(UECE) Considere um tanque cilíndrico contendo água até uma altura h em metros. No fundo do tanque há uma torneira, através da qual passa um determinado volume (em m³) de água a cada segundo, resultando em uma vazão q (em m³/s). É possível escrever a altura em função da vazão q através da equação H= R.q onde a constante de proporcionalidade R pode ser entendida como uma resistência mecânica à passagem do fluido pela torneira. Assim, a unidade de medida dessa resistência é
Questões relacionadas
- História - Fundamental | 01. A Primeira República no Brasil
Texto base: Leia o texto a seguir. A Constituição de 1988 refletiu o avanço ocorrido no país na área da extensão dos direitos sociais e políticos aos cidadãos em geral e às chamadas minorias, aí se incluindo os índios. Cuidou também de outras medidas inovadoras, como a criação do habeas-data, que assegura às pessoas o direito de obter dados de seu interesse constantes dos arquivos de entidades governamentais, bem como a previsão de um código de defesa do consumidor. Ao mesmo tempo consagrou um quadro que já vinha sendo superado, dadas as novas realidades de um mundo globalizado, especialmente no campo econômico. O monopólio outorgado ao Estado nos setores de petróleo, telecomunicações, energia elétrica, portos e transporte rodoviário logo revelou-se um obstáculo ao fornecimento de bens e serviços e uma carga que um Estado em crise não poderia suportar. As várias emendas constitucionais, aprovadas ao longo de poucos anos, são uma clara demonstração disso. Com todas essas ressalvas, a Constituição de 1988 pode ser vista como o marco que pôs fim aos últimos vestígios formais do regime autoritário. A abertura, iniciada pelo general Geisel em 1974, levara mais de treze anos para desembocar em um regime democrático. FAUSTO, Boris. História concisa do Brasil. São Paulo: Edusp, 2012. p. 289.
Enunciado:
a) Identifique as principais mudanças políticas e sociais que a Constituição de 1988 trouxe para o Brasil.
b) Analise a importância desta constituição, considerando o contexto político no qual ela foi elaborada.
- Arte - Fundamental | 04.Pontos, linhas e formas.
Materiais:
- Retroprojetor
- Canetas para retroprojetor
- Tesoura e Cola
- Lápis e borracha
- Papel A4 e giz de cêra
Desenvolvimento:
O céu sempre foi objeto de investigação do homem. Seus mistérios, a manifestação das forças da natureza, a presença dos deuses, tudo isto nutriu e ainda nutre a imaginação humana de histórias. Assim como observamos as nuvens e encontramos nelas formas diversas que nos fazem contar histórias, os antigos observavam as estrelas e construíam histórias sobre o mundo visível e invisível.
Os estudos sobre o céu desencadearam as maiores revoluções no pensamento humano! Grandes nomes como os de Galileu, Copérnico, Kepler e Ptolomeu permeiam as histórias míticas sobre o universo, aproximam o desconhecido do pensamento racional enquanto mantém acesos os mistérios do imaginário humano.
As Constelações, conjunto de estrelas agrupadas no céu, são resultantes de formas imaginadas por Ptolomeu a partir da junção de pequenos pontos (as estrelas) que unidos por linhas se transformam em figuras, na maioria míticas.
Ptolomeu, pensador egípcio, registrou suas descobertas em um livro denominado Almagesto por volta do ano II d.C. E quanto a nós? Vamos criar constelações?
Caro professor, você poderá iniciar este trabalho pedindo aos alunos que façam uma pequena pesquisa sobre as constelações e tragam imagens a respeito das mesmas. Veja abaixo como é curioso observar que, por mais que os pontos ligados entre si se aproximem da imagem, havia outros interesses na composição da referência das mesmas, concorda? O que elas podem nos dizer?
Constelação de Centauro
Outra maneira de complementar a sensibilização dos alunos seria contar-lhes uma história mítica vinculada a uma constelação ou até mesmo preparar imagens para projeção em data-show. Após a sensibilização entregar a eles as transparências com uma canetinha e pedir a eles que, colocando-a sobre a constelação que tem em mãos, façam o desenho da mesma. Em seguida ligar o retroprojetor e transformar a sala num grande jogo de constelações possibilitando experiências diversas com os alunos que poderão ser fotografadas para uma bela exposição.
Observações:
Outras possibilidades de finalização são viáveis para esta atividade:
- Recortar as transparências usando-as para frotagem das imagens em papéis ou um grande painel de frotagens e pontos.
- Orientar os alunos para que, em grupo e sobrepondo as transparências umas sobre as outras, criem seus próprios desenhos a partir destas fusões.
- Distribuir o papel branco e pedir que fechem os olhos e desenhem pontos aleatórios sobre ele. Trocar com o colega o papel e descobrir neste céu de pontos uma constelação.
Referências:
- Sobre Ptolomeu:
- Lista de Constelações: http://pt.wikipedia.org/wiki/Anexo:Lista_de_constela%C3%A7%C3%B5es
- Sobre Constelações:
astro.if.ufrgs.br/const.htm;
www.brasilescola.com › Física;
- Biologia | 09. Botânica
(Fgv ) Alimentos como a mandioca, a batata e o arroz armazenam grande quantidade de amido no parênquima amilífero. Já o parênquima clorofiliano é responsável pela síntese de glicose.
Tendo em vista que as porções amilíferas e clorofilianas dos vegetais estão situadas em órgãos diferentes nos vegetais, o acúmulo do amido depende
- História - Fundamental | 05.3. Registros da história: a nossa cultura
Observe a obra A primeira missa no Brasil, de 1860, do pintor Victor Meirelles.
Que fato do período colonial brasileiro a imagem representa?
- Química | 3.3 Funções Orgânicas
Assinale a opção que apresenta o ácido mais forte, considerando que todos se encontram nas mesmas condições de concentração, temperatura e pressão.