Em um jogo disputado em uma mesa de sinuca, há 16 bolas: 1 branca e 15 colridas, as quais, de acordo com a coloração, valem de 1 a 15 pontos (um valor para cada bola colorida).
O jogador acerta o taco na bola branca de forma que acerte as outras, com o objetivo de acertar duas das quinze bolas em quaisquer caçapas. Os valores dessas duas bolas são somados e devem resultar em um valor escolhido pelo jogador antes do início da jogada.
Arthur, Bernardo e Caio escolhem os números 12, 17 e 22 como sendo resultados de suas respectivas somas.
Com essa escolha, quem tem a maior probabilidade de ganhar o jogo é:
Questões relacionadas
- Biologia | 11.6 Sistema Endócrino
(PEQUENO PRÍNCIPE) Assistir a shows ao vivo pode reduzir níveis de estresse, sugere estudo.
Um estudo realizado por pesquisadores britânicos com 117 voluntários sugere que assistir a shows de música ao vivo reduz os níveis de estresse das pessoas. Estudos prévios já mostraram que ouvir música pode ajudar tanto para o relaxamento quanto para a concentração. Mas essa nova pesquisa publicada no periódico Public Health foca especialmente nas apresentações ao vivo e os efeitos que os eventos podem ter nas pessoas. Os voluntários tiveram sua saliva testada antes e depois da apresentação do compositor Eric Whitacre, em que puderam cantar, dançar e pular. Houve, no geral, uma diminuição nos hormônios cortisol e seus precursores nos participantes. Os pesquisadores apontaram que não houve diferença nos resultados de quem tinha costume em ir a shows e de quem não tinha: todos aproveitaram o show da mesma forma e apresentaram uma diminuição na produção dos hormônios mencionados acima.
MPDF denuncia médica que receitou ‘superdose’ de medicamento a menina
O Ministério Público do Distrito Federal e Territórios ofereceu denúncia contra a médica pediatra suspeita de prescrever uma dosagem excessiva de adrenalina para a menina Rafaela, de 1 ano e 7 meses, que morreu dias depois de receber a substância, em janeiro deste ano. O G1 procurou a médica Fernanda, mas não conseguiu contato até a publicação desta reportagem. Modificado de:
Sobre os hormônios presentes nos dois textos acima, é possível afirmar que:
- Química | 2.6 Eletroquímica
A reação entre íons alumínio (Al3+) e íons bicarbonato (HCO3-) produz hidróxido de alumínio, utilizado como floculante no tratamento de água. O íon alumínio pode ser produzido por eletrólise aquosa com eletrodos ativos, em que um ânodo de alumínio sofre corrosão, liberando íons Al3+ para a formação do floculante. Uma indústria funciona com esse processo durante 193 segundos e utilizando uma corrente elétrica de 100 A.
Sendo conhecida a constante de Faraday (96.500 C/mol) e massa atômica do alumínio (27 g/mol), a massa do íon metálico produzido é próxima de
- Biologia | 10.4 Artrópodes e Equinodermos
Abaixo encontram-se descrições feitas por um estudante a respeito de dois artrópodes:
I. Tem um par de antenas, três pares de pernas e possui dois pares de asas;
II. Tem corpo dividido em cefalotórax e abdome, não tem antenas e possui quatro pares de pernas.
Em relação às categorias taxonômicas, os animais indicados por I e II pertencem
- Física
Em Você Verá, Luiz Vilela valoriza os animais. Por exemplo, no conto Quando fiz sete anos, ele se lembra de uma bússola estragada, e de como voou como um alegre pássaro da manhã, ao ir para casa, doido para abrir o embrulho onde estava uma bússola estragada, que ganhara do avô.Mas, por que a bússola estava estragada? Alguns candidatos aos cursos da UEMG fizeram algumas hipóteses para responder a essa pergunta:
Leonardo: um fio solto fez com que o contato elétrico da bússola estragasse e,por isso, a bússola deixou de funcionar.
Lorena: o Polo Norte da agulha da bússola apontava para o Polo Norte geográfico, e isto estava errado, pois ele deveria apontar para o Polo Sul geográfico, pois um Polo Norte é atraído por um Polo Sul.
Amanda: a agulha magnética poderia ter se desprendido de seu apoio, e não estava girando livremente para se orientar, segundo o campo magnético da Terra.
Fez (fizeram) comentários apropriados
- Língua Portuguesa - Fundamental | 1.02 Variedades Linguísticas
Ó pai, ó: chegou Natal!
Já fazia um calorão danado dia desses amanhecendo em Lagoa José Luís, próximo a Vitória da Conquista, na Bahia, quando um choque de caminhões na estrada que corta o lugarejo espalhou por toda a pista a carga de picolés que um deles transportava.
O saque, no caso, além de inevitável é até recomendável para que o sorvete não vire em instantes lambança no asfalto. Deve ter sido um dia inesquecível para a garotada da região.
Daria um belo conto de Natal, como tantos outros escritos nesta época do ano em que todo mundo se toca um pouco com os pobrezinhos nascidos em Belém, em São Paulo, no Rio, Minas, Pernambuco, Bahia…
Imagine os baianinhos despertados pelo desastre com a sensação de ter ouvido a freada de um trenó. De repente uma gritaria anuncia a montanha de delícias geladas deixada pelo caminho, a ceia de Natal jamais sonhada pelas crianças daquela região castigada pelo Sol.
Lambuzadas à beira da estrada, pareciam tão felizes quanto Sasha, a filha da Xuxa, que na véspera faturou um Audi zerinho numa rifa de Natal beneficente. Enfim, o mundo não é justo, mas Papai Noel não tem nada a ver com isso! Feliz Natal a todos!
(Disponível em: <http://blogs.estadao.com.br/tutty/o-pai-o-chegou-natal/>. Acesso em: 22 dez. 2012.)
Para construir o texto, o autor relata um acontecimento e acrescenta suas opiniões. Uma opinião do autor apresentada no texto é