(IFPE) Chamamos uma fração de unitária se o numerador for igual a um e o denominador for um inteiro positivo, por exemplo: . Os antigos egípcios costumavam trabalhar com frações que poderiam ser obtidas como soma de frações unitárias diferentes, por exemplo:
Por esse motivo, esse tipo de fração, que pode ser obtido por soma de frações unitárias distintas, é conhecido por “frações egípcias”. O uso das frações egípcias facilitava as contas e comparações, especialmente num mundo onde não havia calculadoras.
Encontre uma fração, F, equivalente à soma:
Questões relacionadas
- Língua Portuguesa - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Leia o poema a seguir, de Carlos Drummond de Andrade (Itabira, estado das Minas Gerais, 1902 – 1987). Em seguida, responda.
Dezembro
Quem me acode
à cabeça e ao coração
neste fim de ano,
entre alegria e dor?
Que sonho,
que mistério,
que oração?
Amor.
Fonte: http://pensador.uol.com.br/poemas_lindos/7/ – 23/6/2011– adaptado.
O efeito de sentido transmitido pelo termo Amor, observando a figura de estilo na linguagem do poema, engloba
- Geografia | A. Globalização
(ENEM 2018 1º APLICAÇÃO)
Foi-se o tempo em que era possível mostrar um mundo econômico organizado em camadas bem definidas, onde grandes centros urbanos se ligavam, por si próprios, a economias adjacentes “lentas”, com o ritmo muito mais rápido do comércio e das finanças de longo alcance. Hoje tudo ocorre como se essas camadas sobrepostas estivessem mescladas e interpermeadas. Interdependências de curto e longo alcance não podem mais ser separadas umas das outras.
BRENNER, N. A globalização como reterritorialização. Cadernos Metrópole, n. 24, jul-dez. 2010 (adaptado).
A maior complexidade dos espaços urbanos contemporâneos ressaltada no texto explica-se pela - Ciências - Fundamental | 05. Reprodução Assexuada
(UFMT) De modo geral, os animais formam-se por reprodução sexuada, a partir do zigoto. Em alguns casos, um óvulo pode se desenvolver sem fecundação, originando um novo indivíduo. Esse processo é conhecido como
- Língua Portuguesa - Fundamental | 9.01 Texto narrativo
BIDO, O SABIDO
Era uma vez um lindo peixinho. Seu nome era Bido – Bido, o Sabido.
Um dia, todos os peixinhos estavam nadando juntos. Os peixinhos gostam de nadar para o mesmo lado ao mesmo tempo, e nadavam para um lado. Depois nadavam para o outro. Mas que fez Bido, o Sabido? Quando eles vinham para cá, Bido ia para lá. Quando iam para lá, Bido vinha para cá. Então todos os peixinhos ficaram atrapalhados!
Depois os peixinhos começaram a nadar juntos, de novo. Para um lado. Para o outro. E veio Bido, o Sabido de novo. Que foi que ele fez? Virou de cabeça para baixo e fez uma careta engraçada. Todos os peixinhos começaram a rir. Bluuu – bluuu – bluuu – soltando bolhas de riso. E todos se atrapalharam de novo!
Um dia, Bido viu peixinhos chorando por causa do Velho Caranguejo. Os peixinhos tinham medo do Velho Caranguejo Mau. Mas Bido, não! Bido nadou por cima do Velho Caranguejo Mau, que estava jantando. Pegou a comida do caranguejo e deu um puxão, mas o Velho Caranguejo Mau não largou a comida. Bido puxou, puxou mais e fez o caranguejo rodar, rodar. O Velho Caranguejo ficou tonto e largou a comida. Estava tão tonto que foi rodando, rodando para longe.
- Viva Bido, o Sabido! – gritaram os peixinhos – o Velho Caranguejo Mau foi embora!
Um dia, Bido viu uma coisa pendurada num anzol. O anzol estava numa linha. Lá fora, um pescador segurava a linha. Oba! Era gostoso o que estava naquele anzol. Bido subiu para ver.
- Bido! – gritaram os peixinhos – não chegue perto do anzol!
Mas Bido era sabido. Conhecia um truque de tirar a isca do anzol. E tirou! Depois pendurou uma bota velha no anzol do pescador. O anzol subiu com o presente e os peixinhos riram. Mas o pescador não riu, não. Foi embora zangado.
(...)
(Fonte: LEONARDOS, Stella. Bido, o sabido. São Paulo, Editora Tecnoprint, 1970. – adaptação)
Bido era um peixe sabido. Há crianças que são sabidas também. O que uma criança precisa ser ou fazer para ser considerada sabida?
Escreva um parágrafo descrevendo uma criança sabida. Você pode escrever sobre alguém que conhece ou inventar uma personagem.
- Física | 1.1 Ferramentas Básicas
(BAHIANA) O derramamento de dez mil litros de óleo, em uma bacia hidrográfica, provocou um desastre ambiental que comprometeu a fauna e a flora da região.
Se o óleo que se espalhou na superfície da água atingiu uma área de 150 000 m², então a ordem de grandeza da espessura da camada de óleo, estimada em milímetros, foi da ordem de