Um aquecedor solar consiste essencialmente em uma serpentina de metal, a ser exposta ao sol, por meio da qual flui água a ser aquecida. A parte inferior da serpentina é soldada a uma chapa metálica, que é o coletor solar. A forma da serpentina tem a finalidade de aumentar a área de contato com o coletor e com a própria radiação solar sem aumentar muito o tamanho do aquecedor. O metal, sendo bom condutor, transmite a energia da radiação solar absorvida para as paredes internas e, daí, por condução, para a água. A superfície deve ser recoberta com um material, denominado material seletivo quente, para que absorva o máximo de radiação solar e emita o mínimo de radiação infravermelha. Os quadros relacionam propriedades de alguns metais/ligas metálicas utilizados na confecção de aquecedores solares:
Os aquecedores solares mais eficientes e, portanto, mais atrativos do ponto de vista econômico, devem ser construídos utilizando como material metálico e material seletivo quente, respectivamente,
Questões relacionadas
- Física | 3.2 Dilatação
Um cidadão parou às 22:00 em um posto de combustível para encher o tanque de seu caminhão com óleo diesel. Neste horário, as condições climáticas eram tais que um termômetro, bem calibrado fixado em uma das paredes do posto, marcava uma temperatura de 10°C.Assim que acabou de encher o tanque de seu veículo, percebeu o marcador de combustível no nível máximo. Descansou no mesmo posto até às 10:00 do dia seguinte quando o termômetro do posto registrava a temperatura de 30°C.Observou, no momento da saída, que o marcador de combustível já não estava marcando nível máximo.
Qual afirmação justifica melhor, do ponto de vista da física, o que aconteceu? Desconsidere a possibilidade de vazamento do combustível.
- Língua Portuguesa - Fundamental | 1.02 Variedades Linguísticas
Texto para a questão
Conversas iluminadas
Tem coisa mais xarope do que faltar luz? Outro dia estava terminando de escrever um texto e não consegui concluí-lo: o céu enegreceu, trovões começaram a espocar e foi-se a energia da casa. Eram 15 h 10 da tarde. A luz só voltou às 20 h. Fiquei com aquele pedaço de dia sem poder trabalhar. Então bati à porta do quarto da minha filha e percebi que ela também estava à toa, sem conseguir desfrutar da companhia inseparável do seu laptop. Ficamos as duas ali nos queixando do desperdício de tempo, até que nos jogamos em sua cama e começamos a conversar. Que jeito.
Conversamos sobre os sonhos que ela tem para o futuro, e eu contei os que eu tinha na idade dela, e de como a vida me surpreendeu desde lá até aqui. E ela me divertiu com umas ideias absurdas que só podiam mesmo sair de sua cabeça inventiva, e eu ri tanto que ela se contagiou e riu muito também de si mesma. Então ela me falou sobre uma peça de teatro que foi assistir quando eu estive viajando, e ela disse que eu teria adorado, e combinamos de ir juntas na próxima vez que o ator voltar a Porto Alegre.
Aí eu contei o que fiz durante essa viagem que me impediu de estar com ela no teatro, e vimos as fotos juntas. Então foi a vez de ela me apresentar o novo disco da Lady Gaga (pelo celular), e ela me convenceu de que existe muito preconceito com essa cantora que, em sua opinião, é revolucionária, e eu escutei umas sete músicas e não gostei tanto assim, mas reconheci ali um talento que eu estava mesmo desprezando. Então foi a minha vez de tocar pra ela uma música que eu adoro e ela fez uma careta, e concluí que a careta era eu. E rimos de novo, e conversamos mais um tanto, e então fomos para a cozinha comer um resto de salada de fruta que estava a ponto de estragar naquela geladeira sem vida, já que a luz ainda não havia voltado.
Será que não havia voltado mesmo? Engraçado, fazia tempo que não passava uma tarde tão luminosa.
Quando por fim a luz voltou, voltei também eu para o computador, e voltou minha filha para seu Facebook, e só o que se escutava pela casa era o barulho das teclas escrevendo para seres invisíveis – falávamos com quem? Com o universo alheio.
E tive então um insight: tem, sim, coisa mais xarope do que faltar luz. É ficarmos reféns da tecnologia, deixando de conversar com quem está ao nosso lado. Se é preciso que a energia elétrica seja cortada para resgatar a energia humana, que seja, então. Não em hospitais, não em escolas, mas dentro de casa, uma horinha por semana: não haveria de causar um estrago tão grande. Se acontecer de novo, prometo não reclamar para a CEEE*, desde que não demore tanto para voltar a ponto de estragar os alimentos na geladeira e que seja suficiente para me alimentar da clarividência e brilho de um bom papo.
MEDEIROS, Martha. Porto Alegre: Jornal Zero Hora, 15 dez. 2013.
*Companhia Estadual de Energia Elétrica – Rio Grande do Sul
A conclusão da autora, no último parágrafo, foi uma consequência:
- Matemática | 15.2 Reta
Um programador visual deseja modificar uma imagem, aumentando seu comprimento e mantendo sua largura. As figuras 1 e 2 representam, respectivamente, a imagem original e a transformada pela duplicação do comprimento.
Para modelar todas as possibilidades de transformação no comprimento dessa imagem, o programador precisa descobrir os padrões de todas as retas que contêm os segmentos que contornam os olhos, o nariz e a boca e, em seguida, elaborar o programa.
No exemplo anterior, o segmento A1B1 da figura 1, contido na reta r1, transformou-se no segmento A2B2da figura 2, contido na reta r2.
Suponha que, mantendo constante a largura da imagem, seu comprimento seja multiplicado por n, sendo n um número inteiro e positivo, e que, dessa forma, a reta r1 sofra as mesmas transformações. Nessas condições, o segmento AnBn estará contido na reta rn.
A equação algébrica que descreve rn, no plano cartesiano, é:
- Língua Espanhola | 2.10 Verbos
(ULBRA) La crisis de refugiados en Europa ejerce presión sobre Estados Unidos
La trágica fotografía de un niño pequeño ahogado en una playa turca fue suficiente para hacer que el problema del torrente de refugiados que llega a Europa también se convirtiera en un problema para Estados Unidos.
Hasta ahora, la agonía de los cuatro millones de refugiados que han huido de la guerra civil de Siria ha sido un asunto poco atendido en Washington, incluso a pesar de los relatos de que algunas personas se han ahogado en los fatales viajes a través del Mediterráneo.
Sin embargo, la desgarradora fotografía del niño, Aylan Kurdi, de tres años de edad, quien murió junto a su pequeño hermano y madre en un intento por llegar a Grecia, se extendió a través de las portadas de Estados Unidos esta semana e hizo que el éxodo de refugiados pasara a la agenda política.
Además, también centró la atención en el hecho de que Estados Unidos hasta el momento 1sólo ha aceptado refugiados de Siria.
El proceso se ve complicado por un gran procedimiento de investigación de seguridad a fin de asegurar que sólo los refugiados desesperados – y no extremistas de grupos como ISIS – lleguen a suelo estadounidense.
El proceso también es muy pesado porque por lo general se requieren meses antes de que un refugiado seleccionado para reubicación de hecho pise territorio estadounidense.
Al igual que todos los cambios que parecen no tener solución, lo que está siendo considerado como el peor desastre humanitario de Europa desde la Segunda Guerra Mundial, sin duda terminará en el escritorio del presidente Barack Obama, en medio de llamadas a Washington para que se tomen más medidas a fin de reubicar a los refugiados desesperados.
John Kirby, portavoz del Departamento de Estado, le dijo a CNN el viernes que Estados Unidos esperaba que la cifra de refugiados sirios se duplicara para finales de año.
“Espero que Estados Unidos acepte incluso un número mayor más adelante”, dijo Kirby.
Sin embargo, las agencias de ayuda y otras dijeron que no es suficiente, especialmente debido a que el éxodo sirio está siendo exacerbado por el flujo de refugiados de otros conflictos y estados destrozados, entre ellos Iraq, Afganistán, Libia y Somalia.
Oxfam América le ha pedido a Estados Unidos que reciba a refugiados sirios para ser reubicados y que el gobierno estadounidense y otros tomen mayores medidas a fin de resolver la causa subyacente de la crisis: la implacable guerra civil de Siria.
Disponível em: http://cnnespanol.cnn.com/2015/09/06/la-crisis-de-refugiados-en-europa-ejerce-presion-sobre-estados-unidos/#0
Assinale a alternativa cuja opção substitui, sem mudar o sentido, a forma verbal sublinhada do fragmento a seguir.
“Hasta ahora, la agonía de los cuatro millones de refugiados que han huido de la guerra civil de Siria ha sido un asunto poco atendido en Washington, incluso a pesar de los relatos de que algunas personas se han ahogado en los fatales viajes a través del Mediterráneo”.
- Química | 2.8 Radioatividade
A radioatividade de uma substância elementar pode ser medida através de sua meia-vida. Uma amostra de 16 g de césio de massa atômica 137u (Cs-137), após 90 anos, se reduz a 2 g desse radioisótopo.
O período de meia-vida atribuído a esse isótopo é