Mark the correct alternative.
These ___ my friends. They ___ also students.
Questões relacionadas
- Sociologia - Fundamental | 1. Questões Sociais
(Enem digital 2020) A carroça sem cavalo Conta-se que, em noites frias de inverno, descia um forte nevoeiro trazido pelo mar e, nessa noite, ouviam-se muitos barulhos estranhos. Os moradores da cidade de São Francisco, que é a cidade mais antiga de Santa Catarina, eram acordados de madrugada com um barulho perturbador. Ao abrirem a janela de casa, os moradores assustavam-se com a cena: viam uma carroça andando sem cavalo e sem ninguém puxando... Andava sozinha! Na carroça, havia objetos barulhentos, como panelas, bules, inclusive alguns objetos amarrados do lado de fora da carroça. O medo dominou a pequena cidade. Conta-se ainda que um carroceiro foi morto a coices pelo seu cavalo, por maltratar o animal. Nas noites de manifestação da assombração, a carroça saía de um nevoeiro, assustava a população e, depois de um tempo, voltava a desaparecer no nevoeiro.Considerando-se que os diversos gêneros que circulam na sociedade cumprem uma função social específica, esse texto tem por função
- Arte - Fundamental | 01.2. Música
Materiais:
Materiais diversos: chaves, tampinhas de alumínio, folhas secas, sementes, papel alumínio, papel cartão, papel celofane, papel crepom, moedas, seixos, etc.;
Computador com internet e caixas amplificadoras de som.
Atividade:
- Trabalhe com a turma a definição de instalação artística.
- Mostre os vídeos a seguir para que possam relacionar os sons da natureza com os sons dos diversos materiais disponíveis:
· Vento com chuva
https://www.youtube.com/watch?v=to9cKJbT-mY&list=PL7NTmPW6qIlr05tqxtAM4uG3c99G0ZfNr&index=7
· Vento batendo nas folhas
https://www.youtube.com/watch?v=Ze71f5fungc
· Chuva com trovões
https://www.youtube.com/watch?v=8QeJ4QMCxeA
· Vento do deserto
https://www.youtube.com/watch?v=onjDjKzik1I
· Dia chuvoso com passarinhos
https://www.youtube.com/watch?v=hM4zouquPGQ
· Floresta tropical
https://www.youtube.com/watch?v=c2NnjwKhS0o
- Leia as matérias:
Músico recicla e reproduz em instrumentos os sons da natureza
https://www.youtube.com/watch?v=spNeDM98aCQ
Instrumentos musicais de material de sucata que reproduzam os sons da natureza
https://condominiomusical.wordpress.com/instrumentos-de-sucata/
- Em um espaço da escola, disponibilize os materiais que os alunos identificaram e selecionaram no exercício anterior.
- Separe-os por grupos, definindo um critério.
*Ex: terra, água e ar. Faça uma placa com a palavra “AR” escrita e coloque próxima a ela os materiais que os alunos classificaram como remetentes ao som do vento.
- Convide outras turmas para participares da instalação, experimentando as possibilidades sonoras dos materiais e sua similaridade com os sons da natureza.
- Matemática | 13. Geometria Plana
(ENEM 2009 SIMULADO) Uma pessoa de estatura mediana pretende fazer um alambrado em torno do campo de futebol de seu bairro. No dia da medida do terreno, esqueceu de levar a trena para realizar a medição. Para resolver o problema, a pessoa cortou uma vara de comprimento igual a sua altura. O formato do campo é retangular e foi constatado que ele mede 53 varas de comprimento e 30 varas de largura.
Uma região R tem área AR, dada em m2, de mesma medida do campo de futebol, descrito acima. A expressão algébrica que determina a medida da vara em metros é
- Língua Espanhola | 2.09 Preposições
TEXTO 2
El nacimiento del río Titicaca
Hace mucho tiempo, existía una
ciudad de la que sus habitantes estaban muy
orgullosos. Es más, estaban tan orgullosos
que decían que ni había otra ciudad tan
[45] perfecta en ninguna otra parte.
Un buen día llegaron unos forasteros
sucios y con ropas viejas y, cuando llevaban
horas recorriendo las empedradas calles, se
presentaron ante los sacerdotes. El motivo
[50] era avisarles de que todo lo que estaba en
pie iba a desaparecer en los próximos días
debido a una catástrofe natural. Asustados,
los sacerdotes reunieron a todos los
ciudadanos en la plaza para contarles lo
[55] sucedido. De forma altanera y orgullosa toda
la gente gritó que eso era imposible, porque
no había edificios, ni carreteras tan bien
construidas como las suyas y nadie ni nada
podía destruirlos. Estaban tan enfadados que
[60] llegaron a echar a pedradas a los sacerdotes
que habían dicho palabras tan tontas. Sin
embargo, más precavidos, los sacerdotes se
instalaron en la montaña más alta que
pudieron encontrar, y allí vivieron un tiempo
[66] bajo la burla de sus vecinos.
De pronto, pasadas algunas
semanas, apareció sin más una negra y roja
nube que cubría la ciudad, y empezó a llover
con fuerza. En el mismo instante, se oyó un
[70] fuerte ruido y el suelo empezó a abrirse por
mil sitios. Bajo la mirada aterrorizada de la
gente, la tierra empezó a tragarse todo lo
que estaba levantado sobre ella y una fuerte
corriente arrastró lo poco que quedaba en
[75] pie. En pocos minutos, donde antes había
una hermosa ciudad, se creó una inmensa
extensión de agua.
Así fue como nació el lago de agua
dulce más extenso de América del Sur, el río
[80] Titicaca; lugar sagrado para los incas.
(Leyenda india.)
El término “Bajo” (línea 71) tiene función de
- História | 4.1 Alta Idade Média
Constantinopla, aquela cidade vasta e esplêndida, com toda a sua riqueza, sua ativa população de mercadores e artesãos, seus cortesãos em seus mantos civis e as grandes damas ricamente vestidas e adornadas, com seus séquitos de eunucos e escravos, despertaram nos cruzados um grande desdém, mesclado a um desconfortável sentimento de inferioridade.
RUNCIMAN, S. A Primeira Cruzada e a fundação do Reino de Jerusalém.
Rio de Janeiro: Imago, 2003 (adaptado).
A reação dos europeus quando defrontados com essa cidade ocorreu em função das diferenças entre Oriente e Ocidente quanto aos(às)