Mark the correct option.
_____ Mike visit his grandmother last night?
Questões relacionadas
- História - Fundamental | 01. A Primeira República no Brasil
. Analise a charge:
(SCHMIDT, Mario. História Crítica, São Paulo: Editora Atual, 1995, p. 141)
A partir da análise, EXPLIQUE a crítica feita pela charge a um dos princípios do nazi-fascismo.
- Espanhol - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Analiza la viñeta a seguir.
Disponible en: < http://blogs.elcorreo.com/inakicerrajeria/files/7-12-09blog.jpg> Acceso el: 03 dic. 2015.
La viñeta hace referencia a
- Língua Portuguesa | 1.07 Coesão Textual
Texto 3
O texto 3 é um recorte de uma entrevista concedida pelo escritor Sérgio Vaz, para o site “Brasil de Fato”. Vaz faz parte de um grupo de escritores que produz o que chamam Literatura Periférica. É também idealizador e coordenador do Sarau da Cooperifa (Cooperativa Cultural da Periferia). Esse sarau realiza-se há dez anos, toda quarta-feira, no bairro Piraporinha, zona sul de São Paulo.
Brasil de Fato — Qual sua intenção com
[35] livro Literatura, pão e poesia?
Sérgio Vaz — É [uma expressão da minha]
relação cotidiana com o meu bairro e com as
pessoas [com] que eu convivo. [A ideia é]
levar um pouco de literatura, falando dessas
[40] pessoas, que eu conheço muito bem. [...] A
ideia sempre foi escrever sobre meu
cotidiano. Eu me considero um cronista do
meu bairro. Então escrevo sobre o lugar onde
vivo. Não acho que eu seja um escritor
[45] universal, escrevo sobre o que eu vejo na
minha realidade.
É difícil publicar e fazer circular livros
que tratam do marginalizado?
Eu acho que hoje o difícil é você escrever um
[50] livro. O difícil mesmo é a distribuição, a
circulação. E é difícil quem leia também. Esse
país não é um país de leitores e não só na
periferia, mas na classe média e na classe
alta. É um país que não lê. O grande desafio
[55] da Cooperifa é fazer a formação de público
para a leitura.
Num futuro próximo, você pensa na
transformação dessa periferia ou você
acha que ainda falta muito para essa
[60] realidade ser mudada?
Falta muito. Não será a literatura que vai
salvar a periferia, mas o poder público
atuante. A arte tem o poder de
transformação pessoal, que pode fazer com
[65] que essas pessoas cobrem do poder público
aquilo que é devido, aquilo que é pago em
imposto, para que esse imposto retorne em
benefícios. Não sou tolo de achar que a
literatura pode salvar alguém nesse ponto. Eu
[70] acho que a literatura, a música, a arte de
forma geral, ela transforma as pessoas em
cidadãos. E são esses cidadãos que cobram
do governo a postura para que ele faça com
que a gente tenha esse benefício.
[75] Qual sua opinião sobre o atual
movimento dos trabalhadores da cultura
que recentemente ocuparam a Funarte
(Fundação Nacional de Arte) e fizeram
uma grande manifestação contra a arte
[80] como mercadoria?
É isso mesmo. O artista é esse. O artista tem
que ser o cara que é incomodado, indignado.
Ele tem que protestar. A arte não embala os
adormecidos, ela desperta. Agora, se o
[85] artista não despertar, como ele vai despertar
a pessoa que vê sua arte?
[............................................................]
A periferia não era para protestar, não era
para ter arte. Alguma coisa deu errado, né?
Hoje tem mais de cinquenta saraus
[90] acontecendo. Nós temos três anos de Cinema
na Laje [...] passamos documentários [a] que
jamais a nossa população iria ter acesso. E
nesses mais de 50 saraus na periferia é onde
as pessoas se apropriaram da literatura. Ou
[95] seja, para o status quo, alguma coisa deu
errado. Era pra gente não ter boa literatura,
era pra gente não ter boa educação, era pra
gente não ter bom cinema. E a gente faz
cinema e não passa O homem Aranha, não
[100] passa nada de Hollywood. Alguma coisa deu
errado dentro da concepção do Estado, da
elite, né?
Na linha 95, o entrevistado usa a expressão latina status quo: Ou seja, para o status quo, alguma coisa deu errado.
Releia atentamente esse excerto e marque o item que melhor traduz a expressão dentro do texto em análise.
- Língua Espanhola | 1. Interpretação de Textos
Ciudad de Dios
[1] Ciudad de Dios resulta un fresco social, un film de iniciación
y también un film apocalíptico. La durísima realidad de las favelas y los
barrios más carenciados de Brasil ha sido llevada al cine en varias
[4] ocasiones, tal vez la más célebre haya sido Orfeo Negro, en clave
romántica. Algo de ese romanticismo subsiste bajo la cruda violencia
de Ciudad de Dios, que relata la trayectoria de varios chicos habitantes
[7] del barrio llamado así ¿paradójica, irónicamente? y situado en las
afueras de Río de Janeiro. En este caso no se trata de estrechas calles
colgadas de los morros sino de una urbanización construida en los años
[10] ‘60 con el propósito de albergar familias sin vivienda, y que en poco
tiempo devino ciudad marginal regida por sus propias leyes e
impenetrable a quienes no fueren sus residentes. Los chicos de Ciudad
[13] de Dios juegan al fútbol como todos los chicos brasileños, pero el
tiempo les enseñará que es muy difícil transitar cualquier camino que
no pase por el delito: la película nos muestra a través de dos décadas por
[16] qué muchos eligen el tráfico de droga, el robo y el asesinato mientras
unos pocos intentan alejarse de ese mundo cerrado.
Narrado en primera persona desde el punto de vista de
[19] Buscapé, uno de los jóvenes habitantes del barrio, el film tiene la
estructura de un relato enmarcado: las imágenes iniciales, en un montaje
agilísimo de impresionantes tomas de muerte y cacería en la Ciudad de
[22] Dios anuncian el nivel de barbarie de lo que vendrá. Sigue con la
prehistoria del barrio en los ‘60 y la creciente criminalidad de los niños
comandados por un precoz muchachito, quien en los ‘70 se ha
[25] transformado en el jefe de una banda. Comparten el barrio con otra
pandilla, en sorda convivencia competitiva. Paulatinamente, el crimen
se hace más implacable, el tráfico más pesado, los mafiosos son cada
[28] vez más jóvenes. Cuando uno de los jefes se enamora e intenta eludir
su destino trágico, colapsa una paz forzosa y frágil, y sobreviene una
ola de muertes sangrientas, infames, vengativas.
[31] El tratamiento de la imagen, de la violencia está en este caso
al servicio de la puesta en escena de la dura realidad de la marginación
en Latinoamérica. Lo que más impacta del film de Fernando Meirelles
[34] es el testimonio de toda una nueva generación familiarizada con el
crimen, de chicos que matan a la edad de empezar a leer, de bandas de
vocês que instalam um ola de terror e quedan como amos
[37] Despiadados de ESE Microcosmos. El protagonista vive su destino
permanentemente cruzado com o seu tamanho. Si éstos decidieron
disparar las armas, Buscapé eligió disparar una cámara de fotos, y si
[40] demuestra ser un inepto total para el crimen, su condición de oriundo de
la favela lo coloca en una posición inmejorable para registrar como
fotógrafo las luchas en esos barrios herméticos. Meirelles presenta una
[43] Sutil observación de los diferentes grupos, tratando a sus personajes
como tipologías representantes de un ámbito social.
Internet: <www.cineismo.com> (con adaptaciones).
Con respecto a las ideas y estructuras lingüísticas del texto, juzgue lo ítem
Es correcto inferir del texto que la utilización de imágenes de violencia en Ciudad de Dios tiene una finalidad puramente estética.
- Biologia | 02. Origem da Vida
(UEFS) A busca de evidências da existência de vida em outros planetas conduz o ser humano à análise das condições iniciais no planeta Terra. Diante dos conhecimentos atuais, propostos por Oparin e Haldane e relacionados à primeira forma de vida existente na Terra e às condições da sua atmosfera primitiva, pode-se inferir que os primeiros seres vivos possuíam modo de vida: