A arte inca destacou-se pela qualidade dos objetos esculpidos em ouro e prata, assim como a confecção de _____________________ como nas imagens abaixo.
Questões relacionadas
- Arte - Fundamental | 04.3. Arte em formas
Observe a escultura de Amilcar de Castro.
É possível perceber formas geométricas nessa escultura? Quais?
Desenhe, no quadro abaixo, algumas formas geométricas que você conhece.
- História | 1.5 Ciclo do Açúcar e Sociedade Colonial
A África Ocidental é conhecida pela dinâmica das suas mulheres comerciantes, caracterizadas pela perícia, autonomia e mobilidade. A sua presença, que fora atestada por viajantes e por missionários portugueses que visitaram a costa a partir do século XV, consta também na ampla documentação sobre a região. A literatura é rica em referências às grandes mulheres como as vendedoras ambulantes, cujo jeito para o negócio, bem como a autonomia e mobilidade, é tão típico da região.
HAVIK, P. Dinâmicas e assimetrias afro-atlânticas: a agência feminina e representações em mudança na Guiné (séculos XIX e XX).
In: PANTOJA. S. (Org.). Identidades, memórias e histórias em terras africanas. Brasília: LGE; Luanda: Nzila, 2006.
A abordagem realizada pelo autor sobre a vida social da África Ocidental pode ser relacionada a uma característica marcante das cidades no Brasil escravista nos séculos XVIII e XIX, que se observa pela
- Arte - Fundamental | 12. Arte Moderna
MATERIAIS
- Aparelhagem completa para reprodução de imagens ( You tube)
- Cartolina branca (dividida ao meio)
- Lápis de cor
- Giz de cera
- Canetinha
- Lápis HB
PROCEDIMENTOS
- O professor vai iniciar a aula estabelecendo um diálogo com a turma sobre Tarsila do
Amaral, fazendo os seguintes questionamentos:
- - Vocês já viram essa foto, sabem o nome dessa mulher?
- - Vocês já ouviram falar sobre Tarsila do Amaral?
- - Sabem o que ela fazia?
- - Sabiam que quando ela era criança gostava de desenhar?
- - O que será que ela desenhava?
- Em seguida, o professor vai exibir um vídeo sobre Tarsila do Amaral.
Sugestão: http://br.youtube.com/watch?v=Hgwy1v7T8RI
https://www.youtube.com/watch?v=tNc7d4LIdyk
- Após o vídeo o professor promove um momento para as crianças comentarem o que
acharam de mais interessante no vídeo. O Professor deverá registrar alguns comentários
das crianças no quadro. (servirá de orientação para as crianças quando estiverem fazendo a
atividade).
- O professor vai orientar as crianças para fazerem um desenho, escolhendo um dos
momentos da infância de Tarsila do Amaral. Ex: Vida na Fazenda; Brincadeiras(correr atrás de
galinhas, subir em árvores, brincar com bonecas, etc);desenhos( flores, frutos, animais, etc).
- Para fazer esta atividade, o professor vai distribuir vários materiais para as crianças.
- Incentive as crianças a trabalhar utilizando materiais diferentes( misturar o lápis de cor com o giz de
cera), etc. Peça para usarem várias cores, como Tarsila fazia.
- O professor vai deixar as crianças criarem a vontade, soltando toda a sua imaginação.
- Vai ser uma atividade muito legal !
Fonte:
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=15600
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=4610
TARSILA DO AMARAL – TRAÇOS DE UM BRASIL BEM BRASILEIRO
- Língua Portuguesa - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
O DIÁRIO DE VERÔNICA
MEU ANIVERSÁRIO
Bonifácio, meu cachorro, entra todo alegre no meu quarto, pula em cima de minha cama e começa a lamber a ponta de meu nariz. Traz no pescoço uma fita azul, onde mamãe escreveu: “Feliz Aniversário”.
Depois, papai vem me beijar, antes de ir para o escritório. Ele me dá um estojo maravilhoso de aquarelas. Senta na beira de minha cama e diz:
- Verônica. Você vai prometer, agora, acabar todos os seus desenhos. Você faz coisas bonitas, mas tem um grande defeito: não acaba o que começa!
Papai tem razão.
Mamãe me deu um caderno grande, de desenho, um lápis e uma borracha vermelha.
Mamãe pôs o vestido dos dias de festa e disse:
- Tia Augusta e tio Júlio vêm almoçar, com Odilo, com seus primos gêmeos e com sua amiguinha Arlete.
Bato palmas de alegria e pergunto:
- Será que vão trazer presentes?
- Não faça mais estas perguntas, Verônica! Você já é uma menina crescida.
- Mas que é aniversário, mamãe?
- É o dia do ano em que você veio ao mundo.
- E antes? Onde é que eu estava antes de nascer?
- No meu coração. Sempre sonhei ter uma filhinha como você. Você era o meu sonho!
Que engraçado: antes de nascer eu já era um sonho de mamãe. Agora sei: basta sonhar uma coisa para ela acontecer!
(...)
Arlete foi a primeira a chegar, com um bonito livro de figuras para meu aniversário. (...)
Meus primos João e Pipo são gêmeos. Nasceram no mesmo dia e se parecem tanto que a gente confunde um com o outro. Eles me deram uma caixa cheia de bombons. Sou louca por bombons, mas estou proibida de comer chocolate. Agradeci e, depois, mamãe escondeu a caixa. Faço o possível para ser boazinha para com meus primos, mas em todo aniversário meu eles só trazem chocolate. Já expliquei que o médico me proibiu de comer chocolate. Os gêmeos ouvem com atenção e concordam com a cabeça, juntos. Acho que desta vez compreenderam. (...)
A família do Odilo chegou fazendo um enorme barulhão. Odilo adora implicar comigo. Tio Júlio é enjoado como a chuva, mas mamãe diz que tenho que ser boa com ele: está doente. Tia Augusta não é má, mas o narigão dela me encabula. (...) Tio Júlio me deu um presente: tirou da carteira uma nota para eu botar no meu porquinho. Eu agradeci, mas fiquei desapontada, pois eu esperava ganhar um estojo vermelho para os lápis. Enfim...
Pronto! Todos já chegaram e vamos para a mesa. Nós, garotos, não podemos fazer barulho: tio Júlio detesta. Meu primo Odilo me belisca para eu rir, e os gêmeos discutem futebol, em voz baixa. Depois vem o bolo com velinhas que apago de uma vez só!
Após o almoço, fomos brincar de piratas, no sótão. É formidável! No meio da brincadeira, briguei com meu primo Odilo, que não sabe perder, e mandaram a gente descer “porque não somos capazes de brincar sem brigar”.
(...)
(Fonte: FRERE, Maud. O diário de Verônica – meu aniversário. Lisboa, Livraria Bertrand, 1965. adaptação)
a) Ao dar o presente de aniversário a Verônica, seu pai lhe diz que ela tem um defeito. Que defeito é esse?
b) Você concorda que essa característica de Verônica é um defeito? Explique sua opinião.
- Ciências - Fundamental | 04.4. O que os animais comem?
Os animais possuem diferentes tipos de alimentação, desde aqueles que se alimentam de plantas até aqueles que se alimentam de outros animais. Os herbívoros se alimentam principalmente de plantas, enquanto os carnívoros se alimentam de outros animais. Já os frugívoros se alimentam principalmente de frutos e sementes. A compreensão desses diferentes tipos de alimentação é fundamental para entender as relações ecológicas entre os seres vivos e como a escolha do alimento está relacionada com a morfologia, fisiologia e comportamento dos animais.
Os animais carnívoros são aqueles que se alimentam principalmente de outros animais, como insetos, peixes, aves e mamíferos. Dê três exemplos de animais carnívoros.