate e dourada.
Utilizando os dados apresentados acima, podemos afirmar que:
I. O cruzamento de cães pretos duplo-heterozigóticos (BbEe) produz descendentes pretos (B_E_), chocolates (bbE_) e dourados (_ _ee) na proporção de 9:3:4, respectivamente.
II. Os cães dourados descendentes do cruzamento de labradores duplo-heterozigóticos podem ter genótipos BBee (1/4), Bbee (2/4) ou bbee (1/4), o que resultaria em 3/4 de cães dourados com lábios e nariz pretos e 1/4 de cães dourados com lábios e nariz marrons.
III. É um caso de epistasia recessiva, ou seja, quando um gene, em dose dupla, impede a expressão dos alelos de outro par, que pode ou não estar no mesmo par de cromossomos homólogos.
Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s):