Leia o texto seguinte e responda à próxima questão.
No habitat natural da Tabebuia alba, conhecida como Ipê Amarelo, existe grande biodiversidade de insetos.
Relacione esses animais com a manutenção do Ipê Amarelo em seu ecossistema.
Questões relacionadas
- História - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
A escravidão é uma prática social antiga e comum a muitas sociedades, ao longo da História. Contudo, as práticas de escravidão nem sempre foram as mesmas em todos os tempos e lugares. Como exemplo, podemos citar a escravidão nos impérios da Antiguidade e no Brasil (do período colonial ao império).
A principal diferença entre a escravidão na Antiguidade e no Brasil está relacionada
- Física | 2.6 Hidrostática
(UECE) Considere um tanque cilíndrico com água e cuja pressão no fundo é 105 N/m². Considerando a aceleração da gravidade como 10,0 m/s² e a densidade da água 1 kg/L, é correto afirmar que a altura da coluna de água é, em metros,
- História - Fundamental | 05.3. Registros da história: a nossa cultura
Um fator de identidade do brasileiro é a língua portuguesa. Do Oiapoque ao Chuí, por uma extensão territorial de mais de 8 milhões de km 2, falamos todos um mesmo idioma: o português.
Explique por que nós brasileiros falamos a língua portuguesa?
- Ciências - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
4. Leia o texto a seguir e responda o que se pede:
A reavaliação dos astrônomos a respeito da natureza planetária tem raízes históricas profundas. Os Gregos antigos reconheciam sete luzes no céu que se moviam contra o padrão de estrelas de fundo: o Sol, a Lua, Mercúrio, Vênus, Marte, Júpiter e Saturno. Eles os chamavam planetes ou errantes. Note que a Terra não está na lista. Durante a maior parte da história humana, a Terra não era tida como planeta.
SOTER, Steven. In Scientific American Brasil, no 57, fev. 2007.
Nesta perspectiva histórica, a Terra não está na lista porque
- Ciências - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Você sabia que os materiais podem mudar de forma e aparência? Isso acontece porque existem diversas maneiras de transformá-los! Por exemplo, podemos transformar o barro em cerâmica, o leite em queijo e a madeira em móveis. Desde muito tempo atrás, as pessoas descobriram formas de transformar materiais para atender às suas necessidades. Hoje em dia, as transformações são ainda mais avançadas e ajudam a fabricar objetos incríveis que usamos no nosso dia a dia
Joãozinho pegou um pedaço de argila e começou a moldá-lo em diferentes formatos. Ele fez uma bolinha, depois achatou e, por fim, fez uma cobrinha. Qual foi a transformação que aconteceu com a argila?