De acordo com o sistema Hornbostel-Sachs, sistema de classificação dos instrumentos musicais, relacione adequadamente os grupos de instrumento à sua respectiva descrição.
1. Aerofones. 2. Cordofones. 3. Idiofones. 4. Membranofones. 5. Eletrofones.
( ) Produzem som por meio de vibrações no próprio instrumento, sem estar submetido a tensão.
( ) Produzem som por meio da vibração de uma membrana sob tensão.
( ) Produzem som a partir da vibração de uma corda sob tensão.
( ) O som é produzido através de um campo eletromagnético.
( ) Produzem som através da vibração de uma massa de ar.
Questões relacionadas
- Língua Portuguesa | 1.2 Percepção das Ideias do Texto
TEXTO
[80] Após críticas e consulta pública sobre reforma,
MEC apresenta proposta para Novo Ensino Médio.
Escolas sem infraestrutura, falta de formação
adequada dos professores e diminuição da carga
horária de disciplinas tradicionais estavam entre
[85] as críticas ao modelo em vigor há dois anos.
O ministro da Educação, Camilo Santana,
apresentou nesta terça-feira (24) para o
presidente Luiz Inácio Lula da Silva as diretrizes
para o Novo Ensino Médio. A entrega do
[90] documento é a mais recente etapa na tentativa
de ajustes na reforma que mudou a grade
curricular e oferta de disciplinas optativas em
todas as escolas do país. (...)
O novo modelo de Ensino Médio está em
[95] vigor há dois anos em todas as escolas do país,
mas tem sido alvo de críticas. Alguns grupos
defendem a sua revogação completa enquanto
outros pedem apenas ajustes. Diante da pressão,
o MEC abriu uma consulta pública com
[100] representantes de diversas entidades para chegar
a uma proposta, apresentada agora.
Escolas sem infraestrutura (salas de aula
em número insuficiente, por exemplo), falta de
formação adequada dos professores e diminuição
[105] da carga horária de disciplinas tradicionais são
alguns dos pontos que, segundo os críticos,
podem ampliar ainda mais a desigualdade no
acesso ao ensino superior entre os alunos da rede
pública e os da rede particular. (...)
[110] De acordo com a assessoria do MEC, a
entrega das novas diretrizes ao presidente Lula
teve a participação de representantes do
Conselho Nacional de Educação (CNE); Fórum
Nacional de Educação (FNE); Fórum Nacional dos
[115] Conselho Estaduais e Distrital de Educação
(Foncede); Conselho Nacional de Secretários de
Educação (Consed) e União Brasileira dos
Estudantes Secundaristas (Ubes).
(Texto adaptado. Disponível em https://g1.globo.com/educacao/.)
No trecho: “Alguns grupos defendem a sua revogação completa enquanto outros pedem apenas ajustes” (linhas 96-98), o elemento destacado tem o sentido de
- Biologia | 11.3 Sistema Circulatório
O coração humano tem sido alvo de estudos da engenharia para a produção de dispositivos alternativos que ajudem a resolver as dificuldades decorrentes dos transplantes naturais. Embora existam hoje corações artificiais, nenhum deles substituiu o original à altura no seu funcionamento. Alguns detalhes mecânicos são fundamentais para o seu perfeito funcionamento. Assim, na construção de um protótipo mais parecido com o coração humano, é necessário considerar que
- História | 5.7 Iluminismo
(UNESP) O pensamento iluminista, baseado no racionalismo, individualismo e liberdade absoluta do homem, ao criticar todos os fundamentos em que se assentava o Antigo Regime, revelava as suas contradições e as tornava transparentes aos olhos de um número cada vez maior de pessoas.
(Modesto Florenzano. As revoluções burguesas, 1982. Adaptado.)
Entre as críticas ao Antigo Regime, mencionadas no texto, podemos citar a rejeição iluminista do:
- Espanhol - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Mira el cartel y después contesta.
Disponible en: < http://blogdemarcosicha.blogspot.com.br/2013/06/cuidemos-el-agua.html>. Acceso el 21 jun. 2014.
Explica por qué tenemos que cuidar del agua.
- Geografia | 3.2 Estrutura da Terra e Relevo
Por se situar em uma região limítrofe entre diferentes placas tectônicas, a Turquia tem histórico de terremotos de grande magnitude e poder destrutivo. Em 1939, um terremoto de magnitude 7,8 provocou a morte de cerca de 30.000 pessoas. Em fevereiro de 2023, registrou-se um terremoto de magnitude 7,8 às 4h17 (horário local) e, nove horas depois, registrou-se novo abalo sísmico, dessa vez de magnitude 7,6, o que levou 50.000 pessoas à morte. A figura a seguir mostra a localização do sistema de falhas da placa da Anatólia e indica as áreas atingidas pelos respectivos terremotos.
(How the February 2023 Türkiye Earthquakes Ruptured and Produced Damaging Shaking. Disponível em: https://www.seismosoc.org/news/how-the-february-2023-turkiye-earthquakes-ruptured-and-produced-damaging-shaking/. Acesso em 12/06/2023.)
Os tremores de 1939 e de 2023 foram gerados, respectivamente, pelo deslocamento entre a Placa da Anatólia e as placas