De acordo com a Organização Mundial da Saúde, a filariose e a leishmaniose são consideradas doenças tropicais infecciosas e constituem uma preocupação para a saúde pública por ser alto o índice de mortalidade a elas associado.
Uma medida profilática comum a essas duas doenças é o(a)
Questões relacionadas
- Matemática | 10. Estatística
(UPE-SSA) Preocupada com o hábito de leitura na escola onde trabalha, uma bibliotecária aplicou uma pesquisa, num grupo de 200 estudantes escolhidos de forma aleatória, sobre a quantidade de livros que cada aluno havia solicitado por empréstimo no primeiro semestre de 2015. Os dados coletados na pesquisa estão apresentados na tabela a seguir:
Para esses dados, a média, a moda e a mediana são respectivamente:
- Biologia | 4.3 Metabolismo Energético
(FGV) O esquema a seguir ilustra um ciclo celular no qual a célula realiza uma divisão mitótica.
Com relação aos eventos característicos ocorridos durante esse ciclo celular, é correto afirmar que:
- Química | 3.4 Propriedades Físicas dos Compostos Orgânicos
Os efeitos especiais do isoeugenol presente na noz-moscada são conhecidos desde a antiga China. É notória a importância que essa molécula exerceu no comércio e na construção e destruição de cidades.
Sobre essa molécula, atribua V (verdadeiro) ou F (falso) às afirmativas a seguir.
( ) A molécula apresenta estrutura alicíclica insaturada.
( ) Apresenta 2 carbonos primários, 7 carbonos secundários e 1 carbono terciário.
( ) É uma estrutura com grupos funcionais compostos.
( ) O grupo funcional hidroxila é caracterizado como álcool.
( ) Segundo o conceito ácido-base de Arrhenius, essa molécula apresenta caráter básico.
Assinale a alternativa que contém, de cima para baixo, a sequência correta.
- História - Fundamental | 01. A Primeira República no Brasil
exto base: Leia os fragmentos abaixo e as afirmativas a respeito deles. O inimigo é a grande justificativa do terror; o Estado totalitário não pode viver sem inimigos. Se lhe faltam, ele os inventará. Uma vez identificados não contarão com nenhuma piedade. TODOROV, Tzvetan. O homem desenraizado. Rio de Janeiro: Record, 1999. p. 36. Como somos judeus, emigramos para a Holanda em 1933 [...] O resto da família, no entanto, sofreu em cheio o impacto das leis antissemitas de Hitler, e a vida se encheu de angústias. [...] Surgiram decretos antissemitas, uns após outros, em rápida sucessão. Os judeus tinham que entregar as bicicletas, os judeus não podiam andar de bonde, os judeus ficavam proibidos de dirigir automóveis. Os judeus só podiam fazer compras das três às cinco horas e só em lojas que tivessem placa dizendo “casa israelita”. FRANK, Anne. Diário de uma jovem. São Paulo: Mérito, p. 14.
Enunciado:
I. Os regimes totalitários precisam de “inimigos” porque esta é uma forma de justificar os métodos de perseguição e terror e “culpar” alguém ou um grupo pelos problemas do país.
II. Os principais inimigos internos “escolhidos” por Hitler, na Alemanha, foram os judeus e os comunistas.
III. O “Diário de Anne Frank” é um testemunho da perseguição nazista sobre os judeus, apontados como um dos “inimigos” da Alemanha.
São corretas as afirmativas:
- Biologia | 13.2 Primeira Lei de Mendel
A publicação do artigo de Mendel, em 1866, representou uma nova oportunidade para que seu trabalho fosse reconhecido, já que as notícias de sua palestra não haviam ultrapassado os limites da cidade. [...] Uma separata foi encontrada no escritório de Charles Darwin, de modo que Mendel também deve ter enviado um exemplar ao pai da teoria da evolução. Na verdade, o próprio Darwin havia observado [em seus experimentos] a proporção de 3 para 1 discutida por Mendel, embora não tivesse a menor ideia do seu significado. Em 1868, apenas um ano depois de receber a separata do artigo de Mendel, Darwin publicou um artigo em que mencionava a “prepotência” de uma característica hereditária.
(HENIG, 2001. p. 130-131)
A“proporção de 3 para 1” e a “prepotência” mencionados no texto acima são termos que podem ser associados aos experimentos realizados por Mendel como referência, respectivamente, à: