(UESB) Como em todos os animais, nossos gametas, diversamente de nossas células corporais, são haploides. Periodicamente, eles se encontram com seus equivalentes e restabelecem a duplicidade. Nas plantas e animais, o núcleo diploide, com dois conjuntos de cromossomos, divide-se muitas vezes, formando o embrião. O nome do restabelecimento da diploidia nos é conhecido: fecundação. O nome da reversão periódica ao estado haploide é mais técnico: meiose.
(MARGULIS; SAGAN, 2002, p. 71)
Pode ser considerada como uma das características universais presente na divisão celular por meiose:
Questões relacionadas
- Arte - Fundamental | 01. Arte e Expressão
"Antomarchi" - atores Ricardo Moreira e Joelma Cavalcanti
Nos tempos atuais, graças a uma tecnologia “virtual” que tem conquistado cada vez mais admiradores, no caso específico da imagem, a luz diáfana da telinha vem influenciando no gosto sobretudo visual de muita gente. Das mais incautas às pessoas que se dizem fiéis ao cinema e, aparentemente, se arvoram como avaliadoras das diversas performances da arte-do-filme, em suas nuanças de luz e de cor.
O fato é que se tem abandonado, de havia muito, os conceitos estéticos e simbólicos narrativos primordiais à Dramaturgia do Cinema. Fundamentos primeiros na construção de um bom filme, em cores ou em preto&branco, seja ele de ação, drama, ficção... Pouco importa a sua temática, desde que esse filme seja trabalhado com o mínimo de apuro técnico fiel às normas tradicionais do bom cinema.
A opinião acima, longe de ser retrógrada ou saudosista imprime certo raciocínio de responsabilidade artística com uma das artes eletrônicas mais antigas que se passou a conhecer. Herdando da Fotografia o claro-escuro, inicialmente em preto e branco, o Cinema jamais deixará de ser a Arte do “look-er-on”, sobretudo. Por mais que se queira dá ao cinema uma feição “nova”, com as atuais pirotecnias virtuais computadorizadas modificadoras de sua essência.
De quando em vez, fico meditando sobre a estranheza de algumas afirmações, muitas vezes manifestadas por escrito, de que o cinema de hoje deveria ser mais “visual”, com cenas brilhantes e claras como um dia de sol. Será que o cinema de hoje também não é construído sob tal propósito, quando lhe cabe determinadas “afirmações” narrativas? Mas, convenhamos, o cinema não é só cenas claras e brilhantes como se tem na tv...
O filme “Antomarchi”, por exemplo, lançado recentemente inclusive dentro do Fest-Aruanda, no Tambaú, é construído sob alguns parâmetros técnicos e narrativos, em que o CLARO e o ESCURO são intencionais como proposta de discurso. Mesmo tendo sido produzido em HDV, cujo recurso tecnológico é, aparentemente, diáfano. Se, por ventura, algum “crítico” se chocou com as cenas escuras do filme... lamento dizer que estão esquecendo da boa Gramática do Cinema.
Em “Antomarchi”, as sequências em que o “monge” resgata a vida do enfermo, numa cama de hospital, e em seguida liberta a jovem mãe de um cativeiro, ambas as sequências (resgate da vida e do sequestro) são icônicas, em razão da própria figura inusitada do monge de negro. O contraste desses momentos está na luz de uma “aurora de liberdade” contemplada pela jovem mãe, ainda sob o resguardo do monge. Cinema, em verdade, continua a ser luz e sombra. Sem nenhum embargo à afirmação do grande Fellini – “Cinema é Luz!”.
ALEX SANTOS – Vice-Presidente da Academia Paraibana de Cinema, professor e cineasta.
http://alexsantospb.blogspot.com/2010/12/cinema-continua-ser-luz-e-sombra.html
Converse com a turma sobre o efeito de luz e sombra no cinema, o assunto já foi abordado na pintura e na fotografia, peça aos alunos para pesquisarem a luz e sombra no cinema em livros, revistas e sites na internet. Depois de realizadas as pesquisas, abra uma roda de discussão para os alunos compartilharem as informações pesquisadas.
Escolham um filme para assistirem com a atenção voltada para a observação da luz e sombra, analisem as cenas mais escuras e mais claras relacionando com as situações expressas na cena e com os sentimentos expressos na cena também.
Divida a turma em grupos e proponha aos grupos criarem alguns pequenos roteiros onde o efeito de luz e sombra é o mais importante. Peça para ilustrarem com desenhos em preto e branco que mostrem esses efeitos planejados para as cenas.
- Geografia | 5.1 População
(FUVEST 2006 1ª FASE) Assinale a alternativa na qual estão corretamente associados os países I, II e III com as religiões neles predominantes.
- Física | 2.5 Estática
(FUVEST 2012 1ª FASE) O gráfico abaixo representa a força F exercida pela musculatura eretora sobre a coluna vertebral, ao se levantar um peso, em função do ângulo Φ, entre a direção da coluna e a horizontal. Ao se levantar pesos com postura incorreta, essa força pode se tornar muito grande, causando dores lombares e problemas na coluna.
Com base nas informações dadas e no gráfico acima, foram feitas as seguintes afirmações:
I. Quanto menor o valor de Φ, maior o peso que se consegue levantar.
II. Para evitar problemas na coluna, um halterofilista deve procurar levantar pesos adotando postura corporal cujo ângulo Φ seja grande.
III. Quanto maior o valor de Φ, menor a tensão na musculatura eretora ao se levantar um peso.
Está correto apenas o que se afirma em
- Língua Inglesa | 1.4 Reading Strategies
Time was, advertising was a relatively simple undertaking: buy some print space and airtime, create the spots, and blast them at a captive audience. Today it’s chaos: while passive viewers still exist, mostly we pick and choose what to consume, ignoring ads with a touch of the DVR remote. Ads are forced to become more like content, and the best aim to engage consumers so much that they pass the material on to friends – by email, Twitter, Facebook – who will pass it on to friends, who will… you get the picture. In the industry, “viral” has become a usefully vague way to describe any campaign that spreads from person to person, acquiring its own momentum.
It’s not that online advertising has eclipsed TV, but it has become its full partner – and in many ways the more substantive one, a medium in which the audience must be earned, not simply bought.
Newsweek, March 26 & April 2, 2012. Adaptado.
(FUVEST 2013 1° FASE) No texto, a palavra “viral” refere-se a
- Matemática - Fundamental | 3.3 Centena
Texto base: Leia o texto a seguir. A origem do Dia das Crianças A data se popularizou por iniciativa de Eber Alfred Goldberg, diretor comercial da Estrela – que queria vender mais brinquedos. Em 1955, Goldberg idealizou uma promoção batizada de Semana do Bebê Robusto. No ano seguinte, a empresa decidiu repetir a empreitada, agora sob o nome de Semana da Criança. O mês escolhido para a comemoração acabou sendo outubro. Essa campanha foi tão bem-sucedida que a empresa resolveu criar um dia fixo para o evento. Para a Justiça, o Dia da Criança é 25 de março (Decreto nº 2.024, de 1940), mas o dia 12 de outubro se tornou mais popular com o passar dos anos. A data coincide com o dia de Nossa Senhora Aparecida, Padroeira do Brasil. A origem do dia das crianças. Disponível em: <http://www.guiadoscuriosos.com.br/categorias/4978/1/criancas.html>. Acesso em: 20 set. 2014.
Enunciado:
1. Complete o quadro com as informações do texto.
2. Qual o número, presente no texto, que não se refere a nenhuma das informações do quadro?