O manual de funcionamento de um captador de guitarra elétrica apresenta o seguinte texto:
Esse captador comum consiste de uma bobina, fios condutores enrolados em torno de um ímã permanente. O campo magnético do ímã induz o ordenamento dos polos magnéticos na corda da guitarra, que está próxima a ele. Assim, quando a corda é tocada, as oscilações produzem variações, com o mesmo padrão, no fluxo magnético que atravessa a bobina. Isso induz uma corrente elétrica na bobina, que é transmitida até o amplificador e, daí, para o alto-falante.
Um guitarrista trocou as cordas originais de sua guitarra, que eram feitas de aço, por outras feitas de náilon. Com o uso dessas cordas, o amplificador ligado ao instrumento não emitia mais som, porque a corda de náilon:
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(FUVEST 2006 1ª FASE) Preparam-se duas soluções saturadas, uma de oxalato de prata (Ag2C2O4) e outra de tiocianato de prata (AgSCN). Esses dois sais têm, aproximadamente, o mesmo produto de solubilidade (da ordem de 10–12). Na primeira, a concentração de íons prata é [Ag+]1 e, na segunda, [Ag+]2; as concentrações de oxalato e tiocianato são, respectivamente, [C2O42- ] e [SCN–].
Nesse caso, é correto afirmar que
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Para resolver as questões 27 e 28, leia o texto sobre o Feudalismo a seguir.
Disponível em: <http://www.suapesquisa.com/o_que_e/feudo.htm>. Acesso em: 26 nov. 2012.
Explique o que representava o feudo no contexto das relações de suserania e vassalagem existentes durante a Idade Média.
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(FUVEST 2008 1ª FASE) As estruturas presentes em uma célula vegetal, porém ausentes em uma bactéria, são:
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VITOR E SEU IRMÃO
Luis Fernando Veríssimo Não era prevenção. A professora tinha o cuidado de tratar todos os seus alunos da mesma maneira. Pelo menos, se esforçava para isso. Mas, com o Vitor, ela sempre estava com um pé atrás. O Vitinho era um caso à parte.
— Qual é a população do Brasil?
Um aluno levantou a mão e leu a resposta que estava no livro.
— Cento e vinte milhões.
O Vitor levantou a mão. A professora sentiu um vazio na barriga. Lá vinha ele.
— O que é, Vitinho?
— Cento e vinte e um milhões.
— Por que, Vitinho?
— Minha mãe teve um filho esta semana.
Uma risadinha correu pela sala, mas o Vitor ficou sério. Estava sempre sério.
— Quantos filhos a sua mãe teve, Vitor?
— Até agora?
— Não, desta vez.
— Um. Mas dos grandes.
Outra risadinha, como marola na superfície de um lago.
— Então não são cento e vinte e um milhões. São cento e vinte milhões e um.
E a professora escreveu o número no quadro negro. Depois apontou para o um no fim do número e disse:
— Este aqui é o seu irmãozinho, Vitor.
Depois, antes mesmo de o Vitor falar, ela se deu conta de como aquele um parecia solitário no fim de tantos zeros.
— Coitadinho do meu ermão.
— Irmão, Vitor. E é claro que este número não é exato. Tem gente nascendo e morrendo a todo momento...
— Lá no hospital tava cheio de crianças. Será que já contaram?
— Não sei, Vitor, eu...
— Bota mais uns dois ou três pra acompanhá o meu ermão, tia.
Ela teve que rir junto com os outros.
— Você, hein, Vitinho? Com você eu tenho que ficar sempre com o pé atrás.
— Cuidado pra não cair pra frente, tia.
— Chega, Vitor!
Outro caso era o da Alicinha, que se espantava com tudo. Era só a professora dizer, por exemplo, que a capital do Brasil era Brasília e a Alicinha arregalava os olhos e exclamava:
— Brasília?!
— É, Alice. Por quê?
— Nada.
Depois ficava com aquela cara de que só ela era certa num mundo de loucos, onde se viu a capital do Brasil ser Brasília, mas era melhor deixar para lá.
Um dia, a professora disse que o Brasil tinha 8.000 km de costa marinha e ficou esperando a reação da Alicinha. Nada.
— O Brasil é banhado pelo Oceano Atlântico.
— Atlântico?!
— É, Alice.
— Desde quando?
— Desde sempre, Alice.
— Eu, hein?
“Eu, hein” era mortal. “Eu, hein” era de matar, mas a professora precisava se controlar. Entre o Vitinho e a Alicinha ainda acabaria louca.
Revista Ciência Hoje das Crianças, ano 17, n. 145, abr. 2004.
a) Complete o quadro com características das personagens do texto.
O que esse aluno fazia na sala de aula que incomodava a sua professora Como a professora reagia às suas atitudes
Vitinho
Alicinha
b) Copie uma parte do texto que mostra que era comum Vitinho ter aquele tipo de comportamento.
- Língua Portuguesa - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
O texto 2 serve de base para as questão:
Texto 2
Redes sociais e os jovens na política
O que o movimento Ocupe Wall Street, as marchas na Avenida Paulista e os protestos na Praça Tahrir, no Egito, têm em comum? Essencialmente, os atos foram convocados por jovens que, insatisfeitos com seus países, usaram como arma de mobilização as redes sociais. Embora diferentes, as reivindicações ganharam eco na internet antes de invadir as ruas.
Para Alexandre Matias, editor do Link, caderno de cultura digital do [jornal] Estado, a combinação entre redes sociais e mídias digitais, como o celular, possibilitou a esses movimentos alcançarem projeção além dos locais onde ocorreram. “Isso não seria possível há 5 anos”, diz. E ele chama a atenção […] para a declaração da ONU, feita este ano, de que o acesso à internet é um direito humano básico e que desconectar indivíduos da web vai contra a lei internacional. […]
Foi justamente o que fez o então presidente do Egito, Hosni Mubarak, em 28 de janeiro. Após três dias consecutivos de protestos na Praça Tahrir, no Cairo, convocados por Twitter e Facebook, o governo desconectou o país inteiro da internet. Pelo me nos 93% das redes egípcias ficaram fora do ar, deixando 23 milhões de usuários sem acesso à internet. O bloqueio durou cinco dias e deixou os manifestantes ainda mais enfurecidos. Mubarak caiu em fevereiro.
(LORDELO, Carlos. “Redes sociais e os jovens na política”. In: O Estado de S. Paulo.
Disponível em: <http://www.estadao.com.br/noticias/vida,atualidades-na-fuvest-redes-
-sociais-e-os-jovens-na-politica,789996,0.htm>. Acesso em: 15 jan. 2012.)
A principal informação apresentada pelo texto diz respeito