Explicaê

01

ARTESANATO INDÍGENA

30. Materiais necessários

 

  • Areia colorida seca. (Deve ser tingida antecipadamente pelo professor, com corante comestível ou comum).
  • Cola branca.
  • Copinho com água e panos de limpeza.
  • Disponibilidade para entrar no site www.manetas.com/pollock/ para fazer uma pintura ao estilo de Pollock.
  • Imagens de artistas indígenas da tribo Navajo que “pintam” com areia. Disponível em: https://tropisme.wordpress.com/2010/11/22/joe-ben-artista-navajo-sand-painting/. Acesso em 03 abr. 2015.
  • Imagens de quadros de Jacson Pollock. Disponível em: http://lounge.obviousmag.org/o_alambique/2012/01/pollock-gotejando-no-abismo.html. Acesso em 03 abr. 2015.
  • Impressão das obras apresentadas no site.
  • Pincel largo.
  • Uma folha de Canson A3, com gramatura grande, para cada trio de crianças.

       

  Procedimentos  

      

1º. Comentar com os alunos que os Navajos são povos indígenas que vivem numa reserva localizada no nordeste do Arizona. Eles são famosos por produzirem tapetes com desenhos geométricos coloridos. Também fazem pinturas de areia, as quais influenciaram Jacson Pollock, um grande nome na pintura expressionista.  

   

2º. Mostrar as imagens citadas e deixar que as crianças comentem bastante sobre as técnicas utilizadas.  

   

3º. Dividir a sala em trios e fornecer o material necessário para fazer a arte baseada nas pinturas Navajo.  

  Orientar as crianças no uso da cola e da areia, que deve ser apenas uma fina camada sobre o papel, fazendo desenhos geométricos e abstratos.  

   

4º. Fotografar as obras, porque a areia costuma se despregar e o trabalho não poderá ser apreciado depois. Os índios Navajos também desmanchavam seus trabalhos após os rituais.  

   

5º. Discutir com as crianças a respeito do trabalho de Pollock e dos indígenas. Comparar com o trabalho que eles fizeram no papel, com a areia. Chamar a atenção para o que já discutiram em sala sobre o Expressionismo. Explorar nesse momento as principais características desse estilo. Pedir que observem a produção deles e encontrem as características do estilo, nelas.  

   

6º. Expor as fotografias.  

   

7º. Em um segundo momento, visitar a sala de informática e entrar no site sugerido acima para criarem uma obra ao estilo Pollock. Fazer a impressão das imagens se possível.  

04.1. ARTE AFRICANA NA HISTÓRIA