(ENEM 2012 2ª APLICAÇÃO)
O mapa representa um problema ambiental que tem se agravado no bioma brasileiro da Caatinga. As causas desse problema estão associadas ao
Questões relacionadas
- Química | 2.6 Eletroquímica
(UNIT)
A corrosão é uma deteriorização de metais provocada por processos eletroquímicos. O ferro enferruja porque, entre um ponto e outro de um objeto do metal, se estabelece uma pilha, em razão da presença de pequenas quantidades de impurezas e de outros metais. A ferrugem que resulta da corrosão é uma mistura complexa de óxidos hidratados de ferro II e de ferro III. No mundo, calcula-se que mais de 20% do ferro produzido é utilizado para repor o que foi transformado em ferrugem pela corrosão.
Uma análise dessas informações e com base nos dados da tabela, é correto afirmar:
- Biologia | 02. Origem da Vida
(FITS) A teoria endossimbiótica foi proposta, pela primeira vez, na década de 60. Durante muitos anos, essa teoria foi alvo de duras críticas. No entanto, com o levantamento de diversas evidências começou a se popularizar, tornando-se amplamente aceita pela comunidade científica.
A partir das informações apresentadas pela teoria endossimbiótica, é correto afirmar:
- História - Fundamental | 02. A vida familiar
Em muitas sociedades indígenas brasileiras, trabalhar é aprender a fazer junto, é momento de trocar experiências.
Leia o texto “O nosso jeito de ensinar é assim” e responda às questões.
O nosso jeito de ensinar é assim
O nosso jeito de ensinar é assim
É o pessoal todo da aldeia
Que vai ensinando para as crianças.
O vovô faz para o neto flecha pequena
Faz arco pequeno.
O vovô faz para a neta pilão pequeno.
A vovó faz para a neta panela pequena.
Nosso jeito de ensinar é assim:
Gente grande trabalha.
Gente pequena espia e aprende.
É assim que a gente ensina:
Ensina o menino a matar peixinho.
Ensina a menina socar pilão.
Ensina o menino a flechar passarinho.
Ensina a menina a fiar algodão.
PAULA, Eunice Dias de; PAULA, Luiz Gouvea de; AMARANTE, Elizabeth Amarante. História dos povos indígenas: 500 anos de luta no: Petrópolis: Vozes, 2001. p. 25.
a) Segundo o texto, o que gente grande faz?
b) O que a criança faz?
c) Escreva uma diferença entre o jeito de ensinar na sociedade indígena e na sociedade em que você vive.
- Ciências - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
34. Texto base: Leia o texto a seguir. A chuva A chuva derrubou as pontes. A chuva transbordou os rios. A chuva molhou os transeuntes. A chuva encharcou as praças. A chuva enferrujou as máquinas. A chuva enfureceu as marés. A chuva e seu cheiro de terra. A chuva com sua cabeleira. A chuva esburacou as pedras. A chuva alagou a favela. A chuva de canivetes. A chuva enxugou a sede. A chuva anoiteceu de tarde. A chuva e seu brilho prateado. A chuva destroçou os guarda-chuvas. A chuva durou muitos dias. A chuva apagou o incêndio. A chuva caiu. A chuva derramou-se. A chuva murmurou meu nome. A chuva ligou o para-brisa. A chuva acendeu os faróis. A chuva tocou a sirene. A chuva com a sua crina. A chuva encheu a piscina. A chuva com as gotas grossas. A chuva de pingos pretos. A chuva açoitando as plantas. A chuva senhora da lama. A chuva sem pena. A chuva apenas. A chuva empenou os móveis. A chuva amarelou os livros. A chuva corroeu as cercas. A chuva e seu baque seco. A chuva e seu ruído de vidro. A chuva inchou o brejo. A chuva pingou pelo teto. A chuva multiplicando insetos. A chuva sobre varais. A chuva derrubando raios. A chuva acabou a luz.. A chuva regou o gramado. A chuva arrepiou os poros. A chuva fez muitas poças. A chuva secou ao sol. Disponível em:< http://revistaescola.abril.com.br/fundamental-1/chuva-634288.shtml >l.Acesso em: 19 out.2014.
Enunciado:
A poesia concreta de Arnaldo Antunes apresenta a realidade dos efeitos das causas e das consequências das chuvas no dia a dia da nossa cidade, estado, país, continente... planeta.
- a) Extraia do texto um benefício da chuva.
- b) Justifique a sua importância.
- Língua Portuguesa | 1.4 Função do Texto, Função Social e Objeto Comunicativo
PENETT. Disponível em: www.gazetadopovo.com.br. Acesso em: 10 dez. 2017.
No cartum, o confronto entre primatas produz um efeito de humor que se vincula à função social de