No Brasil, a condição da cidadã, embora dependa da leitura e da escrita, não se basta pela enunciação do direito, nem pelo domínio desses instrumentos, o que, sem dúvida, viabiliza melhor participação social. A condição cidadã depende, seguramente, da ruptura com o ciclo da pobreza, que penalizada um largo contigente populacional.
Formação de leitores e construção da cidadania, memória e presença do PROLER. Rio de Janeiro: FBN, 2008.
Ao argumentar que a aquisição das habilidades de leitura e escrita não são suficientes para garantir o exercício da cidadania, o autor
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- Matemática | 3.3 Quadrática ou 2° Grau
A auxina é um hormônio vegetal relacionado ao crescimento das plantas, sendo a raiz mais sensível a este hormônio do que o caule. A figura a seguir representa o efeito de diferentes concentrações desse hormônio sobre o crescimento da raiz e do caule de uma determinada planta.
Assumindo-se que as curvas dadas na figura são parábolas, conclui-se que:
- Língua Inglesa | 1.5 Interpretação de Música
If children live with criticism, they learn to condemn.
If children live with fear, they learn to be apprehensive.
If children live with pity, they learn to feel sorry for themselves.
If children live with ridicule, they learn to feel shy.
If children live with tolerance, they learn patience.
If children live with praise, they learn appreciation.
If children live with acceptance, they learn to love.
If children live with approval, they learn to like themselves.
If children live with recognition, they learn it is good to have a goal.
If children live with sharing, they learn generosity.
If children live with fairness, they learn justice.
If children live with kindness and consideration, they learn respect.
If children live with friendliness, they learn the world is a nice place in which to live.
NOLTE, D. L. Disponível em: www.americanfamilytradidions.com.Acesso em: 30 jul. 2012.
Valores culturais de um povo revelam sua forma de ser, agir e pensar. Na concepção da autora, as diferentes formas de educar crianças nos Estados Unidos confirmam que as crianças:
- Espanhol - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Analiza la imagen a seguir:
Disponible en:< https://plagdainfantil.files.wordpress.com/2012/07/dibujo-sin-tc3adtulo110.jpg>Acceso el: 07 oct. 2014.
La imagen trata de algunos cuidados que debemos mantener al gato como animal de estimación. Basado en la imagen contesta a las cuestiones a seguir:
a) Cite tres cuidados que le gusta al gato.
b) ¿Cuáles son sus juguetes preferidos?
- História - Fundamental | 01. A Primeira República no Brasil
Analise a imagem do jornal publicado em 16 de novembro de 1889 e leia o texto a seguir.
Disponível em: <http://www.gazetadenovo.com/?edicao=5/8/2010>. Acesso em: 16 out. 2012.
"Aristides Lobo, escrevendo no "Diário Popular" de São Paulo três dias após a Proclamação da República, […] Descrevendo os eventos do dia 15, no Rio de Janeiro, disse: "O povo assistiu àquilo bestializado". […] E naquele tempo, como agora, o selo do "deu no ‘New York Times’" parecia valer, pois o correspondente do jornal comentava no dia 16 de dezembro de 1889 a falta de empolgação com o evento histórico: ” [...] não houve demonstração de esfuziante alegria. O povo, como de hábito, mostrava-se um tanto constrangido, parecia e agia de uma forma apática e aturdida”.
Disponível em <http://www.sescsp.org.br/sesc/revistas_sesc/pb/artigo.cfm?Edicao_Id=339&breadcrumb=1&Artigo_ID=5295&IDCategoria=6068&reftype=1>. Acesso em: 16 out. 2012.
A Proclamação da República, ocorrida em 15 de novembro de 1889,
- Língua Portuguesa - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
José
E agora, José?
A festa acabou,
a luz apagou,
o povo sumiu,
a noite esfriou,
e agora, José?
e agora, você?
você que é sem nome,
que zomba dos outros,
você que faz versos,
que ama, protesta?
e agora, José?
Está sem mulher,
está sem discurso,
está sem carinho,
já não pode beber,
já não pode fumar,
cuspir já não pode,
a noite esfriou,
o dia não veio,
o bonde não veio,
o riso não veio
não veio a utopia
e tudo acabou
e tudo fugiu
e tudo mofou,
e agora, José?
E agora, José?
Sua doce palavra,
seu instante de febre,
sua gula e jejum,
sua biblioteca,
sua lavra de ouro,
seu terno de vidro,
sua incoerência,
seu ódio – e agora?
Com a chave na mão,
quer abrir a porta,
não existe porta;
quer morrer no mar,
mas o mar secou;
quer ir para Minas,
Minas não há mais.
José, e agora?
Se você gritasse,
se você gemesse;
se você tocasse
a valsa vienense,
se você dormisse,
se você cansasse,
se você morresse…
Mas você não morre,
você é duro, José!
[…]
ANDRADE, Carlos Drummond de. E agora, José?. In: Antologia poética. Rio de Janeiro: Record, 2004. p. 20.
Na quinta estrofe, quase todos os versos começam da mesma forma, “Se você”. Esse recurso é utilizado para: