(UNIT) Cada espécie está ligada a sua comunidade pela forma como consome, é consumida, compete e coopera com outras espécies. Ela também afeta a comunidade de forma indireta pelo modo como altera o solo, a água e o ar. O ecologista enxerga o todo como uma rede de energia e matérias-primas fluindo continuamente para a comunidade a partir do ambiente e de volta para o ambiente, de modo a criar os ciclos perenes dos quais depende nossa própria existência.
(WILSON, 2002, p. 128)
A respeito das interações existentes entre o ambiente e os seres vivos na manutenção do equilíbrio dos ecossistemas naturais, pode-se afirmar que:
Questões relacionadas
- Língua Portuguesa | 1.02 Conhecimento Prévio
Sim, que, à parte o sentido prisco, valia o ileso gume do vocábulo pouco visto e menos ainda ouvido, raramente usado, melhor fora se jamais usado. Porque, diante de um gravatá, selva moldada em jarro jônico, dizer-se apenas drimirim ou amormeuzinho é justo; e, ao descobrir, no meio da mata, um angelim que atira para cima cinquenta metros de tronco e fronde, quem não terá ímpeto de criar um vocativo absurdo e bradá-lo – Ó colossalidade! – na direção da altura?
João Guimarães Rosa, “São Marcos”, in Sagarana
prisco = antigo, relativo a tempos remotos.
gravatá = planta da família das bromeliáceas.
(FUVEST 2005 1ª FASE) Devo registrar aqui uma alegria. É que a moça num aflitivo domingo sem farofa teve uma inesperada felicidade que era inexplicável: no cais do porto viu um arco-íris. Experimentando o leve êxtase, ambicionou logo outro: queria ver, como uma vez em Maceió, espocarem mudos fogos de artifício. Ela quis mais porque é mesmo uma verdade que quando se dá a mão, essa gentinha quer todo o resto, o zé-povinho sonha com fome de tudo. E quer mas sem direito algum, pois não é?
Clarice Lispector, A hora da estrela
Considerando-se no contexto da obra o trecho sublinhado, é correto afirmar que, nele, o narrador
- Física | A. Imãs e Campo Magnético
(UNIT)
A figura representa o esquema de uma montagem para medir a razão entre a carga e a massa, q/m, para um feixe de elétrons emitidos por um filamento aquecido. Sabendo-se que os elétrons são acelerados em direção a uma placa por uma ddp de 320,0V aplicada entre a placa e o filamento, a intensidade do campo magnético uniforme B é igual a 1,2.10-3T, raio da trajetória descrita pelos elétrons é igual a 5,0cm e desprezando-se as ações gravitacionais, a ordem de grandeza da razão q/m, em C/kg, obtido neste experimento, é, aproximadamente, igual a
- História - Fundamental | 01. A Primeira República no Brasil
Texto base: O presidente norte-americano Calvin Coolidge afirmou, em 1928, que Nenhum presidente dos Estados Unidos havia reunido até hoje para apreciar o estado da União. No campo nacional há tranquilidade e contentamento, e o recorde absoluto de anos de prosperidade. No campo internacional, há paz, a boa vontade proveniente do entendimento mútuo. GALBRATH, John Kenneth. 1920. O colapso da bolsa: anatomia de uma crise. Rio de Janeiro: Expressão e Cultura, 1972. p. 37. (Fragmento)
Enunciado:
Explique os principais motivos do otimismo do presidente Calvin Coolidge no texto anterior.
- Língua Portuguesa - Fundamental | 9.08 Reportagem
Os textos I e II estão relacionados ao uso do celular. Leia-os e resolva as questões.
TEXTO I
SEU CELULAR TAMBÉM É NOSSO
Espero que você atenda seu telefone para resolver um problema meu. Você não pode fugir disso
Ter um endereço fixo significa que sabemos dizer onde podemos ser encontrados. Tornar acessível esse endereço é se dispor ao encontro: indica que estamos disponíveis.
Antigamente, se alguém morava fora da área de entrega dos Correios, alugava uma Caixa Postal, e lá passava, de tempos em tempos, para recolher a correspondência.
Hoje, temos outras pertinências e ficamos independentes do espaço geográfico. Mas o celular, o e-mail, o Skype e o Facebook também são endereços, é claro.
À primeira vista, podemos imaginar que o aumento no número de endereços representa enorme soma de liberdade e acessibilidade. Mas, como tudo, esse excesso é uma faca de dois gumes.
Por um lado, sou acessível. Por outro, não posso deixar de sê-lo. Aquele a quem forneci as informações sobre como me encontrar está contando com essa possibilidade.
Resta a secretária eletrônica, usada em momentos de necessidade e, também, para atender a um desejo eventual de isolamento, um pouquinho que seja.
O celular é para uso de cada um, mas também para uso de todos que receberam aquele número. Do mesmo modo que os outros podem organizar uma festa e contar com a sua presença, também podem contar com os seus serviços, com o seu apoio.
Esses recursos todos, do endereço da residência ao endereço na nuvem da internet, são prolongamentos de si próprio, são o "si próprio" em outras dimensões.
Assim como você não pode deixar de retribuir a um cumprimento face a face (a não ser que queira fazer uma má-criação), não pode se ausentar de suas dimensões tecnológicas e virtuais. O outro conta com você. Você é o seu e-mail. Se você me deu o seu endereço eletrônico, é porque você o consulta e eu posso imaginar que a mensagem que te mandei tenha sido recebida.
O aparelho de celular pode ser seu, mas é meu também, quando quero falar com você. Eu conto com você atendendo o seu celular para resolver um problema meu. Fosse em 1900, eu precisaria mandar um mensageiro até você ou uma carta. O seu celular faz parte da programação do meu tempo. O ato de deixá-lo sem bateria ou desligado por muito tempo pode acarretar dificuldades para aqueles que te conhecem nas dimensões virtual e tecnológica.
Você não é mais apenas um corpo com uma localização geográfica. O outro com quem você compartilha o universo virtual é, também, alguém que te vê e te sente em todas as suas extensões.
MAUTNER, Anna Veronica. Seu celular também é nosso. Jornal Folha de São Paulo. 19 de jul. de 2011. Disponível em http://www1.folha.uol.com.br/fsp/equilibrio/eq1907201101.html. Acesso em: 19 de jul. de 2011.
TEXTO II
A partir da leitura dos dois textos, relacione o uso do celular à privacidade (vida privada, intimidade, liberdade) das pessoas na sociedade atual. Comprove sua resposta com dados dos dois textos.
- Biologia | 4.4 Núcleo Interfásico e Divisão Celular
(UESB) Como em todos os animais, nossos gametas, diversamente de nossas células corporais, são haploides. Periodicamente, eles se encontram com seus equivalentes e restabelecem a duplicidade. Nas plantas e animais, o núcleo diploide, com dois conjuntos de cromossomos, divide-se muitas vezes, formando o embrião. O nome do restabelecimento da diploidia nos é conhecido: fecundação. O nome da reversão periódica ao estado haploide é mais técnico: meiose.
(MARGULIS; SAGAN, 2002, p. 71)
Pode ser considerada como uma das características universais presente na divisão celular por meiose: