As críticas dos humanistas do Renascimento era dirigida a qual sociedade?
Questões relacionadas
- Química | 1.1 Introdução à Química
(UFPR) A extração de petróleo em águas profundas segue basicamente três etapas: i) perfuração, utilizando uma sonda; ii) injeção de água pressurizada, que extrai o petróleo das rochas subterrâneas; e iii) separação do petróleo misturado com água e pedaços de rochas. A terceira etapa é realizada por meio dos métodos de:
- Língua Portuguesa | 1.02 Conhecimento Prévio
Os esportes podem ser classificados levando em consideração critérios como a quantidade de competidores e a interação com o adversário. Os chamados Esportes individuais em interação com o oponente são aqueles em que os atletas se enfrentam diretamente, tentando alcançar os objetivos do jogo e evitando, concomitantemente, que o adversário o faça, porém sem a colaboração de um companheiro de equipe. Os Esportes coletivos em interação com o oponente são aqueles nos quais os atletas, colaborando com seus companheiros de equipe, de forma combinada, enfrentam-se diretamente com a equipe adversária, tentando atingir os objetivos do jogo, evitando, ao mesmo tempo, que os adversários o façam.interação com o adversário, ambiente, desempenho comparado e objetivos táticos da ação.
GONZALEZ, F. J. Sistema de classificação de esportes com base nos critérias: cooperação, interação com o adversário, ambinete, desempenho comparado e objetivos táticos da ação. EFDeportes, n. 71, abr. 2004.
São exemplos de “esportes individuais em interação com o oponente” e “esportes coletivos em interação com o oponente” respectivamente:
- Física | C. Aparelhos de Medidas Elétricas
(UFRGS) Voltímetros e amperímetros são os instrumentos mais usuais para medições elétricas. Evidentemente, para a obtenção de medidas corretas, esses instrumentos devem ser conectados de maneira adequada. Além disso, podem ser danificados se forem conectados de forma incorreta ao circuito.
Suponha que se deseja medir a diferença de potencial a que está submetido o resistor R2 do circuito a seguir, bem como a corrente elétrica que o percorre.
Assinale a figura que representa a correta conexão do voltímetro (V) e do amperímetro (A) ao circuito para a realização das medidas desejadas. - Biologia | 15.3 Evidências Evolutivas
(UDESC) Nos estudos de evolução no reino animal, é frequente o uso dos termos análogo e homólogo. Analise as proposições abaixo, de acordo com estes estudos.
I. Análogas têm estruturas de mesma função, mas de diferente origem.
II. Análogas têm estruturas de mesma origem, mas de diferente função.
III. Homólogas têm apenas estruturas de mesma função e origem.
IV. Homólogas têm estruturas de mesma função, mas de diferente origem.
Assinale a alternativa correta.
- Arte - Fundamental | 03.2. Artesanato indígena
ARTESANATO INDÍGENA
30. Materiais necessários
- Areia colorida seca. (Deve ser tingida antecipadamente pelo professor, com corante comestível ou comum).
- Cola branca.
- Copinho com água e panos de limpeza.
- Disponibilidade para entrar no site www.manetas.com/pollock/ para fazer uma pintura ao estilo de Pollock.
- Imagens de artistas indígenas da tribo Navajo que “pintam” com areia. Disponível em: https://tropisme.wordpress.com/2010/11/22/joe-ben-artista-navajo-sand-painting/. Acesso em 03 abr. 2015.
- Imagens de quadros de Jacson Pollock. Disponível em: http://lounge.obviousmag.org/o_alambique/2012/01/pollock-gotejando-no-abismo.html. Acesso em 03 abr. 2015.
- Impressão das obras apresentadas no site.
- Pincel largo.
- Uma folha de Canson A3, com gramatura grande, para cada trio de crianças.
Procedimentos
1º. Comentar com os alunos que os Navajos são povos indígenas que vivem numa reserva localizada no nordeste do Arizona. Eles são famosos por produzirem tapetes com desenhos geométricos coloridos. Também fazem pinturas de areia, as quais influenciaram Jacson Pollock, um grande nome na pintura expressionista.
2º. Mostrar as imagens citadas e deixar que as crianças comentem bastante sobre as técnicas utilizadas.
3º. Dividir a sala em trios e fornecer o material necessário para fazer a arte baseada nas pinturas Navajo.
Orientar as crianças no uso da cola e da areia, que deve ser apenas uma fina camada sobre o papel, fazendo desenhos geométricos e abstratos.
4º. Fotografar as obras, porque a areia costuma se despregar e o trabalho não poderá ser apreciado depois. Os índios Navajos também desmanchavam seus trabalhos após os rituais.
5º. Discutir com as crianças a respeito do trabalho de Pollock e dos indígenas. Comparar com o trabalho que eles fizeram no papel, com a areia. Chamar a atenção para o que já discutiram em sala sobre o Expressionismo. Explorar nesse momento as principais características desse estilo. Pedir que observem a produção deles e encontrem as características do estilo, nelas.
6º. Expor as fotografias.
7º. Em um segundo momento, visitar a sala de informática e entrar no site sugerido acima para criarem uma obra ao estilo Pollock. Fazer a impressão das imagens se possível.
04.1. ARTE AFRICANA NA HISTÓRIA