Nos quadrinhos, há uma representação de crescente desespero do personagem que estaria com a aranha em sua perna.
A representação desse desespero é construída por meio do emprego de:
Questões relacionadas
- Arte - Fundamental | 03. Elementos da Linguagem Artística
1 – Dividir a turma em grupos para facilitar o uso dos materiais
2 - Iniciar a atividade perguntando aos alunos se conhecem o círculo cromático.
3 – Anunciar que irão construir um.
4 – Desenhar no quadro o círculo cromático, pedindo aos alunos que transfiram o desenho para o papel.
5 – Enquanto os alunos desenham, distribuir para cada grupo três copinhos com as três cores primárias: azul ciano, amarelo ouro e magenta, além de um pincel para cada um, um copinho de água coletivo, um tecido (flanela) ou papel toalha para enxugar os pincéis e três copinhos vazios para efetuarem as misturas.
6 – Escrever no quadro onde as cores primárias serão colocadas no círculo cromático e deixe que as crianças preencham os espaços correspondentes à estas cores.
7 – Explicar que os espaços intermediários serão preenchidos pelas misturas, entre as duas cores primárias que os delimitam, formando assim as cores secundárias e deixar que eles efetuem as misturas e preencham os espaços respectivos: entre o amarelo e o azul, o verde; entre o amarelo e magenta, o laranja; entre o azul e o magenta, o violeta.
8 – Neste momento, quando estiverem com o círculo completo, demonstrar a eles que as cores quentes e frias encontram-se em lados opostos, de forma sequencial, no círculo cromático:
9 – Agora, é só observar o que acontece com os contrastes. O resultado é que os contrastes de maior intensidade dizem respeito às cores complementares, ou seja, àquelas que se encontram em lados opostos no círculo cromático:
Magenta e verde, amarelo e roxo, laranja e azul são cores complementares entre si e, ao mesmo tempo, definem o máximo de contraste entre duas cores. Elas são complementares porque, para que o verde contenha em sua composição as três cores primárias, só falta o magenta. A mesma regra se aplica às demais.
10- Agora é só associar esta informação, por exemplo, à logomarca do Itaú, às cores da Escola de Samba Mangueira.
11- Colagens interessantes poderão ser feitas usando o princípio do contraste, a partir de cores complementares.
- História | 4.1 Alta Idade Média
Para que o religioso e o trabalhador pudessem ser bem defendidos pelo guerreiro, era necessário que o primeiro orasse a Deus pelo seu sucesso e que o segundo lhe fornecesse os meios materiais. Para que o religioso pudesse dedicar-se a pedir a proteção divina para a sociedade, era necessário que o guerreiro o defendesse que o trabalhador o sustentasse. E para que o trabalhador pudesse realizar sua tarefa produtiva, era necessário que o guerreiro o protegesse dos perigos terrestres e que o religioso o salvasse do desagrado divino.
REZENDE FILHO, C. de B. Guerra e poder na sociedade feudal. Coleção História em movimento. São Paulo: Editora Ática, 1995. VOT2022.
A religiosidade era um elemento muito presente no comportamento social do homem medieval. Diante do que foi exposto pelo texto, percebemos que o homem medieval
- História | 5.2 Renascimento Cultural
(UPE) Analise a imagem a seguir:
O quadro O nascimento de Vênus, de Sandro Botticelli, é uma das grandes realizações da arte renascentista.
Sobre essa obra e seu contexto histórico, assinale a alternativa CORRETA.
- Física | B. Trabalho, Potencial, Energia e Equilíbrio
Em uma manhã ensolarada, uma jovem vai até um parque para acampar e ler. Ela monta sua barraca próxima de seu carro, de uma árvore e de um quiosque de madeira. Durante sua leitura, a jovem não percebe a aproximação de uma tempestade com muitos relâmpagos.
A melhor maneira de essa jovem se proteger dos relâmpagos é
- Biologia | 11.1 Sistema Digestório
(BAHIANA) O sistema digestório humano é formado por um conjunto de órgãos, incluindo algumas glândulas, e é responsável pela digestão dos alimentos e absorção de nutrientes essenciais para o equilíbrio e funcionamento do organismo.
Sobre o funcionamento dos órgãos desse sistema e a digestão, é correto afirmar: