O freio ABS é um sistema que evita que as rodas de um automóvel sejam bloqueadas durante uma frenagem forte e entrem em derrapagem. Testes demonstram que, a partir de uma dada velocidade, a distância de frenagem será menor se for evitado o bloqueio das rodas.
O ganho na eficiência da frenagem na ausência de bloqueio das rodas resulta do fato de
Questões relacionadas
- Língua Portuguesa | 1.1 Linguagem Verbal e Não-Verbal
Nos quadrinhos, há uma representação de crescente desespero do personagem que estaria com a aranha em sua perna.
A representação desse desespero é construída por meio do emprego de:
- Inglês - Fundamental | 07. Prepositions Of Place (Preposições de Lugar)
Texto base:
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Enunciado:
- a) Look at the little owl and find out what it is doing in each drawing and write the correspondent preposition of movement for each of its movement.
1) __________________ 2) __________________ 3) __________________ 4) __________________
- b) Using the prepositions of movement you indicated in exercise A, write a sentence to say what the little owl was doing.
- 1)_________________________________________________________________________________
- 2)_________________________________________________________________________________
- 3)_________________________________________________________________________________
- 4)_________________________________________________________________________________
- Língua Portuguesa | 1.2 Percepção das Ideias do Texto
Eu amo a rua. Esse sentimento de natureza toda íntima não vos seria revelado por mim se não julgasse, e razões não tivesse para julgar, que este amor assim absoluto e assim exagerado é partilhado por todos vós. Nós somos irmãos, nós nos sentimos parecidos e iguais; nas cidades, nas aldeias, nos povoados, não porque soframos, com a dor e os desprazeres, a lei e a polícia, mas porque nos une, nivela e agremia o amor da rua. É este mesmo o sentimento imperturbável e indissolúvel, o único que, como a própria vida, resiste às idades e às épocas. Tudo se transforma, tudo varia – o amor, o ódio, o egoísmo. Hoje é mais amargo o riso, mais dolorosa a ironia. Os séculos passam, deslizam, levando as coisas fúteis e os acontecimentos notáveis. Só persiste e fica, legado das gerações cada vez maior, o amor da rua.
João do Rio. A alma encantadora das ruas.
(FUVEST 2009 1ª FASE) No texto, observa-se que o narrador se
- Arte - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Materiais:
- Papel sulfite A4
- Papel colorset colorido
Desenvolvimento:
1- Apresentar aos alunos a ideia do Long March Project:
Long March Project (China, 2004), idealizado por Lu Jie, é um projeto fundado em 1999, que visa a levar a arte contemporânea chinesa e do mundo para comunidades camponesas situadas ao longo de um caminho que ficou historicamente conhecido na China por ter sido por onde passou Mao Tse Tung nos anos de 1930, disseminando os ideais comunistas para os chineses. O que o projeto Long March levou para a Bienal de 2006 foi o resultado de uma de suas ações, sob o nome: “Beijing – grande estudo sobre recortes de papel no município de Yanchuan”. Como resultado dessa ação, exposto na Bienal, o que se vê é uma grande parede trazendo uma série de pequenos quadros com uma ficha preenchida, uma foto e um recorte em papel vermelho. Os recortes foram produzidos por vários moradores do município de Yanchuan – sob a orientação e auxílio de artistas e idealizadores do projeto – e representa algo da realidade da pessoa que lhe produziu. A parede torna-se um grande memorial ao mesmo tempo em que enaltece a arte de recortes tradicional na China. Ao chão, no pé desta parede, vêem-se alguns recortes, também em vermelho, produzidos pelos artistas membros do projeto, sendo um pouco mais elaborados e ricos em detalhes que os da parede, compondo assim a estrutura montada. Além desses elementos visuais, há também um vídeo que exibe o registro do processo de chegada no município, o trabalho com as pessoas e as explicações dos membros aos moradores sobre o projeto. (MILAGRES, Alexandre. PSICOSE APROPRIADO Deslocamentos e transformações de uma imagem do cinema pelo vídeo. In.)
Disponível em: http://dspace.lcc.ufmg.br/dspace/bitstream/1843/FAFI 82TGBH/1/disserta__o_de_mestrado_alexandre_milagres.pdf. Acesso em: 20 nov. 2011.
2 – Acredito ser esta uma oportunidade rica de construir com os alunos ideias a respeito de como estamos interagindo com as pessoas na contemporaneidade. Os prós e contras da tecnologia, dos e-mails aos blogs. O modo como o corpo vem se distanciando dos acontecimentos quanto mais nos aproximamos do virtual. Não seria este o motivo de ser tão mais fácil nos relacionarmos virtualmente?
3 – Estas e outras questões podem gerar um excelente debate na sala, pois conhecemos pessoas que estão a km de distância, mas não conversamos com nossos vizinhos e temos medo de quem circula perto de nós.
4 – A proposta desta atividade é possibilitar que os alunos conheçam melhor seus vizinhos.
5 – Pedir aos alunos que entreguem aos seus vizinhos uma folha de papel e um pincel atômico preto e peça a ele que faça um desenho qualquer ocupando toda a folha. Este desenho poderá ser entregue depois num dia agendado por ambos.
5 – Compor com os alunos uma ficha que acompanhará a exposição das imagens com o nome do vizinho e o motivo pelo qual ele escolheu fazer aquele desenho.
6 – Deixe que os alunos estabeleçam livremente quantos vizinhos irão visitar, mas seria interessante que o número mínimo fosse de três pessoas. Esta será uma boa oportunidade para que eles conheçam pessoas que estão por perto.
7 – Fixar cada desenho numa folha de colorset colorido e montar uma exposição na escola.
Referências:
http://fillip.ca/content/the-long-march-project
Obs.: Uma roda de conversa pode ser montada para que os alunos comentem sobre a experiência: curiosidades, descobertas, dificuldades etc.
- Geografia - Fundamental | 5.01 Estados Unidos
Texto base:
Enunciado:
a) Aponte os fatores que contribuíram para que os Estados Unidos se tornassem a maior potência do mundo.
b) Cite uma influência estadunidense observada em nosso dia a dia.