O processo de formação dos solos é relativamente lento e gradual, de forma que os elementos e as condições naturais envolvidas são fundamentais para a determinação dos tipos e características desse recurso natural.
Sobre a formação dos solos, também conhecida como pedogênese, é correto afirmar
Questões relacionadas
- Arte - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
As imagens a seguir retratam uma festa popular brasileira. Observe.
Qual festa popular é retratada nas imagens? Pode-se considerar essa festa uma forma de arte?
- Língua Portuguesa | 1.2 Percepção das Ideias do Texto
Gerente – Boa tarde. Em que eu posso ajudá-lo?
Cliente – Estou interessado em financiamento para compra de veículo.
Gerente – Nós dispomos de várias modalidades de crédito. O senhor é nosso cliente?
Cliente – Sou Júlio César Fontoura, também sou funcionário do banco.
Gerente – Julinho, é você, cara? Aqui é a Helena! Cê tá em Brasília? Pensei que você inda tivesse na agência de Uberlândia! Passa aqui pra gente conversar com calma.
BORTONI-RICARDO, S. M. Educação em língua materna. São Paulo: Parábola, 2004 (adaptado).
Na representação escrita da conversa telefônica entre a gerente do banco e o cliente, observa-se que a maneira de falar da gerente foi alterada de repente devido:
- Matemática - Fundamental | 6.1 Porcentagem
Ana comprou uma televisão que custa R$ 600,00. Como pagou à vista, teve um desconto de 20%. O preço que Ana pagou por essa televisão foi
- Matemática - Fundamental | 07. Sólidos geométricos
Afonso produziu um sólido geométrico usando arames. O objeto tinha esta forma:
A) Qual é o nome do sólido representado na figura?
B) Quantas faces possui esse sólido?
C) Qual é a forma das faces desse sólido?
D) Qual é o número de arestas desse sólido?
E) Identifique todos os vértices do sólido com um círculo.
- Arte - Fundamental | 02. Arte e Identidade
Arte Plumária do Brasil
Materiais
- Computadores para pesquisa e para apresentação
Atividade
- Divida a turma em grupos de 3 a 4 alunos;
- Tendo como base o catálogo da 17.ª Bienal de Arte de São Paulo – Arte Plumária do Brasil, disponível em: <http://www.bienal.org.br/publicacao.php?i=2127> (Acesso em: 07 mar. 2017), mostre para os alunos a página 56. Nesta página, há um mapeamento das tribos cujas obras estiveram presentes na mostra. Peça, então, que cada grupo escolha uma para pesquisa.
- A partir dessa divisão, o grupo deve apresentar uma pesquisa para a turma contemplando os seguintes aspectos:
- a) Imagens da arte plumária dessas tribos dentro ou fora da mostra;
- b) Localização e história da tribo;
- c) Outras produções culturais da tribo pesquisada.
Para complementar a pesquisa, também sugerimos este link, que mapeia as tribos de todo o país: <https://pib.socioambiental.org/pt>. Acesso em: 07 mar. 2017.