O diabetes mellitus é uma doença crônica, caracterizada pelo aumento de glicose no sangue. O Sistema de Cadastramento e Acompanhamento de Hipertensos e Diabéticos destina-se ao cadastramento e acompanhamento de portadores de hipertensão arterial e/ou diabetes mellitus atendidos na rede ambulatorial do Sistema Único de Saúde. A tabela mostra o número de pessoas portadoras de diabetes mellitus tipo 2, a forma mais grave da doença, distribuídas pelas macrorregiões de saúde de Minas Gerais, em 2012.
Disponível em: http://tabnet.datasus.gov.br. Acesso em: 5 nov. 2017.
A mediana do número de portadores de diabetes mellitus tipo 2 das macrorregiões de saúde de Minas Gerais é
Questões relacionadas
- Química | B. Equilíbrio Iônico
O pH do solo pode variar em uma faixa significativa devido a várias causas. Por exemplo, o solo de áreas com chuvas escassas, mas com concentração elevada do sal solúvel carbonado de sódio (Na2CO3), torna-se básico devido à reação de hidróse do ion carbonato, segundo o equilíbrio:
CO32 – + H2O ↔ HCO3–(aq) + OH–(aq) Esses tipos de solos são alcalinos demais para fins agrícolas e devem ser remediados pela utilização de aditivos químicos.BAIRD, C. Química ambiental. São Paulo: Artmed, 1995 (adaptado)
Suponha que, para remediar uma amostra desse tipo de solo, um técnico tenha utilizado como aditivo a cal virgem (CaO). nesses casos, a remediação
- Língua Portuguesa - Fundamental | 4.09 Dissertação e Argumentação
Leia-o e observe-o com bastante atenção.
Ser adolescente é difícil?
Na atual situação, ser adolescente é difícil, sim! Pra falar a verdade, às vezes, é até ruim. Porque não há tempo para curtir esse período tão legal da sua vida e quando existe tempo, barreiras são impostas de modo a dificultar qualquer meio de curtição que você poderia ter.
Nas conversas que tenho com minha mãe, meu pai, pessoas mais velhas em geral, sempre escuto a mesma coisa: “vocês têm tudo na mão, na minha época – ‘comentário clássico...’ – era tudo diferente: a gente tinha de andar dois quilômetros pra chegar ao colégio, os professores batiam com a régua, com o apagador na cabeça da gente, sem contar que nos deixavam ajoelhados no milho”.
Nos dias de hoje, isso ainda acontece; só que de maneira pior [...]. A galera se amassando, se espremendo e o ônibus dá cada freada, que vai aquela galera uma em cima da outra. Daí, descer do ônibus, pegar mais um e por fim outro (quem me dera tivesse de andar dois quilômetros, seria bem melhor). Ao chegar à sala de aula, o professor começa: matéria, matéria e mais matéria. Acho que levar certas “reguadas” na mão seria menos doloroso do que ficar escrevendo por horas seguidas. Depois, vamos para o estágio ou alguns já para o emprego, outros para o curso de inglês, balé, música, entre outras atividades extras...
Após essa maratona, chegamos em casa. Que bom! Vamos comer aquela comida maravilhosa da mamãe... quando lembramos das lições que temos de fazer! E lá se foi a fome, né? Come-se rapidíssimo, ficamos a quebrar a cabeça até o sono vir. De tanto estresse e sono do dia corrido, dorme-se para no outro dia vir a mesma rotina superestressante de sempre.
No fim de semana: que maravilha! Logo cedo, vem o “ pai mala”: vamos ao mercado, lavar o carro... O pai dá sempre um jeito de acordar a gente no sábado pela manhã, parece que é de instinto paterno. Daí, vem aquele sábado monótono, prova na segunda, tem que estudar, amigos chamando pra sair... fazer aquele programa chato de sempre.
Você fica naquela... não sabe o que é pior: ficar sem estudar (afinal, você já está estressado de ter estudado a semana toda) e levar bomba na prova, ou sair com os amigos, ir ao cinema ver aquele filme horrível e voltar para casa com o mesmo sentimento que você já estava.
Eis que chega a maravilhosa noite de sábado. Pai e mãe saem e seus irmãos pentelhos ficam com você, lógico!!! E quando eles não saem, você também não sai, já que o índice de mortalidade por assassinato na sua cidade é sempre superior ao das outras cidades.
Vida de adolescente é difícil... viu?! Não fique você adulto pensando “na minha época era assim e assado, era bem mais difícil”; porque só nós, adolescentes, sabemos que a cada dia a sociedade exige mais para que venhamos a ser bons cidadãos e profissionais.
Ser adolescente, hoje, não é apenas sinônimo de rebeldia e balada. Estamos cada vez mais responsáveis e cheios de problemas. Muitas vezes, nossos problemas não são vistos pelos adultos, mas quase sempre nos causam muito estresse.
Ser adolescente é legal, divertido, mas, como já havia dito, falta tempo nos dias de hoje.
Julho de 2006.
Fonte: http://www.revistaladoa.com.br/website/artigo.asp?cod=1592&idi=1&moe=84&id=2236 – 25/5/2010
Observando o contexto de todo o artigo, qual é a opinião do narrador, como adolescente: Ser adolescente é difícil? Justifique sua resposta.
- Língua Espanhola | 1.4 Estratégias de Leitura
Los guionistas estadounidenses introducen cada vez más el español en sus diálogos
En los últimos años, la realidad cultural y la presencia creciente de migrantes de origen latinoamericano en EE UU ha propiciado que cada vez más estadounidenses alternen el inglés y el español en un mismo discurso.
Un estudio publicado en la revista Vial-Vigo International Journal of Applied Linguistics se centra en las estrategias que usan los guionistas de la versión original para incluir el español en el guión o a personajes de origen latinoamericano.
Los guionistas estadounidenses suelen usar subtítulos en inglés cuando el español que aparece en la serie o película es importante para el argumento. Si esto no ocurre, y sólo hay interjecciones, aparece sin subtítulos. En aquellas conversaciones que no tienen relevancia se añade en ocasiones el subtítulo Speaks Spanish (habla en español).
“De esta forma, impiden al público conocer qué están diciendo los dos personajes que hablan español", explica la autora del estudio y profesora e investigadora en la Universidad Pablo de Olavide (UPO) de Sevilla.
Disponível em: www.agenciasinc.es. Acesso em: 23 ago. 2012 (adaptado).
De acordo com o texto, nos filmes norte-americanos, nem todas as falas em espanhol são legendadas em inglês. Esse fato revela a:
- Geografia | 3.7 Impactos Ambientais
Analise o mapa.
Áreas de atuação das Frentes de Proteção (FP)
É uma ação das Frentes de Proteção
- Língua Portuguesa | 1.01 Estrutura do Texto
Abrimos o Brasil a todo o mundo: mas queremos que o Brasil seja Brasil! Queremos conservar a nossa raça, a nossa história, e, principalmente, a nossa língua, que é toda a nossa vida, o nosso sangue, a nossa alma, a nossa religião.
BILAC, O. Últimas conferências e discursos. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1927 .
Nesse trecho, Olavo Bilac manifesta seu engajamento na constituição da identidade nacional e linguística, ressaltando a: