(UFG) Os movimentos de luta pela terra no Brasil, oriundos da concentração da propriedade da terra, intensificaram-se na década de 1980 na porção sul do país, por causa
Questões relacionadas
- Biologia | 9.4 Fisiologia Vegetal
Pretendendo observar a sequência gradativa do crescimento das plantas, dirigimos nossa atenção sobre a planta no momento exato em que ela se desenvolve da semente. Nessa época, podemos reconhecer fácil e nitidamente as partes que lhe pertencem. Não vamos considerar agora os invólucros que ela deixa na terra. Em muitos casos, assim que a raiz se firma na terra, a planta leva à luz os primeiros órgãos superiores, já existentes anteriormente, sob o invólucro das sementes.
(GOETHE, 1996, p. 11-12)
Esses primeiros órgãos são conhecidos pelo nome de cotilédones chamados também de grãos, pevides ou folhas de sementes, indicando com esses nomes diferentes formas. Muitas vezes esses órgãos têm aparência disforme, como se estivessem cheios de uma matéria grosseira e bastante distendidos, tanto na espessura como na largura. Seus recipientes são pouco visíveis e não podem ser distinguidos da substância geral. Em muitas plantas, eles se aproximam da forma das folhas. ” À luz da Biologia atual, a interpretação do texto, escrito com base em conhecimentos do século XVIII, exige a compreensão de que:
- Geografia | 5.1 População
Fazendo as populações abandonarem seus valores e costumes mais enraizados, a doença epidêmica interrompe atividades familiares, isola o doente, impõe o silêncio à cidade, o anonimato na morte e determina a abolição dos ritos coletivos de alegria e de tristeza.
Em 1918, devido à gripe espanhola, os brasileiros, de Norte a Sul do país, tiveram seu cotidiano modificado e assistiram ao fechamento dos locais públicos (como escolas, parques, teatros, cinemas) e à proibição das reuniões noturnas, inclusive as religiosas. Visitas foram condenadas, e beijos e abraços, desaconselhados. Até mesmo cumprimentar as pessoas com aperto de mão passou a ser ato indesejado. O aumento do número de enfermos e mortos gerou uma sensação de impotência que fez o medo crescer imensamente.
Nesse contexto, houve uma intensa divulgação de “fórmulas caseiras”, com a intenção de curar a doença ou evita-la. Utilizados tradicionalmente na sociedade brasileira para combater a gripe de todos os anos, o alho, a cebola e o limão foram fartamente usados por várias pessoas durante a pandemia de influenza espanhola. Em São Paulo, comer um dente de alho durante as refeições, carregar um patuá de alho para cheirar constantemente ou pendurar alho em volta do pescoço foram prescrições ensinadas boca a boca.
Liane Maria Bertucci. A onipresença do medo na influenza de 1918. In: Varia História, v. 25, n.º 42, p. 457-75, jul. – dez./2009 (com adaptações).
Considerando o fragmento de texto e a imagem anteriores, julgue o item.
As pandemias de gripe espanhola e de covid-19 têm diversos aspectos em comum, apesar do intervalo de tempo entre elas e do contexto geográfico de cada uma.
No caso da pandemia de covid-19, observou-se
- Química | 2.7 Equilíbrio
(UEFS)
(CoCl4)2 –(s) + 6H2O(l) ↔ [Co(H2O)6]2+(aq) + 4Cl–(aq) ΔH° = – 504 kJ
As pequenas esferas azuis de sílica gel utilizadas como desumidificadores no transporte e na proteção de aparelhos eletroeletrônicos, em atmosfera úmida, absorve água do ambiente tornando-se cor de rosa. Ao serem aquecidas em uma estufa, voltam a ter a cor azul inicial de acordo com o sistema em equilíbrio químico representado pela equação química.
A análise desse sistema em equilíbrio químico e das informações referidas no texto permite afirmar:
- Língua Espanhola | 1.3 Modelo de Questão: ENEM X Tradicional
LO QUE DICEN ALGUNOS VIAJEROS
Dice Rafael
Recuerdo perfectamente mi primer viaje, fue
a Marruecos. Yo era un joven con muchas ganas de
vivir nuevas experiencias fuera de mi país y se me
[5] presentó una gran oportunidad: viajar con uno de
mis profesores de la Facultad de Historia para hacer
un estudio etnográfico en una pequeña región del
norte de este país. Fueron unos días muy
interesantes, aunque también pasé algunas
[10] dificultades, sobre todo debido a las oscilaciones de
temperatura. Conocí a mucha gente interesante y
probé nuevas comidas. Los marroquíes son
especialmente amables. Sin duda, una de las cosas
que más me gustó fue el té; bebía dos o tres vasos
[15] cada día. Todavía hoy conservo alguno de los
informes que redacté en aquella aventura con
cierta nostalgia.
Dice Alberto
Yo vivía en Sevilla con mi novia. En el verano
[20] de 2012 decidimos pasar juntos las vacaciones y
nos fuimos con lo puesto a un “camping” de
Mallorca. Los primeros días fueron muy divertidos;
recuerdo la tienda de campaña y el cortavientos.
Normalmente comíamos de bocadillo y nos
[25] pasábamos la vida en la playa, tomando el sol
tirados a la bartola. Por las mañanas, normalmente,
aprovechábamos para visitar alguna cueva o nueva
cala donde el agua era cristalina y podíamos
disfrutar de un baño muy agradable. Los últimos
[30] días de estancia se hicieron más complicados. El
clima cambió y las tormentas eran frecuentes. La
tienda de campaña se inundaba cada dos por tres y
nuestro humor cambió radicalmente. Tengo que
confesar que las discusiones de esos días
[35] empañaron un poco la sensación positiva del viaje.
Dice Ricardo
En 2004 decidí buscarme la vida lejos de mi
hogar. La suerte me llevó a un pequeño pueblecito
del sur de Inglaterra llamado Truro. Allí trabajé en
[40] lo que pude algunos meses, mientras me
familiarizaba con el inglés y aprendía las
costumbres del lugar. Me quedé atrapado por los
campos verdes y la calma con la que se vive en esta
zona. Gracias a este viaje comprendí que quería
[45] viajar por todo el mundo y conocer muchos países
diferentes para ser muy rico de espíritu. Ahora vivo
en Australia pero siempre recordaré la primera vez
que puse los pies en tierras inglesas. A Truro le
debo mi despertar como viajero y mis ansias de
[50] conocer nuevos mundos para compartir
experiencias con gente nueva cada día.
Alberto y su novia
- Matemática - Fundamental | 11.2 Relógio
PAULA ACORDA TODOS OS DIAS ÀS 7:00 DA MANHÃ. DEPOIS DE TOMAR SEU CAFÉ, SAI DE SUA CASA AS 8:30 PARA IR À AULA DE NATAÇÃO, QUE COMEÇA ÀS 9:00 horas.
REPRESENTE, NOS RELÓGIOS A SEGUIR, OS HORÀRIOS QUE APARECEM NO TEXTO: