(CEFET) Analise os gráficos a seguir.
A partir da leitura dos dados, é correto inferir que, no período analisado, houve
Questões relacionadas
- Matemática - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Texto base:
Leia o texto a seguir.
O coeficiente de Gini (ou índice de Gini) é um cálculo usado para medir a desigualdade social, desenvolvido pelo estatístico italiano Corrado Gini, em 1912. Apresenta dados entre o número 0 e o número 1, onde zero corresponde a uma completa igualdade na renda (onde todos detêm a mesma renda per capta) e um que corresponde a uma completa desigualdade entre as rendas (onde um indivíduo, ou uma pequena parcela de uma população, detêm toda a renda e os demais nada têm). A fórmula de Gini é , onde b é a população (em milhões de habitantes) e a é a renda per capta da região (em dólares). Dados do PNUD (Plano das Nações Unidas para o Desenvolvimento), de 2010, pelo índice de Gini, apontam o Brasil com o resultado de 0,56, sendo assim, o terceiro país mais desigual do mundo. Disponível em: <http://desigualdade-social.info/mos/view/%C3%8Dndice_de_Gini/>. Acesso em: 03 out. 2014
Enunciado:
Sabendo que no ano de 2010 a população brasileira era de 200,4 milhões de pessoas, determine o valor de a:
- Matemática | 1.7 Razão, Proporção e Regra de Três
(ENEM 2017 2ªAPLICAÇÃO) O governo decidiu reduzir de 25% para 20% o teor de álcool anidro misturado â gasolina vendida nos postos do país. Considere que a média de desempenho,ou seja,a quantidade de quilômetros (km) que um carro anda com 1 litro de combustível,é diretamente à porcentagem de gasolina presente no combustível,e que a média de desempenho de um carro antes da decisão do governo era de 13,5km/L .Nas condições do texto,qual será a estimativa da média de desempenho após a redução de álcool anidro no combustível?
- Geografia | 3.7 Impactos Ambientais
Alguns especialistas argumentam que deveria haver rótulos climáticos na comida, da mesma forma que há informações sobre nutrição. Em teoria, os rótulos poderiam ajudar os consumidores a escolher produtos de baixo impacto ambiental e dariam aos agricultores e produtores mais incentivos para mudarem seus produtos.
The New York Times. Como fazer compras, cozinhar e comer em um mundo que está aquecendo? Disponível em: www.folha.uol.com.br. Acesso em: 6 maio 2019 (adaptado).
Considerando a proposta apresentada pelo texto, um dado que poderia constar nos rótulos de alimentos seria o de
- História - Fundamental | 07. Independência da América Espanhola
Leia o texto a seguir.
"Juro pelo amor do Deus de meus pais. Juro por eles. Juro pela minha honra e juro pela minha pátria que não darei descanso a meu braço, nem repouso a minha alma, até que haja rompido as correntes que nos oprimem por vontade do poder espanhol!” Esse compromisso, assumido por Simón Bolívar quando ele tinha pouco mais de 20 anos, foi levado às últimas consequências. O Libertador, como ficou conhecido, coordenou as campanhas militares responsáveis pela independência de cinco países sul-americanos: Colômbia, Venezuela, Equador, Peru e Bolívia. (…)”
Disponível em: http://guiadoestudante.abril.com.br/estudar/historia/simon-bolivar-meu-sonho-liberdade-434762.shtml. Acesso em: 20 out. 2011.
Simon Bolívar teve uma atuação decisiva no processo de independência dos países da América Espanhola, neste processo
- Física | 1. Introdução à FísicaConsidere as seguintes proposições sobre grandezas físicas escalares e vetoriais.
I. A caracterização completa de uma grandeza escalar requer tão somente um número seguido de uma unidade de medida. Exemplos dessas grandezas são o peso e a massa.
II. O módulo, a direção e o sentido de uma grandeza caracterizam-na como vetor.
III. Exemplos de grandezas vetoriais são a força, o empuxo e a velocidade.
IV. A única grandeza física que é escalar e vetorial ao mesmo tempo é a temperatura.
Assinale a alternativa correta.