A auxina é um hormônio vegetal relacionado ao crescimento das plantas, sendo a raiz mais sensível a este hormônio do que o caule. A figura a seguir representa o efeito de diferentes concentrações desse hormônio sobre o crescimento da raiz e do caule de uma determinada planta.
Assumindo-se que as curvas dadas na figura são parábolas, conclui-se que:
Questões relacionadas
- Língua Portuguesa - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Textos para a questão. TEXTO 1 TEXTO 2 Como fazer com que o computador pare de travar Todo mundo que usa um computador já presenciou um travamento. Nenhum sistema operacional está livre do problema, seja Windows, Linux ou Mac OS X: todos podem travar, em menor ou maior incidência. Até celulares e smartphones travam de vez em quando. Se você está tendo problemas no seu computador e utiliza o Windows, leia e siga os passos deste guia que o TechTudo preparou para você, e tente salvar o seu computador enquanto ainda é tempo. Desfragmentação de disco À medida que você instala novos programas, baixa novos arquivos, navega na internet e executa muitas outras ações, seu sistema operacional fragmentará os arquivos; isto é, quebrará os novos arquivos em pequenas partes ao redor da superfície do HD. Com o tempo, os arquivos ficarão cada vez mais fragmentados, o que diminui a performance do sistema operacional – afinal, o leitor do seu disco terá que se mover muitas vezes para ler um único arquivo. Se um arquivo está fragmentado em 50 partes, o que é bastante comum, seu disco rígido terá que ler esse arquivo como se fossem 50. O que você pode fazer para solucionar este problema é desfragmentar o disco. Para isso, utilize o Desfragmentador de Disco do Windows ou baixe alguma ferramenta, como o Defraggler ou o Auslogics Disk Defrag. [...] Disponível em: <www.techtudo.com.br/dicas-e-tutoriais/noticia/2011/05/como-fazer-
com-que-o-computador-pare-de-travar.html>. Acesso em: 6 mar. 2017.
Ao usar o termo “mas”, no terceiro quadro (texto 1), o autor sugere que:
- Língua Portuguesa
O trecho que você, candidato ou candidata, irá ler foi extraído da obra O Guarani, de autoria de José de Alencar. Leia atentamente o trecho do capítulo X – AO ALVORECER e, baseado no texto, responda à(s) questão(ões).
– 3Tu, senhora, zangada com Peri! Por quê?
– Porque 4Peri é 14mau e ingrato; em vez de ficar perto de sua senhora, vai caçar em risco de morrer! Disse a moça 15ressentida.
– 5Ceci desejou ver uma onça viva!
– Então não posso gracejar? Basta que eu deseje uma coisa para que tu corras atrás dela como um louco?
– 9Quando Ceci acha bonita uma flor, Peri não vai buscar? Perguntou o índio.
– Vai, sim.
– 10Quando Ceci ouve cantar o sofrê, Peri não o vai procurar?
– Que tem isso?
– 8Pois Ceci desejou ver uma onça, Peri a foi buscar.
Cecília não pôde reprimir um sorriso ouvindo esse silogismo rude, a que a linguagem singela e 1concisa do índio dava uma certa poesia e originalidade.
11Mas estava resolvida a conservar a sua severidade e ralhar com Peri por causa do susto que lhe havia feito na véspera.
– 2Isto não é razão, continuou ela; porventura 6um animal feroz é a mesma coisa que um pássaro, e apanha-se como uma flor?
– 7Tudo é o mesmo, desde que te causa prazer, senhora.
– 12Mas então, exclamou a menina com um assomo de impaciência, se eu te pedisse aquela nuvem?...
E apontou para os brancos vapores que passavam ainda envolvidos nas sombras 16pálidas da noite.
– Peri ia buscar.
– A nuvem? Perguntou a moça admirada.
– Sim, a nuvem.
Cecília pensou que o índio tinha perdido a cabeça; ele continuou:
– 13Somente como a 17nuvem não é da terra e o homem não pode tocá-la, Peri morria e ia pedir ao Senhor do céu a nuvem para dar a Ceci.
Estas palavras foram ditas com a simplicidade com que fala o coração. A menina, que um momento duvidara da razão de Peri, compreendeu toda a sublime abnegação, toda a delicadeza de sentimento dessa alma inculta.
A sua fingida severidade não pôde mais resistir; deixou pairar nos seus lábios um sorriso divino.
ALENCAR, José de. O Guarani.
Na ref. 8, “Pois Ceci desejou ver uma onça, Peri a foi buscar.”, o termo em destaque é um pronome. O termo destacado também é um pronome na frase:
- Matemática | 09. Probabilidade
Um banco de sangue recebe 450 ml de sangue de cada doador. Após separar o plasma sanguíneo das hemácias, o primeiro é armazenado em bolsas de 250 ml de capacidade. O banco de sangue aluga refrigeradores de uma empresa para estocagem das bolsas de plasma, segundo a sua necessidade. Cada refrigerador tem uma capacidade de estocagem de 50 bolsas. Ao longo de uma semana, 100 pessoas doaram sangue àquele banco.
Admita que, de cada 60 ml de sangue, extraem-se 40 ml de plasma.
O número mínimo de congeladores que o banco precisou alugar, para estocar todas as bolsas de plasma dessa semana, foi
- Física
A força resultante que atua sobre um bloco de 2,5kg, inicialmente em repouso, aumenta uniformemente de zero até 100N em 0,2s, conforme a figura a seguir. A velocidade final do bloco, em m/s, é:
- Química | 2.3 Termoquímica
Ao examinar a embalagem de determinado alimento, uma pessoa observou que o valor energético estava expresso sob duas formas: 377 kcal (quilocalorias) e 1.583 kJ (quilojoules). Assim sendo, e correto concluir que 1 J (um joule) vale, aproximadamente. Lembre-se que o prefixo k é um fator multiplicador que corresponde a 1.000 vezes a unidade que o segue.